No dia 6, abertura da Lat.Bus, após diversas coletivas e entrevistas com muitos profissionais da indústria do setor. Certamente podemos afirmar dois fatos: os esforços para o transporte urbano de passageiros continuarão sendo para a eletrificação. Isso, enquanto houver dinheiro para financiamento, seja público ou privado. Para o setor rodoviário de passageiros, ainda não há alternativa ao diesel, então, os esforços serão por motores que poluem menos. Qualquer redução de emissões de poluentes vale a pena.
Neste primeiro artigo pós coletivas de imprensa, preparamos um resumão das principais novidades para os lançamentos e tendências para o transporte urbano de passageiros. Destaques incluem o BZRT da Volvo, o Attack 9 Híbrido da Volare e inovações da Marcopolo, Iveco, Volkswagen, Scania e Mercedes-Benz. Confira!
O tema sustentabilidade no transporte de passageiros está apoiado no programa de Renovação de Frota do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), uma iniciativa do governo brasileiro para modernizar o transporte urbano. A primeira etapa do programa prevê um investimento de R$ 10,6 bilhões para a aquisição de 2.296 ônibus elétricos, 3.015 ônibus com tecnologia Euro 6 e 39 veículos sobre trilhos. É um dinheiro que a população vai devolver por meio de impostos, portanto, precisa ser muito bem utilizado.
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Com este fôlego financeiro, um cenário positivo surgiu e muitas novidades foram apresentadas na Lat.Bus 2024.
Volvo biarticulado elétrico
Atendendo assim à crescente demanda das cidades por redução de emissões de CO², a Volvo apresentou seu novo chassi elétrico de alta capacidade. Batizado de BZRT – Bus Zero Rapid Transit, o modelo estará disponível como biarticulado. Ele será produzido no complexo industrial da marca em Curitiba (PR), cidade ontem também nasceu o conceito do BRT em 1974.
Essa unidade também servirá como base de exportações do modelo para mercados que demandam ônibus de alta capacidade, bem como, tecnologia avançada e zero emissões em seus sistemas de transporte de passageiros. Projetado para receber carrocerias de até 28 metros e transportar até 250 passageiros, o BZRT é o maior veículo elétrico do mundo.
“A Volvo tem objetivos claros de sustentabilidade. Vamos reduzir as emissões de CO² em nossos veículos em 50% até 2030 e zerar em 2040. O lançamento do BZRT é parte desta estratégia. Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação sensivelmente menores e agora com zero emissões,” assegura André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.
Aliás, o lançamento do BZRT marca um novo capítulo na bem-sucedida história da Volvo em ônibus de alta capacidade e tecnologia avançada. A novidade preserva características consagradas dos veículos articulados e biarticulados da marca, como o quadro de chassi, eixos e suspensão extremamente robustos. O motor elétrico está localizado na parte central, assegurando melhor distribuição de carga e permitindo carrocerias com salão livre para os passageiros. Com um projeto avançado, todos os componentes elétricos e mecânicos estão posicionados abaixo do piso. “É uma perfeita conciliação entre a base mecânica já consolidada nos veículos diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos Volvo,” afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo na América Latina.
Volare elétrico a etanol
A Volare, marca da Marcopolo, foi uma das mais inovadoras por apresentar uma alternativa focada na realidade brasileira: o micro-ônibus Attack 9 Híbrido que tem as suas baterias carregadas por um pequeno motor movido a etanol. Assim, ele é livre de tomadas de carregadores caros, podendo ter a sua energia recarregada em posto de combustível.
Aliás, o Attack 9 Híbrido é o primeiro de seu tipo produzido no Brasil, utilizando tecnologia nacional e representando um avanço notável para a indústria automotiva do país. A Volkswagen Caminhões e Ônibus chegou a construir um protótipo similar que não foi adiante.
A diferença entre os dois projetos é o motor utilizado como gerador. A Volare está utilizando um moderno motor turbo 1.0 de três cilindros da Horse, empresa fabricante de motores da Renault e Geely. O motor no protótipo da Volkswagen foi um motor maior e muito mais caro, o que fez a empresa seguir com o 100% elétrico a bateria.
A solução é combinada com motores e geradores elétricos da Weg. Com isso, o modelo tem autonomia de até 450 km com um único abastecimento e apenas três pacotes de baterias armazenando 122 kWh. Isso não só proporciona uma maior capacidade de transporte de passageiros, mas também garante que o veículo seja uma opção viável em qualquer região do Brasil, graças à sua neutralidade no ciclo do CO² e à possibilidade de gerar créditos de carbono. Outra grande vantagem do Attack 9 Híbrido é o seu alto grau de nacionalização.
Marcopolo Attivi Integral
A Marcopolo apresentou o Attivi Integral, inovando com uma configuração interna inédita no mercado latino-americano em termos de conforto, bem como, segurança e praticidade. O modelo, com painel em PU e uso de materiais recicláveis como alumínio, destaca-se pela melhor ergonomia para o motorista.
Além disso, atualizações em software, sistemas de gerenciamento de energia e refrigeração resultaram em menor consumo e maior eficiência.
Com 12.950 mm de comprimento, capacidade para 89 passageiros, novo design de poltronas estofadas City e tomadas USB, o Attivi Integral também oferece total acessibilidade com rampa para cadeirante, sistemas de ar-condicionado e monitoramento com câmeras.
Equipado com motor elétrico Síncrono de Relutância assistido por Imãs Permanente, baterias de 396,75 kWh e autonomia de até 250 km, o veículo assegura maior eficiência e segurança, incluindo suspensão Full Air e sistema de supressão de incêndio. O modelo é um dos poucos com desenvolvimento 100% brasileiros e que pode então receber financiamento do Finame pelo índice de nacionalização, segundo Luciano Ricardo Resner, diretor de engenharia da Marcopolo.
Iveco Bus
A divisão de ônibus do Iveco Group começa a escrever uma nova história na América Latina e, principalmente, nos países que possui fábrica: Brasil e Argentina, como base exportadora para os demais países. Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus, durante a coletiva com a imprensa foi objetivo e preciso em sua fala: “A Iveco Bus possui um portfólio gigante na Europa, continente que não tem muito espaço para crescer, e agora, toda a sua atenção está voltada para América Latina.
Portanto, a empresa apresentou diversas novidades para agora e para breve, como o seu chassi elétrico 17-E BEV (Battery Electric Vehicle) e a eDaily Minibus, modelos desenvolvidos especificamente para atender às demandas do mercado brasileiro e latino-americano.
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O chassi 17-E BEV é um veículo 4×2 concebido para aplicação urbana e, portanto, suporta carrocerias de 9,6 a 12 metros na configuração de piso normal. Além disso, é equipado com 4 ou 8 packs de baterias instaladas no chassi. Dessa forma, o modelo oferece uma autonomia que pode chegar a 250 km, destacando-se, assim, pela robustez e baixos custos operacionais. Vale destacar que o desenvolvimento do modelo está sendo realizado em parceria com a startup brasileira Gioffone Electric.
O motor elétrico do 17-E BEV, com potência de 145 kW e torque contínuo de 1.055 Nm, está instalado no entre eixos do chassi, permitindo mais espaço para portas de embarque e desembarque. A modularidade das baterias, instaladas entre as longarinas do chassi, elimina a necessidade de baterias no teto, reduzindo custos e facilitando a configuração interna do veículo.
Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da Iveco Bus, destaca: “Diferente do motor a combustão tradicional, que disponibiliza o torque sob aceleração, no motor elétrico o pico de torque já está disponível logo ao pisar no acelerador, entregando força máxima.”
A eDaily Minibus, apresentada como conceito pode vir com até 3 baterias de 37 kWh cada, proporcionando uma autonomia de até 300 km. Equipado com um motor de 140 kW e torque de 400 Nm, a eDaily Minibus oferece diferentes modos de condução e regeneração, otimizando o uso de energia e garantindo uma operação eficiente e silenciosa. Além disso, o modelo é flexível quanto ao carregamento, podendo ser recarregado em carregadores públicos, industriais e domésticos.
A linha Daily Minibus também foi ampliada com três novas versões: 30-160 Escolar, 50-180 sem Porta Lateral Corrediça (PLC) e 50-180 Hi-Matic Executive, desenvolvidas ouvindo as necessidades do mercado brasileiro. Em breve, mais informações sobre todas essas novidades.
Volkswagen Caminhões e Ônibus
Dois modelos, como já anunciado, são as propostas da Volkswagen Caminhões e Ônibus para maior eficiência no transporte de passageiros: o lançamento do e-Volksbus 22L, o primeiro modelo da família e-Volksbus, desenvolvido em Resende (RJ), e o Volksbus 22.260 6×2.
Com capacidade para até 82 passageiros e peso bruto total técnico de 22 toneladas, o ônibus elétrico oferece alta eficiência energética e economia operacional. Além disso, é equipado com motor de 280 kW e torque de 2.300 Nm. Nesse sentido, o e-Volksbus 22L é alimentado por 12 packs de baterias de íons de Lítio Ferro Fosfato. Como resultado, o modelo possui autonomia de até 250 km e um tempo de recarga de até três horas. Entre as inovações, destacam-se o sistema de frenagem regenerativa, a direção com assistência hidráulica contínua e o ar-condicionado inteligente.
A acessibilidade é facilitada pelo conceito “low entry” e suspensão pneumática integral, proporcionando maior conforto e segurança aos passageiros. A robustez e durabilidade do chassi, alinhadas à plataforma modular e-Delivery, asseguram a confiabilidade do veículo, já apoiada pela rede de concessionárias e centro de peças da VW.
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A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) acaba de lançar o Volksbus 22.260 S. Também conhecido como o superônibus VW, certamente, por ter a maior capacidade técnica do seu segmento urbano com 15 metros no mercado brasileiro. Ele pode transportar até 115 passageiros, com encarroçamentos que podem chegar a 15 metros.
“Já conquistamos algumas das principais praças do Brasil com seu antecessor, e a expectativa com o Volksbus 22.260 S está alta. Aliás, graças a uma configuração que entrega os anseios de nosso transporte de passageiros: mais eficiência e conforto, aliados à tecnologia e muita segurança. O modelo combina o aumento de 30% na capacidade de transporte com um custo operacional reduzido em comparação a outros veículos maiores, como os articulados”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.
Scania 100% elétrico produzido em São Bernado do Campo
A Scania anunciou o início das vendas do seu lançamento: K 230E B4x2LB. Ele é o primeiro ônibus 100% elétrico da marca a ser fabricado no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Certamente como parte de um investimento de R$ 2 bilhões para o ciclo 2025-2028.
A produção está prevista para começar em março de 2025 e com um intenso trabalho da engenharia brasileira para nacionalização de componentes.
O K 230Eé a terceira geração de ônibus elétricos da Scania, baseado no chassi K. A empresa planeja vender 50 unidades no primeiro ano e entre 100 e 150 no ano seguinte. A princípio, com preços a partir de R$ 2 milhões para o chassi e R$ 3 milhões com a carroceria.
O modelo possui autonomia de 250 a 300 km com packs de oito baterias. Além disso, apresenta capacidade para até 80 passageiros e tração 4×2, sendo disponível com quatro ou cinco pacotes de baterias. Por outro lado, a Scania também continua oferecendo ônibus a gás e a combustão Euro 6, ampliando, assim, suas opções para a transição energética no setor de transportes. As baterias do K 230E são do tipo NMC, desenvolvidas em parceria com a Northvolt e importadas da Suécia. A saber, com produção utilizando energia renovável, reforçando o compromisso da Scania com a sustentabilidade.
Mercedes-Benz
A principal novidade no estande da Mercedes-Benz do Brasil foi a a pré-estreia do ônibus articulado elétrico eO500UA. Além dele, foi realizado o lançamento dos chassis LO 1116 para micro-ônibus urbanos e rodoviários, e do OF 1619 L com suspensão pneumática integral.
Outro destaque foi a introdução do sistema FleetBus, um sistema de telemetria para gestão de frotas de ônibus. Além de novos planos de manutenção e o Estoque Consignado, que armazena peças nas instalações dos clientes, garantindo, dessa forma, disponibilidade imediata.
O eO500U, ônibus elétrico já em produção e operação em São Paulo, deve iniciar testes em outras grandes capitais brasileiras. A marca promete atender grandes capitais com o eO500UA, um articulado elétrico de piso baixo, e exportá-lo para outros países da América Latina a partir de 2026. A empresa reforçou seu compromisso com práticas ESG e continua a liderar o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o transporte coletivo.
Todas essas notícias serão detalhas na edição da revista digital Frota News 43, em breve, gratuitamente, aqui no site.
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