sexta-feira, maio 16, 2025

Matriz Global de Transportes de Carga: o que os números realmente mostram?

Um gráfico que circula nas redes sociais entre profissionais da logística e mobilidade apresenta uma visão comparativa da Matriz Global de Transportes de Cargas em quatro grandes economias: Brasil, Estados Unidos, União Europeia e China. Com base em fontes respeitadas como o ILOS, o US National Transportation Research Center, a Eurostat e o Bureau Nacional de Estatísticas da China, o material sugere um panorama em que o Brasil é rodoviário, a Europa e a China são aquaviárias, e os EUA seriam dominados por dutos e ferrovias.

Mas será que os dados apresentados estão mesmo corretos?

A Frota News fez uma checagem criteriosa e cruzou os números com dados oficiais mais recentes disponíveis até 2023. O resultado? Algumas surpresas e correções importantes.

matriz de transporte
Gráfico que circula nas redes sociais com alguns dados incorretos

Brasil: rodovias seguem dominando

Segundo o gráfico, o Brasil utiliza o transporte rodoviário para 62% de suas cargas. Essa informação é corroborada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), que aponta que as estradas respondem por cerca de 61% da matriz nacional, com destaque para cargas de curto e médio alcance. O modal ferroviário aparece em segundo lugar, seguido pelo aquaviário. Aqui, o gráfico acerta por aproximação.

✓ Informação condizente com a realidade.

Estados Unidos: superestimação de ferrovias e dutos

A imagem mostra os EUA com 49% das cargas escoadas por dutos e 21% por ferrovias. A realidade, no entanto, é mais complexa. Segundo o Bureau of Transportation Statistics, em 2022, o transporte rodoviário movimentava 64% da carga (em peso), enquanto dutos respondiam por cerca de 20% e ferrovias por 8%.

Os números do gráfico estão superestimados para ferrovias e oleodutos, e subestimam a força do transporte por caminhões no país mais rodoviário entre as economias desenvolvidas.

✗ Dados imprecisos. Correção necessária.

Leia também:

Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series

Economia de 7x na manutenção: o caminhão elétrico que conquistou a JBS

Diário da Frota News no Campo de Provas da Mercedes-Benz 

União Europeia: domínio aquaviário confirmado

O gráfico acerta ao apontar que o transporte aquaviário domina na União Europeia, com 70% de participação. De acordo com dados da Eurostat, o modal marítimo realmente é o mais utilizado, representando 67,4% do volume transportado em 2023. A seguir vem o rodoviário, com 25,3%, e o ferroviário, com pouco mais de 5%.

✓ Informação fiel à realidade.

China: rodovias são protagonistas, não os rios

A maior divergência encontrada está nos dados da China. O gráfico atribui ao transporte aquaviário 52% da matriz chinesa, o que contradiz os dados oficiais do National Bureau of Statistics of China. Segundo o órgão, em 2023, mais de 72% das cargas foram transportadas por rodovias, com apenas 16,8% por vias navegáveis e 9% por ferrovias.

Portanto, o gráfico inverte a hierarquia dos modais e transmite uma ideia equivocada sobre a estrutura logística chinesa, que hoje depende fortemente da malha rodoviária para atender seu território continental.

✗ Informação incorreta. Rodovias lideram na China.

Assista o Canal FrotaCast:

O que isso tudo revela?

Em um mundo onde decisões de investimento e planejamento logístico são cada vez mais orientadas por dados, a precisão estatística é fundamental. Informações imprecisas, mesmo que visualmente atraentes, podem levar a diagnósticos errados e estratégias mal direcionadas.

A checagem mostra que, embora o gráfico apresentado tenha se baseado em fontes confiáveis, há inconsistências importantes, especialmente nos dados dos EUA e da China. O cruzamento com bases atualizadas e oficiais é imprescindível para garantir que a análise da matriz de transportes — peça-chave para a economia — esteja ancorada na realidade.

Fontes consultadas sobre a Matriz Global de Transportes:

  • Confederação Nacional do Transporte (CNT)
  • Bureau of Transportation Statistics (EUA)
  • Eurostat (União Europeia)
  • National Bureau of Statistics of China
  • Relatórios do ILOS e TRIPNet

Se quiser, posso montar uma versão editável ou diagramada da reportagem. Deseja isso?

 

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui