Estudo baseado em dados reais aponta que o motor Scania V8 é mais eficiente no transporte de 70 toneladas do que dois veículos separados com 40 toneladas cada
A Scania Ibérica apresentou os resultados de um estudo inédito que comprova, com base em dados operacionais reais, a eficiência do motor Scania V8 em aplicações de transporte com conjuntos com dois semirreboques e 9 eixos. A pesquisa comparou o desempenho da mesma motorização em dois cenários distintos: um caminhão com carga de 40 toneladas e um bitrenzão com carga total de 70 toneladas.
O trajeto escolhido para o estudo foi a rota Madrid-Barcelona, pela autoestrada A-2, uma das mais movimentadas e exigentes da Península Ibérica para o transporte de mercadorias. Ao longo dos 625 quilômetros do percurso, os veículos enfrentaram trechos desafiadores como o Puerto de Somosierra, a subida entre Medinaceli e Alcolea del Pinar e o segmento entre Fraga e Lérida — condições ideais para testar a resistência e o desempenho dos motores em plena carga.
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Os resultados foram positivos. O caminhão com 40 toneladas apresentou um consumo médio de combustível de 3,48 km/l e um consumo de AdBlue (equivalente ao nosso Arla) de 28,6 km/l. Já a composição com 70 toneladas consumiu, em média, 2,29 km/l de diesel e 18,8 km/l de AdBlue.
Ao analisar os números, a Scania Ibérica concluiu que operar um único bitrem de 70 toneladas, em vez de dois veículos de 40 toneladas, representa uma economia de 24,57% em combustível e de 24,12% no consumo de AdBlue.

“Os resultados deste estudo não deixam dúvidas: o motor V8 da Scania é a opção mais eficiente e robusta para o transporte de cargas pesadas”, afirma Roberto San Felipe, diretor comercial de Caminhões, Pré-venda e Logística da Scania Ibérica. “Sua capacidade para manter a marcha mais eficiente por mais tempo, aliada à potência e ao elevado binário, torna o V8 ideal para aplicações com duo e mega trailers.”
Potência, eficiência e sustentabilidade
Com até 770 cavalos de potência e torque máximo de 3.700 Nm, o motor V8 da Scania é referência em desempenho. A tecnologia embarcada inclui a transmissão automatizada Scania Opticruise e um novo grupo cônico traseiro, especialmente adaptado para otimizar a velocidade de cruzeiro em marcha direta — solução que contribui significativamente para a redução dos custos operacionais e de manutenção.
Além da economia direta, a Scania reforça que a escolha pelo V8 em aplicações de alto volume colabora com metas de sustentabilidade. Ao reduzir o número de veículos em circulação para realizar o mesmo transporte, diminuem-se também as emissões de CO₂ e o uso de recursos como combustível e AdBlue.
“Trata-se de uma abordagem que combina eficiência, desempenho e responsabilidade ambiental. Estamos comprometidos em desenvolver soluções que viabilizem um transporte mais sustentável sem renunciar à produtividade e da rentabilidade dos nossos clientes”, conclui San Felipe.
Ficha Técnica – Motor Scania V8 770

- Modelo: DC16 123
- Tipo: Diesel, 8 cilindros em V, 4 tempos
- Potência máxima: 770 cv (566 kW) @ 1.800 rpm
- Torque máximo: 3.700 Nm @ 1.000–1.450 rpm
- Cilindrada total: 16,4 litros
- Diâmetro x curso: 130 mm x 154 mm
- Sistema de injeção: XPI (injeção de alta pressão por acumulador)
- Turboalimentação: Turbo de geometria fixa com válvula wastegate
- Sistema de pós-tratamento: SCR (Redução Catalítica Seletiva) com AdBlue + filtro de partículas
- Norma de emissões: Euro 6 (etapas D/E dependendo da configuração)
- Peso do motor: Aproximadamente 1.200 kg
- Transmissão associada: Scania Opticruise G33CM automatizada de 12+2 marchas
- Grupo cônico traseiro: Adaptado para marcha direta em cruzeiro
- Aplicações indicadas: Transporte rodoviário pesado, duo trailer, mega trailer, longas distâncias