É óbvio que caminhão é uma ferramenta de trabalho. No entanto, há apaixonados que compram por diferentes motivos, como o Neguinho da Beija-Flor, renomado sambista, intérprete musical e compositor brasileiro. Como Neguinho da Beija-Flor, há pessoas que compram caminhões para construir motorhome, para usar como “automóvel de passeio” e há colecionadores, como é o caso Rodojunior Transportes e Logística, com sede Rio Verde (GO).
O Scania S 770 V8 foi lançado durante a Fenatran 2022, e a primeira unidade no Brasil foi comprada pela Zaqueu Transportes, empresa de Mato Grosso que atua no transporte de grãos, é uma das principais clientes da Scania no Brasil. Mais um modelo estará à venda, no entanto da Scania na Fenatran deste ano.
Assine na Newsletter Frota News gratuitamente
A coleção da Rodojunior
Com pintura inspirada na série Frost Edition, o Scania S 770 V8 foi comprado pela Rodojunior para ampliar a sua coleção.
Agora, a Rodojunior possui 11 caminhões das marcas Scania e Volvo em sua coleção. Como apaixonado por caminhão e telos motores V8, não poderia deixar de ter um 770 na coleção. Quando vi essa edição, apaixonei pelas cores, ainda mais sendo o tom do azul que usamos muito nos caminhões da frota”, explica Eliseu Marques Junior, proprietário da empresa.
A coleção que o empresário se refere conta com outros 10 caminhões das marcas Scania e Volvo, sendo, LK 140 1976, L 111S 1980, 142ES 1988, 112 HW 1991 série Jubileum, 143 1995 Topline, R 620 v8 2018, NL 340 Power 1992 (1º caminhão da empresa), NH 420 2002, FH 80 anos 2007 e FH 25 anos 2018. Todos os veículos ficam reunidos em um espaço especialmente pensado para receber os amigos, clientes e fornecedores.
Segundo Junior, a coleção ainda não está completa. “Era para ter parado já, mas acaba sendo um vício. Vamos ter mais um integrante que será comprado na Fenatran, uma série especial também”, releva.
A personalização
Desde a criação de artes para vetores de pintura, tapeçaria, emblemas, elaboração e teste das cores, passando pela projeção do grafismo e finalização da pintura, até o acabamento e montagem dos acessórios, o primeiro Scania 770 S V8 Frost Edition do continente é resultado de pouco mais de 90 dias de trabalho da Politrix, empresa paulista especializada em pinturas automotivas especiais.
Ao contrário do que se imagina, o extrapesado exclusivo não possui adesivo. De ponta a ponta foi totalmente pintado e personalizado. Segundo João Marcos Muller, proprietário da empresa de customização e responsável pelo trabalho, três tons de azul foram utilizados em todo o processo de pintura, além da aplicação de uma pérola azul translúcida.
Grafismo é o destaque
De acordo o profissional, um dos principais desafios do projeto foi o grafismo da pintura e o mosaico que compõe o 770 em ambas as laterais do caminhão, desde o para-choque dianteiro, passando pelas portas e chegando as saias laterais. “Após pintado e envernizado lixamos e aplicamos verniz por mais duas vezes para que o a arte grafismo se nivela se com a pintura do veículo”, revela Muller.
Ainda segundo ele, todos processos foram feitos do zero, uma vez que não havia dimensões, medidas e vetores disponíveis. A personalização do Scania 770 S V8 incluiu colunas em black piano, rodas e cubos personalizados, e todo o interior com acabamento em couro em dois tons combinado com costuras em diamante e linhas azul, garantindo assim maior fidelidade ao projeto.
“Foi um desafio e um prazer enorme executar este projeto especialmente em um V8, talvez o único no mundo em pintura e por atender pela primeira vez um cliente externo e grande empresário referência no setor de transporte, Eliseu Marques Junior, conhecido e elogiado pela sua bela frota e sua bela coleção que agora conta com a única edição Frost Edition do Brasil”, destaca Muller.
Sobre o Scania 770 S V8
Como caminhão em produção em série comercial, o modelo é o mais potente no Brasil, desconsiderando os modelos de competição da Copa Truck, que ultrapassam os 1.100 cv de potência.
Considerado um dos caminhões rodoviários mais potentes do mundo, o Scania 770 S V8 6×4 conta com um motor 16 litros, 8 cilindros em V, 770 cavalos de potência e impressionantes 3.700 Nm de torque, combinado com uma transmissão automatizada de 12 velocidades. Destaca-se ainda a presença da cabine S Highline, a maior ofertada pela marca atualmente.
Nos siga no LinkedIn!