sexta-feira, maio 16, 2025

Mesmo sem economia, Amaggi mantém aposta no uso de biodiesel puro em sua frota — e não está sozinha

A expectativa era de economia de até 5% em relação ao diesel convencional, mas os testes mostraram empate técnico — e, em alguns casos, custo até maior. Mesmo assim, a Amaggi decidiu manter e expandir o ousado projeto de descarbonização com o uso de biodiesel B100 em caminhões, máquinas agrícolas e embarcações. Outras empresas seguem o mesmo caminho, como a Binatural, que lançou em Goiás uma rota 100% sustentável em parceria com a Catto Transportes.

A Amaggi, gigante do agronegócio brasileiro, surpreendeu o mercado ao anunciar que manterá firme sua estratégia de substituir o diesel tradicional pelo biodiesel puro (B100) em suas operações, mesmo sem a economia financeira inicialmente prevista.

Após meses de testes com mais de 100 caminhões Scania movidos exclusivamente a B100 — além de máquinas agrícolas e embarcações fluviais —, a empresa concluiu que o custo operacional do biocombustível está tecnicamente empatado com o do diesel B14 (com 14% de biodiesel misturado ao combustível fóssil), podendo até ser superior em determinados contextos. Ainda assim, o projeto segue em ritmo acelerado.

“Mesmo sem a economia esperada, entendemos que o B100 é um investimento estratégico de longo prazo. E, para nós, a conta já fecha”, afirmou Ricardo Tomczyk, diretor de Relações Institucionais da Amaggi, durante evento promovido pela Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais).

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Binatural e Catto criam rota 100% sustentável no interior de Goiás

A Binatural, indústria referência na produção de biodiesel, também deu um passo importante ao lançar um projeto inédito de descarbonização em parceria com a Catto Transportes. Juntas, as empresas implantaram uma das primeiras rotas logísticas 100% sustentáveis do país, no interior de Goiás — desde o biocombustível utilizado no caminhão até a carga transportada, que são insumos recicláveis utilizados na fabricação do próprio biodiesel.

O caminhão utilizado é um modelo híbrido DAF XF 530, recentemente integrado à frota da transportadora. O veículo opera exclusivamente com biodiesel B100 e deve evitar a emissão de aproximadamente 396 toneladas de CO₂ em três anos de operação.

“Essa união mostra, na prática, que a descarbonização do transporte rodoviário é uma realidade e está acontecendo. Colocamos na estrada um caminhão B100 que transporta material reciclável, uma das matérias-primas do nosso próprio biodiesel. Da origem ao destino, essa é uma rota completamente sustentável”, afirma André Lavor, CEO e cofundador da Binatural.

“Criamos um dos primeiros trajetos 100% sustentáveis do país. Isso é o tipo de solução que nos move”, completa.

Para Michel Catto, diretor comercial da Catto Transportes, o projeto é estratégico e reposiciona a empresa para o futuro. “Estamos muito orgulhosos dessa parceria com a Binatural. Mostramos que é possível unir eficiência logística à preservação ambiental com inovação e compromisso com o futuro.”

Frota pioneira da Amaggi

Em 2023, a Amaggi recebeu da Scania mais de 100 unidades do modelo R 500 6×4 Super, configurados de fábrica para rodar com biodiesel 100%. Com isso, passou a operar a maior frota do mundo com esse tipo de combustível. Os caminhões transportam grãos entre o norte de Mato Grosso e o Pará, sendo abastecidos com biodiesel produzido pela própria Amaggi em sua usina em Lucas do Rio Verde (MT).

Integração vertical e autossuficiência

A Amaggi controla toda a cadeia produtiva do biocombustível. O B100 é fabricado a partir do óleo degomado de soja proveniente das esmagadoras da própria empresa. Isso garante autossuficiência, evita custos com impostos sobre combustíveis e fortalece a competitividade da operação.

A usina tem capacidade para 368 mil m³ por ano — volume suficiente para abastecer suas frotas rodoviária, agrícola e fluvial.

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Sustentabilidade do campo aos rios

Além da frota de caminhões, a Amaggi também expande o uso do B100 para máquinas agrícolas (em parceria com a John Deere) e para navegação fluvial. A empresa se tornou a primeira no Brasil a utilizar biodiesel puro em embarcações, com testes bem-sucedidos no empurrador “Arlindo Cavalca”. A meta agora é estender a operação para todos os 11 empurradores da subsidiária Hermasa, que operam nos rios Madeira e Amazonas.

Muito além da economia: é estratégia

Tanto Amaggi quanto Binatural apontam que o uso do B100 é, antes de tudo, uma decisão estratégica. A Amaggi persegue a meta de zerar suas emissões líquidas até 2050, investindo em soluções como agricultura regenerativa e energia limpa. A Binatural, por sua vez, fortalece sua atuação como agente de transformação da matriz energética brasileira, com respeito à vida e ao meio ambiente, como reforça o seu slogan: “Energia Boa”.

Conclusão: um novo momento para os biocombustíveis no Brasil

O avanço do biodiesel puro no Brasil, com projetos robustos e comprometidos como os da Amaggi e da Binatural, mostra que a transição energética não é mais uma tendência: é uma realidade em construção. Mesmo com desafios técnicos e financeiros, o B100 começa a ganhar espaço como combustível viável, limpo e estratégico.

Se o futuro do transporte passa pela sustentabilidade, o biodiesel puro está no centro dessa estrada — e as empresas que saem na frente terão vantagem competitiva e reputacional.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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2 COMENTÁRIOS

  1. O caminhão que aparece na imagem acima junto do CEO da BiNatural não pertence a Amaggi conforme consta na legenda. O caminhão pertence a Catto Transportes que fechou uma grande parceria com a BiNatural. Nada a ver com a Amaggi. Peço ajustar a informação.

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