sexta-feira, maio 16, 2025

Tatra Phoenix na Bauma 2025: tecnologia de ponta e potencial para o mercado brasileiro

A Tatra Trucks voltou a chamar a atenção na Bauma 2025, realizada em Munique, Alemanha, ao apresentar dois modelos inéditos da nova geração do Tatra Phoenix 8×8, com atualizações importantes em design, tecnologia e performance. Em um estande vibrante, dominado pelo azul metálico das carrocerias VS-Mont, os novos caminhões reforçam o posicionamento da marca tcheca como referência global em veículos off-road de alto desempenho – e acendem um alerta positivo para o mercado latino-americano, onde a Tatra já atua por meio da Tatrabras.

Os modelos apresentados dividem a mesma base consagrada do chassi tubular central da Tatra e a tração integral 8×8, mas se diferenciam em aplicações e equipamentos. Um deles traz caçamba basculante traseira de 20 m³, enquanto o outro aposta numa configuração trilateral de 14,6 m³, ideal para operações mais versáteis.

Leia também:

Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series

Matriz Global de Transportes de Carga: o que os números realmente mostram?

Diário da Frota News no Campo de Provas da Mercedes-Benz 

Ambos são equipados com o robusto motor Paccar MX-13, entregando até 530 cv, e transmissões automáticas e automatizadas da Allison e ZF, respectivamente, com retarders integrados e caixa de redução Tatra – uma combinação que garante desempenho em terrenos severos e segurança em declives acentuados.

O acabamento da cabine, inspirada na linha DAF XDC, surpreende: ar-condicionado digital, infoentretenimento, iluminação em LED, geladeira, sistema de câmeras Digital Vision no lugar dos retrovisores e até teto solar elétrico reforçam o caráter premium dos novos Phoenix.

O Brasil está pronto para um Tatra de nova geração?

Com presença crescente no setor fora de estrada brasileiro, especialmente em mineração, defesa e construção pesada, a Tatrabras já realiza a montagem de modelos Tatra em solo nacional. A chegada dessa nova geração poderia representar um salto estratégico para a marca no país, especialmente em um momento de transição tecnológica e busca por soluções mais eficientes em transporte de alto volume e tração integral.

Tatra Phoenix
O Tatra Phoenix com caçambas de 14,6 m3 e 20 m3

Além disso, os modelos Phoenix exibidos na Bauma possuem características que dialogam diretamente com as necessidades do mercado brasileiro: alta capacidade de carga (até 50 toneladas de PBTC), suspensão independente nos quatro eixos, excelente vão livre do solo e tração permanente — tudo isso com maior conforto, tecnologia embarcada e eficiência operacional.

Assista o Canal FrotaCast:

A montagem local não só seria viável do ponto de vista técnico, como poderia reduzir custos de importação e tornar o produto mais competitivo frente a players tradicionais do segmento off-road. Resta saber se a Tatrabras aposta nessa atualização como um passo definitivo para consolidar sua operação no Brasil — algo que, convenhamos, faria todo sentido diante da maturidade que o mercado nacional vem adquirindo para veículos especializados de alto desempenho.

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui