quinta-feira, novembro 21, 2024

REITER LOG AVALIA CAMINHÃO DIESEL TRANSFORMADO EM ELÉTRICO

A Reiter Log, renomada empresa de transporte e logística do Brasil e do Mercosul, está determinada a liderar a transição do uso de veículos da frota movidos a combustíveis fósseis para fontes de energia renováveis. Como parte desse compromisso, a empresa, recentemente, testou um caminhão da startup Plug.in, uma empresa inovadora cujo objetivo é aumentar a autonomia dos caminhões elétricos existentes e realizar o retrofit de caminhões a diesel para torná-los elétricos.

Testando a Eficiência do Modelo de Caminhão Plug.in

O modelo testado pela Reiter Log foi um cavalo mecânico utilizado para transporte na Região Metropolitana de São Paulo. Durante o teste, o caminhão foi responsável pela transferência de cargas de quatro clientes diferentes, com pesos variando entre quatro e 32 toneladas. Para essa tarefa, foi utilizado um implemento baú vanderleia com três eixos espaçados.

De acordo com André Lourenço, gerente nacional de vendas da Plug.in, o cavalo mecânico demonstrou uma autonomia de 300 km quando vazio e 190 km quando carregado. É importante ressaltar que esses testes foram realizados em áreas urbanas com alto tráfego, o que pode afetar a autonomia dos veículos elétricos. No entanto, Lourenço destacou que o veículo pode alcançar uma autonomia ainda maior com a adição de baterias extras.

Soluções Inovadoras da Plug.in para a Mobilidade Elétrica

A Plug.in foi fundada com a missão de atender às necessidades do mercado brasileiro no segmento de mobilidade elétrica. Além disso, especialmente no que diz respeito a veículos pesados, como os utilizados pela Reiter Log. As soluções oferecidas pela Plug.in vão além da disponibilização de caminhões 100% elétricos. A startup busca também adaptar uma solução integrada para cada cliente, considerando fator como autonomia, sistemas de carregamento e carga dimensionados exclusivamente para cada aplicação.

Arthur Ramos, CEO e fundador da Plug.in, afirmou: “nossas soluções vão além de disponibilizar caminhões elétricos para o mercado. Bem como, buscamos oferecer uma solução completa e personalizada para cada cliente, garantindo a melhor experiência possível com a mobilidade elétrica”.

A Plug.in e sua Frota de Testes

Assim como alguns fabricantes de caminhões ao redor do mundo, a Plug.in adotou uma abordagem inovadora ao criar sua própria transportadora para funcionar como um laboratório. Embora não seja uma fabricante de caminhões, a Plug.in possui uma frota própria de oito caminhões elétricos. Eles são utilizados em sua transportadora para testar e aprimorar continuamente seus desenvolvimentos no campo da eletromobilidade.

Ivan Vendramini, COO da Plug.in, enfatizou a importância dessa iniciativa, afirmando: “o fato de termos nossa própria transportadora com caminhões 100% elétricos nos permite aplicar todo nosso conhecimento e expertise em operações com esse tipo de equipamento. Portanto, isso nos permite entregar aos nossos clientes caminhões convertidos pela Plug.in com a confiança de que eles estão adquirindo um produto de alta qualidade e desempenho”.

Compromisso da Reiter Log com ESG

A transportadora se prepara para a transição de sua frota para combustíveis renováveis desde 2014, ano em que começou a testar as alternativas do mercado. Na época, explica Vanessa Pilz, diretora de ESG da Reiter Log, testaram um caminhão da Iveco movido a gás. Atualmente, a transportadora já conta com 124 cavalos mecânicos movidos a gás da Scania e, com a entrada da Iveco neste segmento, a Reiter Log está avaliando o novo modelo Iveco S-Way, apresentado na última Fenatran. Além disso, para o “last mile”, a empresa possui 20 caminhões elétricos leves para a logística urbana, com planos para crescer a frota de modelos que utilizam diferentes fontes de energia limpa e renovável. Por fim, a meta é que 100% da frota seja desses tipos de veículos até 2035, revela Vanessa. 

Vídeo sobre o Frota News

Nos siga também no LinkedIn!

Leia também: FORD E MERCEDES APRESENTAM SEUS FURGÕES TRANSFORMADOS EM AMBULÂNCIA

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui