sexta-feira, julho 11, 2025

Licença para obras no Pedral do Lourenço impulsiona logística fluvial na Amazônia

A logística brasileira no Norte do País avança com a concessão da Licença de Instalação para a remoção de obstáculos do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, no Pará. A autorização foi emitida pelo Ibama no último dia 28 de maio e representa um passo decisivo para a consolidação da Hidrovia Tocantins-Araguaia, rota estratégica para o escoamento de cargas entre o Centro-Oeste e os portos do Norte do Brasil.

A obra, há décadas aguardada por diversos setores produtivos, permitirá a remoção de formações rochosas localizadas entre Marabá e o Lago de Tucuruí — um obstáculo que limita a navegação de embarcações, especialmente nos períodos de estiagem. Com a remoção, será possível transportar grãos, minérios e insumos durante todo o ano, com maior eficiência e menor custo.

Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), o impacto logístico será nacional. “É uma conquista histórica para o desenvolvimento da região Norte e da logística brasileira como um todo”, afirma Eduardo Rebuzzi, presidente da entidade. “O transporte hidroviário é essencial para reduzir desigualdades e ampliar as opções logísticas do país.”

Leia também:

As 10 maiores empresas de transporte do mundo

Colli Bike reforça logística com implementos da Noma do Brasil

Para Daniel Bertolini, vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Transporte da Amazônia, o derrocamento representa uma virada de chave. “A liberação dessa obra é a resposta a uma demanda antiga do setor. Vai permitir que o transporte fluvial ganhe competitividade real, com menos impacto ambiental e menores custos. É um ganho para toda a cadeia logística nacional”, destaca.

Além de potencializar o uso da hidrovia, a obra também deverá intensificar a conexão entre regiões produtoras e os portos da Amazônia, especialmente Vila do Conde, em Barcarena (PA). Estima-se que a capacidade da hidrovia salte para até 20 milhões de toneladas por ano após a conclusão da obra.

Mercado Livre, mobilidade elétrica e transporte público na edição 50 da Frota News

A decisão do Ibama incluiu uma série de condicionantes ambientais, como monitoramento da fauna, controle da qualidade da água e mitigação de impactos sonoros e vibracionais, garantindo que o avanço da infraestrutura seja acompanhado por responsabilidade ambiental.

Para a NTC&Logística, a diversificação e a integração dos modais são essenciais para o futuro do transporte no país. “A Hidrovia Tocantins-Araguaia é um exemplo de como gargalos históricos podem se transformar em soluções estratégicas com visão de futuro e compromisso com o desenvolvimento sustentável”, conclui Rebuzzi.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui