sexta-feira, junho 20, 2025

Scania comprova superioridade do motor V8 em aplicações com bitrenzão

Estudo baseado em dados reais aponta que o motor Scania V8 é mais eficiente no transporte de 70 toneladas do que dois veículos separados com 40 toneladas cada 

A Scania Ibérica apresentou os resultados de um estudo inédito que comprova, com base em dados operacionais reais, a eficiência do motor Scania V8 em aplicações de transporte com conjuntos com dois semirreboques e 9 eixos. A pesquisa comparou o desempenho da mesma motorização em dois cenários distintos: um caminhão com carga de 40 toneladas e um bitrenzão com carga total de 70 toneladas. 

O trajeto escolhido para o estudo foi a rota Madrid-Barcelona, pela autoestrada A-2, uma das mais movimentadas e exigentes da Península Ibérica para o transporte de mercadorias. Ao longo dos 625 quilômetros do percurso, os veículos enfrentaram trechos desafiadores como o Puerto de Somosierra, a subida entre Medinaceli e Alcolea del Pinar e o segmento entre Fraga e Lérida — condições ideais para testar a resistência e o desempenho dos motores em plena carga. 

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Os resultados foram positivos. O caminhão com 40 toneladas apresentou um consumo médio de combustível de 3,48 km/l e um consumo de AdBlue (equivalente ao nosso Arla) de 28,6 km/l. Já a composição com 70 toneladas consumiu, em média, 2,29 km/l de diesel e 18,8 km/l de AdBlue. 

Ao analisar os números, a Scania Ibérica concluiu que operar um único bitrem de 70 toneladas, em vez de dois veículos de 40 toneladas, representa uma economia de 24,57% em combustível e de 24,12% no consumo de AdBlue. 

V8
Infográfico: Scania Ibérica

“Os resultados deste estudo não deixam dúvidas: o motor V8 da Scania é a opção mais eficiente e robusta para o transporte de cargas pesadas”, afirma Roberto San Felipe, diretor comercial de Caminhões, Pré-venda e Logística da Scania Ibérica. “Sua capacidade para manter a marcha mais eficiente por mais tempo, aliada à potência e ao elevado binário, torna o V8 ideal para aplicações com duo e mega trailers.” 

Potência, eficiência e sustentabilidade 

Com até 770 cavalos de potência e torque máximo de 3.700 Nm, o motor V8 da Scania é referência em desempenho. A tecnologia embarcada inclui a transmissão automatizada Scania Opticruise e um novo grupo cônico traseiro, especialmente adaptado para otimizar a velocidade de cruzeiro em marcha direta — solução que contribui significativamente para a redução dos custos operacionais e de manutenção. 

Além da economia direta, a Scania reforça que a escolha pelo V8 em aplicações de alto volume colabora com metas de sustentabilidade. Ao reduzir o número de veículos em circulação para realizar o mesmo transporte, diminuem-se também as emissões de CO₂ e o uso de recursos como combustível e AdBlue. 

“Trata-se de uma abordagem que combina eficiência, desempenho e responsabilidade ambiental. Estamos comprometidos em desenvolver soluções que viabilizem um transporte mais sustentável sem renunciar à produtividade e da rentabilidade dos nossos clientes”, conclui San Felipe. 

Ficha Técnica – Motor Scania V8 770 

V8
Motor V8 de 770 cv
  • Modelo: DC16 123 
  • Tipo: Diesel, 8 cilindros em V, 4 tempos 
  • Potência máxima: 770 cv (566 kW) @ 1.800 rpm 
  • Torque máximo: 3.700 Nm @ 1.000–1.450 rpm 
  • Cilindrada total: 16,4 litros 
  • Diâmetro x curso: 130 mm x 154 mm 
  • Sistema de injeção: XPI (injeção de alta pressão por acumulador) 
  • Turboalimentação: Turbo de geometria fixa com válvula wastegate 
  • Sistema de pós-tratamento: SCR (Redução Catalítica Seletiva) com AdBlue + filtro de partículas 
  • Norma de emissões: Euro 6 (etapas D/E dependendo da configuração) 
  • Peso do motor: Aproximadamente 1.200 kg 
  • Transmissão associada: Scania Opticruise G33CM automatizada de 12+2 marchas 
  • Grupo cônico traseiro: Adaptado para marcha direta em cruzeiro 
  • Aplicações indicadas: Transporte rodoviário pesado, duo trailer, mega trailer, longas distâncias 

 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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