quarta-feira, julho 24, 2024
- Publicidade -

Mercedes-Benz do Brasil avança em caminhões autônomos

- Publicidade -

Os caminhões semiautônomos e autônomos estão, cada vez mais, ganhando espaço em operações confinadas e controladas, ou seja, dentro de fazendas do agronegócio, indústrias e mineração. Tudo, com muita tecnologia envolvida. As montadoras brasileiras vem desenvolvendo as suas opções de modelos autônomos customizadas para as necessidades das operações brasileiras por meio de parcerias com empresas de alta tecnologia. O exemplo mais avançado que temos no Brasil vem da Mercedes-Benz.

Atualmente, a marca possui a maior frota de caminhões com tecnologias de automação em circulação no Brasil, com mais de 1.100 unidades ativas. Em parceria com a Grunner, a Mercedes-Benz desenvolveu caminhões semiautônomos, que têm sido uma revolução na colheita de cana-de-açúcar e outras atividades agrícolas. Estes veículos inteligentes são capazes de identificar e seguir rotas de forma autônoma, guiados por GPS de alta precisão, permitindo que o operador assuma o comando apenas após o carregamento, garantindo maior eficiência e segurança na operação.

Leia também:

DORTECH CONNECT 2024: Engenharia Colaborativa e Sustentabilidade em Foco

Com caminhões autônomos, a Mercedes-Benz conta com a startup Lume Robotics para operações em logística interna. Estes veículos são utilizados para situações repetitivas e complexas, onde a presença do motorista não é necessária, como na interligação das linhas de produção e centros de distribuição. Um exemplo é a operação dos Atego autônomos na Ypê, que melhora a eficiência e a segurança, minimizando os riscos de distração e cansaço dos motoristas.

Outra inovação da Mercedes-Benz é a solução  com uso de rádio controle, que permite operar caminhões em ambientes extremos ou de difícil acesso, como mineração e construção civil. O sistema pode ser controlado remotamente, seja por um operador utilizando um joystick ao lado do caminhão ou de uma sala de controle, aumentando a segurança e a eficiência operacional.

Leia a edição 41 da revista Frota News

Especial um ano do Frota News
Edição Comemorativa de 1 ano

Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, destaca que a empresa é a que mais investe em tecnologias de automação. “Nossa marca tornou-se referência no mercado, ocupando posição de liderança em soluções de automação para caminhões no Brasil”, afirma Andrade.

A Mercedes-Benz disponibiliza essas tecnologias de automação para toda sua linha BlueTec 6 – Accelo, Atego, Actros e Arocs. Cada caminhão é preparado no Centro de Customização da empresa para atender às necessidades específicas dos clientes, garantindo soluções sob medida para cada demanda.

“Não paramos por aqui. Há um leque de oportunidades no horizonte. Ainda em 2024, teremos mais caminhões com essas tecnologias desenvolvidos para outras empresas e diferentes operações. Por isso, queremos ser, cada vez mais, a marca referência em soluções de tecnologia de automação para caminhões em ambientes controlados no Brasil”, conclui Marcos Andrade.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui