quarta-feira, dezembro 11, 2024

Kothe: um exemplo na inovação em logística sustentável

A Kothe S.A, uma operadora logística brasileira, está na vanguarda da transformação para uma logística sustentável com iniciativas, como o sistema de placas solares como uma solução energética limpa e eficiente. Após adotar usinas solares em seus centros de distribuição e nos baús, ela inova mais uma vez.

O sistema de placa solar chega aos cavalos mecânicos da frota da empresa. É um exemplo brilhante de como a tecnologia pode ser utilizada para impulsionar a eficiência energética e a sustentabilidade no setor logístico. Ao carregar as baterias do veículo e do refrigerador (com placas no baú), bem como acessórios essenciais como rastreadores, câmeras e geladeiras, a Kothe demonstra que adota iniciativas exemplares para maior eficiência energética.

Os benefícios são claros e mensuráveis: redução no consumo de combustível, o que não apenas diminui os custos operacionais, mas também reduz a pegada de carbono da empresa. A segurança da frota é aumentada com o uso de rastreadores e câmeras, garantindo uma operação mais segura e controlada. A eliminação da necessidade de “chupeta” — o processo de iniciar um veículo com a ajuda de outro – e a redução no número de revisões necessárias, destacam a confiabilidade e a eficiência do sistema.

Leia também:

Série Especial Night Edition marca os 5 anos da Geração Titanium de implementos rodoviários da Noma do Brasil

Além disso, o monitoramento das emissões de CO₂ é uma ferramenta valiosa para a Kothe, permitindo que a empresa mantenha um registro preciso de seu impacto ambiental e trabalhe proativamente para reduzi-lo ainda mais. Isso não apenas fortalece a imagem da Kothe como uma empresa consciente e sustentável, mas também serve como um modelo para outras empresas do setor.

Fundada por João Kothe, um empreendedor visionário, em 1970 na cidade de Concórdia, Santa Catarina, a empresa desde então tem sido um farol de inovação e excelência no setor.

Inicialmente, a Kothe começou com uma modesta frota de caminhões, oferecendo serviços de transporte rodoviário de cargas. Com o tempo, a empresa expandiu suas operações, diversificando seus serviços para incluir soluções de armazenagem, como depósitos e centros de distribuição, além de serviços especializados, como transporte de cargas refrigeradas, perigosas e de grande porte.

Em 2016, a Kothe mudou sua matriz para Jundiaí–SP para ficar localizada em uma região mais central. Por certo, em razão da diversidade de clientes distribuídos pelo país. Com um olhar para o transporte e armazenagem de mercadorias, a Kothe não apenas expandiu suas operações ao longo dos anos, mas também diversificou seus serviços para atender às necessidades variadas do mercado. A empresa possui uma frota robusta de caminhões, garantindo o transporte com uma ampla gama de veículos e implementos rodoviários, desde refrigerados para o transporte de alimentos perecíveis até materiais industriais e eletrônicos, atendendo a diferentes segmentos da economia.

Kothe
Estrutura da Kothe informada no site da empresa

Além do transporte, a Kothe oferece soluções de armazenagem estratégica. Ademais, com depósitos e centros de distribuição gerenciados com tecnologias atualizadas, permitindo aos clientes estocarem suas mercadorias com segurança. A gestão desses espaços é feita com logística integrada, coordenando todo o fluxo de materiais. Certamente, com informações ao longo da cadeia de suprimentos, incluindo serviços essenciais como gerenciamento de estoque, distribuição eficaz, crossdocking inteligente e rastreamento preciso de cargas.

Conheça o triciclo para logística urbana

TRICICLO PIAGGIO APÉ CARGO É NOVA SOLUÇÃO PARA ENTREGAS URBANAS

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui