sábado, maio 25, 2024

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A Scania está ampliando sua linha de caminhões elétricos a bateria (BEV), com a introdução de novas máquinas elétricas, configurações de eixo e cabina, além de uma diversidade de soluções de tomada de força. Dentre as novidades, destacam-se as baterias com expectativa de duração para toda a vida útil do veículo e a autonomia de até 520 km para caminhões de 29 toneladas. Essas baterias são projetadas para operar com máxima eficiência, beneficiando-se de sistemas de aquecimento e resfriamento avançados.

A oferta da Scania agora transcende os modelos mais comuns de caminhões elétricos, como o importado, a pedido da PepsiCo Brasil, pela Scania Brasil, um semipesado P25, que está em teste na frota da fabricante de alimentos em Itu–SP. O novo modelo apresenta um autonomia de 520 km, quebrando a barreira dos 500 km. Lógico que esta autonomia depende de muitos fatores, principalmente, do treinamento do condutor.

Leia mais a frota PepsiCo

Com frota Scania a gás e elétricos, PepsiCo é reconhecida como exemplo em transição energética pelo Prêmio Log Assaí

“Com os lançamentos contínuos, estamos adicionando mais valor e opções para os clientes”, afirma Fredrik Allard, vice-presidente sênior e chefe de mobilidade elétrica da Scania. A aceitação do mercado tem sido notável, com um crescente interesse dos clientes evidenciado pelo feedback positivo dos motoristas, que destacam a excelente desempenho e comportamento dos veículos em operações reais.

Entre as inovações, a introdução de um eixo tandem bogie para BEVs possibilita a especificação de caminhões para aplicações exigentes. Entre elas, basculantes e betoneiras, sem comprometer a tração ou a capacidade de carga. Além disso, a Scania apresenta duas versões da máquina elétrica EM C1-2, com 210 kW e 240 kW, ideais para operações de construção e serviços municipais, devido ao equilíbrio entre potência e especificações técnicas.

Saiba mais:

Curso Presencial: Gestão Estratégica de Transporte – Capacite-se para o Futuro!

Allard também enfatiza a maturidade do mercado de veículos elétricos. Além disso, a importância de uma infraestrutura de carregamento adequada, destacando que a Scania oferece suporte completo na configuração de soluções de carregamento. As soluções de tomada de força eficientes e robustas adicionadas à linha são fundamentais para diversas aplicações, reforçando a versatilidade dos BEVs da Scania.

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação. Dessa forma, as baterias dos caminhões BEV da Scania destacam-se pela longa duração, a fim de reduzir a baixa pegada de carbono. Ademais, vale lembrar, que depende da origem da produção da energia e os processos de produção das baterias para uma autonomia de 520 km.

Com uma vida útil estimada em 1,3 milhão de quilômetros e uma pegada de carbono reduzida, esses veículos são uma escolha ecologicamente responsável. Por fim, eficientes para o transporte, juntamente, com os caminhões movidos a biometano, biodiesel de segunda geração no uso B100, e HVO.

Nos siga no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui