A Tatra Trucks voltou a chamar a atenção na Bauma 2025, realizada em Munique, Alemanha, ao apresentar dois modelos inéditos da nova geração do Tatra Phoenix 8×8, com atualizações importantes em design, tecnologia e performance. Em um estande vibrante, dominado pelo azul metálico das carrocerias VS-Mont, os novos caminhões reforçam o posicionamento da marca tcheca como referência global em veículos off-road de alto desempenho – e acendem um alerta positivo para o mercado latino-americano, onde a Tatra já atua por meio da Tatrabras.
Os modelos apresentados dividem a mesma base consagrada do chassi tubular central da Tatra e a tração integral 8×8, mas se diferenciam em aplicações e equipamentos. Um deles traz caçamba basculante traseira de 20 m³, enquanto o outro aposta numa configuração trilateral de 14,6 m³, ideal para operações mais versáteis.
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Ambos são equipados com o robusto motor Paccar MX-13, entregando até 530 cv, e transmissões automáticas e automatizadas da Allison e ZF, respectivamente, com retarders integrados e caixa de redução Tatra – uma combinação que garante desempenho em terrenos severos e segurança em declives acentuados.
O acabamento da cabine, inspirada na linha DAF XDC, surpreende: ar-condicionado digital, infoentretenimento, iluminação em LED, geladeira, sistema de câmeras Digital Vision no lugar dos retrovisores e até teto solar elétrico reforçam o caráter premium dos novos Phoenix.
O Brasil está pronto para um Tatra de nova geração?
Com presença crescente no setor fora de estrada brasileiro, especialmente em mineração, defesa e construção pesada, a Tatrabras já realiza a montagem de modelos Tatra em solo nacional. A chegada dessa nova geração poderia representar um salto estratégico para a marca no país, especialmente em um momento de transição tecnológica e busca por soluções mais eficientes em transporte de alto volume e tração integral.

Além disso, os modelos Phoenix exibidos na Bauma possuem características que dialogam diretamente com as necessidades do mercado brasileiro: alta capacidade de carga (até 50 toneladas de PBTC), suspensão independente nos quatro eixos, excelente vão livre do solo e tração permanente — tudo isso com maior conforto, tecnologia embarcada e eficiência operacional.
A montagem local não só seria viável do ponto de vista técnico, como poderia reduzir custos de importação e tornar o produto mais competitivo frente a players tradicionais do segmento off-road. Resta saber se a Tatrabras aposta nessa atualização como um passo definitivo para consolidar sua operação no Brasil — algo que, convenhamos, faria todo sentido diante da maturidade que o mercado nacional vem adquirindo para veículos especializados de alto desempenho.