terça-feira, julho 15, 2025

Noma do Brasil: 58 anos de estrada, inovação e compromisso com o transporte nacional 

A trajetória da Noma do Brasil é uma verdadeira viagem pela história do transporte rodoviário no país. Em 58 anos de existência, a fabricante paranaense construiu um legado de pioneirismo, inovação e parceria com quem move o Brasil — os transportadores. Vamos embarcar nessa jornada por meio de uma linha do tempo repleta de marcos que moldaram a identidade da Noma. 

1967 – O ponto de partida 

Tudo começou em 1º de julho de 1967, em Maringá (PR), com a fundação da Brasmecânica. Nascia ali uma empresa com o olhar voltado para o futuro do transporte rodoviário. 

1970 – Os primeiros passos para crescer 

Com poucos anos de atuação, a empresa já dava sinais de expansão. Foi nesse período que adotou o nome que a consagraria: Noma. 

1975 – Novo endereço, novas possibilidades 

A mudança para Sarandi marcou um divisor de águas. Com uma nova estrutura, a Noma passou a produzir carretas pesadas em escala, abrindo caminho para um crescimento mais robusto. 

1987 – Chega a primeira distribuidora Noma 

A expansão comercial ganha fôlego com a abertura da primeira distribuidora exclusiva, aproximando ainda mais a marca de seus clientes. 

Noma do Brasil adota FMEA para elevar qualidade e confiabilidade na indústria 

1989 – O mundo descobre a Noma 

Começam as exportações, levando a qualidade dos produtos Noma para fora do Brasil e consolidando a reputação da empresa no cenário internacional. 

1997 – Inovação sobre trilhos 

É lançado o Rodotrilho, o primeiro semirreboque bimodal da América do Sul, capaz de operar tanto em rodovias quanto em ferrovias. Um marco em engenharia e versatilidade. 

Troféu Migrante: filial de Concórdia da Noma do Brasil é destaque em 2023

2006 – Compromisso com qualidade 

A conquista da certificação ISO 9001 reafirma o compromisso da Noma com a excelência em seus processos e produtos. 

2007 – Surge a linha Áquila 

Com foco em leveza e durabilidade, a linha Áquila estabelece novos padrões para implementos rodoviários. 

2011 – Nascimento da linha Fênix 

A evolução continua com a linha Fênix, trazendo soluções mais eficientes e reforçando a inovação como marca registrada da Noma. 

2012 – Incorporação da Rodolinea 

A aquisição da Rodolinea amplia ainda mais a capacidade produtiva e o portfólio de produtos da empresa. 

2013 – Parceria internacional com a Menci Group 

A aliança com a italiana Menci Group aproxima a Noma das mais avançadas tecnologias europeias de transporte. 

Noma do Brasil reafirma seu compromisso ambiental com novas conquistas em energia renovável e gestão sustentável

2013–2015 – Reconhecimento do mercado 

A Noma conquista, por três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015), o 1º lugar como marca mais desejada na FENABRAVE, o maior evento do setor automotivo da América Latina. 

2019 – Geração Titanium: uma nova era 

Durante a Fenatran, a Noma apresenta a Geração Titanium, apresentando ao mercado uma nova era no mercado de implementos rodoviários… uma linha ainda mais leve, robusta e eficiente, desenvolvida para reduzir os custos operacionais dos transportadores em um período desafiador da economia. 

2020 – Sustentabilidade em movimento 

Mesmo durante a pandemia, a empresa cresce e firma seu compromisso com o meio ambiente, operando com 100% de energia renovável. Também inicia a parceria com a Nitrotec, fortalecendo sua engenharia com novos processos. 

2024 – Os 5 anos da Geração Tïtaniun marcado com a Série Especial Night Edition

Série Especial Night Edition marca os 5 anos da Geração Titanium de implementos rodoviários da Noma do Brasil

2024 – Chega a Work Series 

Neste ano, a Noma lança a linha Work Series, criada para ampliar o acesso a implementos de alta qualidade com preço competitivo. Com o mesmo DNA da linha Titanium, a série foi pensada para transportadores que buscam desempenho diário com economia — sem renunciar à segurança e confiabilidade. 

Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series

Olhar para frente faz parte da nossa história 

Além de produtos inovadores, a Noma se posiciona como uma empresa alinhada à agenda ESG e à digitalização dos negócios. Modelos com sistema Safe Light mostram que tecnologia e segurança caminham juntas com a marca. 

Segundo Marcos Noma, presidente da empresa e representante da segunda geração da família à frente do negócio: 

“Nossa história é feita de superações. Crescemos com o Brasil e com os transportadores, sempre ouvindo quem está na estrada.” 

Com 58 anos de estrada, a Noma do Brasil segue transformando o transporte, guiada por inovação, tradição e compromisso com quem move o país. 

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui