A gestão de transporte e armazenagem de produtos congelados e refrigerados é um desafio, pois ela não combina com redução de custos a qualquer custo. Com um investimento de R$ 5 milhões, a Perfetto, marca de sorvetes, está propondo melhorias na logística de congelados no país.
Armazenar e transportar produtos congelados é caro, demanda profissionais muito capacitados, equipamentos de qualidade e com boa manutenção. Aliás, a Frota News já publicou o case da General Mills, um gigante norte-americana, que fracassou na logística dos produtos pão de queijo Forno de Minas e sorvete Häagen-Dazs por querer fazer transporte de baixo custo a todo custo.
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Muitas redes de supermercado desligam os congeladores durante o período em que as lojas estão fechadas para economizar energia. Isso é fácil de descobrir quando se chega ao mercado no primeiro horário que a loja foi aberta. Nos congeladores, os produtos estão “meio congelado” e “meio descongelado”. A saber, este jornalista mesmo já denunciou o mercado Extra por esta prática ilegal.
Investir e fazer certo
A Perfetto desenvolveu um novo sistema de congelamento para baús de caminhões que reduz significativamente o tempo necessário para atingir a temperatura ideal, além de aumentar a eficiência e promover ganhos sustentáveis no transporte de seus produtos.
Além disso, a nova tecnologia permite que os baús dos caminhões atinjam a temperatura de -33°C em apenas quatro horas, uma redução expressiva em relação ao processo anterior, que levava 14 horas. Mesmo após um longo dia de entregas, a temperatura interna dos baús se mantém em torno de -12°C, garantindo assim, a qualidade dos sorvetes até o último distribuidor.
“O mercado de congelados exige um nível de precisão alto para garantir que os produtos cheguem ao destino com qualidade. Com essa tecnologia, conseguimos não apenas manter a temperatura ideal por mais tempo, mas também reduzir desperdícios e tornar a operação mais eficiente e sustentável. Esse é um grande avanço para o setor e um diferencial para a Perfetto”, afirma Eduardo Dalcin, diretor de Marketing da empresa.
Além de preservar melhor os sorvetes durante o transporte, a inovação também tem impacto ambiental positivo. “Ao eliminar compressores, a frota consome menos combustível e transporta cargas mais leves, reduzindo a pegada de carbono”, destaca Dalcin.
Atualmente, 30 caminhões da frota da Perfetto já operam com essa inovação, e a meta da empresa é expandir a tecnologia para todos os 80 veículos nos próximos cinco anos. O sistema já está em processo de patenteamento no Brasil, consolidando a marca como referência em logística eficiente e sustentável.
Sobre a Perfetto Sorvetes
Desde 1997, a Perfetto está no mercado brasileiro de sorvetes com um perfil inovador e jovem. Presente nas principais redes de varejo dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal, a Perfetto também se consolidou como um dos principais fabricantes de marcas próprias para grandes redes do setor. Com um olhar sempre voltado para o futuro, a empresa segue inovando e ampliando seu impacto no mercado nacional de sorvetes.
