Com nvestimento de R$ 8 bilhões, projeto busca viabilizar megafrota de caminhões a GNL, unindo previsibilidade de custos e sustentabilidade para grandes embarcadores
Um acordo firmado entre o Grupo Nimofast, a Edge e a Green Cargo deu origem ao projeto GreenTech Logística Integrada. A iniciativa marca a estruturação da maior plataforma nacional de transporte de longa distância movida a Gás Natural Liquefeito (GNL), propondo um modelo de infraestrutura sustentável, multicliente e escalável que atende à necessidade urgente do mercado de aliar a descarbonização à rentabilidade financeira.
A concepção e a liderança executiva do projeto estão a cargo do Grupo Nimofast, que conduzirá toda a operação por meio da Interconecta Negócios e Transporte Ltda. Para viabilizar a plataforma em uma escala inédita no país, o conglomerado formou parcerias com fornecedores de alto calibre.
A Edge será a responsável pela segurança do suprimento de GNL em um contrato de longo prazo, com o diferencial de incorporar biometano certificado à matriz. Ao mesmo tempo, a Green Cargo ingressa como representante exclusiva no fornecimento dos veículos pesados da marca JAC Motors. Juntas, as empresas projetam compromissos financeiros de R$ 8 bilhões ao longo da próxima década, montante que cobrirá a aquisição de equipamentos, custos de leasing, fornecimento de combustível e a complexa gestão da operação.
Leia também
- Espírito Santo detalha estratégia para economia verde e como pretende avançar na oferta de GNV e biometano
- Editoria Frota Sustentável: mais de 260 artigos sobre descarbonização do transporte
A implementação logística ocorrerá de forma acelerada. O pontapé inicial está programado para o ano de 2026, com a entrega dos primeiros 60 caminhões do modelo JAC Q7, equipados com motores de 560 cv e tração 6×4. No primeiro trimestre de 2027, a frota saltará para 160 veículos, tendo como meta atingir a marca de 2.000 caminhões em operação num prazo de 24 meses.
Tendo o município de Paulínia (SP) como base central, a frota percorrerá corredores de longa distância, conectando complexos portuários e polos industriais para atender embarcadores de setores vitais, incluindo agronegócio, energia, mineração, química e carga geral. Todo o fluxo operacional será rastreado por um sistema digital integrado, encarregado de monitorar as emissões geradas e de viabilizar comercialmente os créditos de carbono da frota.

O abastecimento do combustível foi estruturado por meio de uma solução off-grid de alta eficiência. A Edge fará a distribuição rodoviária a partir do Terminal de Regaseificação de GNL de Santos (TRSP). A grande inovação técnica da aliança, no entanto, é a adição do biometano com certificação por atributo, que será produzido na Onebio — planta controlada pela Edge localizada em Paulínia e considerada a maior unidade de purificação do país.
Os ganhos em sustentabilidade da operação são projetados para alterar o panorama de emissões do setor logístico. A transição do diesel para o novo pacote tecnológico promete uma redução de até 25% nas emissões de dióxido de carbono e de até 90% no material particulado.
Em sua capacidade plena, a operação evitará o lançamento de cerca de 80 mil toneladas de CO₂ na atmosfera anualmente, benefício ambiental que equivale à absorção de 5 milhões de árvores.
O Presidente e CEO do Grupo Nimofast, Ramon Reis, reforça que a substituição do diesel na longa distância sempre foi o maior gargalo do país. O executivo destaca que a Interconecta não nasce como uma transportadora tradicional, mas como uma plataforma que garante previsibilidade de custos para os embarcadores e pavimenta a evolução do mercado rumo a soluções carbono-negativas no transporte de cargas.
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, TikTok, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast




SÓ A VOLVO QUE NÃO PERCEBE QUE ESTA CABINE ESTA ULTRAPASSADA
ACORDA VOLVO …..ACORDAAAA
An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a friend who had been conducting a little research
on this. And he in fact ordered me breakfast simply because I discovered it for him…
lol. So allow me to reword this…. Thanks for the meal!!
But yeah, thanx for spending the time to discuss this subject here on your site.
Hello to all, how is everything, I think every one is getting more
from this site, and your views are pleasant for new visitors.
Everything is very open with a very clear clarification of
the issues. It was truly informative. Your site is extremely helpful.
Many thanks for sharing!
Wow, amazing weblog format! How lengthy have you been blogging for?
you make running a blog glance easy. The full glance of your website is magnificent, as neatly as
the content material!