Há exatos 50 anos, nascia um dos maiores ícones da engenharia automotiva da Mercedes-Benz. O 450 SEL 6.9, topo de linha da primeira geração do Classe S, combinava o luxo absoluto com uma performance surpreendente – e até hoje permanece como um clássico muito procurado e valorizado
Em maio de 1975, a Mercedes-Benz redefiniu o conceito de sedã de luxo com o lançamento do 450 SEL 6.9, a versão mais prestigiada da série 116. Equipado com um motor V8 derivado do lendário Mercedes-Benz 600 (W 100), o modelo não apenas encantou a imprensa especializada como também conquistou celebridades e pilotos de Fórmula 1, tornando-se símbolo de status e sofisticação.
Hoje, cinco décadas depois, o “seis vírgula nove” continua a impressionar por sua presença imponente, conforto incomparável e desempenho robusto. Com 286 cavalos de potência e torque de 550 Nm, o modelo acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos – um feito que o colocava no mesmo patamar de esportivos da época. Sua velocidade máxima de 225 km/h reforçava sua proposta de sedã veloz, confortável e extremamente refinado.
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Nascimento de um ícone
O 450 SEL 6.9 foi apresentado à imprensa em Le Hohwald, na Alsácia, e rapidamente ganhou manchetes como “O melhor carro do mundo” e “O sedã mais rápido do mundo”. E não era para menos: além do motor com 6.834 cm³ de deslocamento, o modelo trazia uma lista de equipamentos de série de fazer inveja à concorrência – ar-condicionado, piloto automático, vidros elétricos, bancos em veludo, cintos de segurança com enrolador de inércia e até sistema de limpeza de faróis.

A versão SEL vinha exclusivamente com carroceria longa, com 100 mm a mais no entre-eixos, privilegiando o conforto dos passageiros traseiros. Entre os opcionais mais cobiçados, estavam o teto solar elétrico e o raríssimo telefone de carro Becker AT 160 S.
Detalhes que fazem história
Visualmente, o 450 SEL 6.9 pode ser identificado pelo emblema na tampa do porta-malas, pelo defletor de ar abaixo da grade, pelos pneus largos 215/70 VR 14 e pelo sistema de escapamento com saídas maiores. Curiosamente, as rodas Fuchs de alumínio forjado, que muitos associam ao modelo, eram opcionais, custando DM 1.554 na época.
Outro destaque do modelo era sua suspensão hidropneumática com controle de nível – uma inovação em relação à suspensão pneumática usada no 300 SEL 6.3. O sistema mantinha a altura do veículo constante e garantia máximo conforto mesmo sob carga ou em altas velocidades.
Clássico valorizado
Entre 1975 e 1980, foram produzidas 7.380 unidades do 450 SEL 6.9. Hoje, é um dos modelos clássicos mais valorizados da marca. De acordo com a Classic Data, um exemplar em excelente estado (grau 1) era avaliado em pouco mais de € 50.000 em 2015. Em 2025, esse valor já supera os € 80.000, com unidades excepcionais ultrapassando os € 90.000.
Para manter o padrão de excelência, a Mercedes-Benz Classic oferece um estoque completo de peças de reposição, que garante autenticidade e qualidade superior. Do interruptor do ar-condicionado ao conjunto da caixa de direção, cada componente está disponível com garantia direta do fabricante.
Legado duradouro
Mais que um sedã de luxo, o Mercedes-Benz 450 SEL 6.9 foi um marco na história automotiva. Representou o auge da engenharia alemã da década de 1970 e estabeleceu novos padrões de desempenho, conforto e segurança. É um carro que, ainda hoje, continua arrancando suspiros nas ruas e leilões, símbolo de uma era em que o luxo se unia à potência com maestria.
“O melhor carro é quase sempre a melhor compra”, reforça Patrik Gottwick, gerente de vendas e marketing da Mercedes-Benz Heritage GmbH – e no caso do 450 SEL 6.9, essa máxima se comprova a cada nova arrancada de um clássico que nunca envelhece.