A IRU (International Road Transport Union) reafirmou nesta semana seu papel como a principal entidade mundial do transporte rodoviário, ao promover mais uma edição da reunião do seu Conselho de Transporte de Mercadorias, realizada na última quinta-feira, 8 de maio de 2025, no Hotel InterContinental, em Genebra, na Suíça. A conferência, que reuniu lideranças do setor de diversos continentes, contou com destaque para a participação brasileira, por meio da NTC&Logística, maior associação representativa do transporte de cargas do Brasil.
A entidade foi representada pelo seu presidente, Eduardo Rebuzzi, e pelo vice-presidente extraordinário de Relações Internacionais, Danilo Guedes, que atuaram ativamente nos debates e nas apresentações. A presença brasileira é importante para mostrar a nossa importância no protagonismo do país nas discussões sobre temas como digitalização, segurança, conectividade regional, descarbonização e a escassez global de motoristas profissionais. Aliás, é hora de o Brasil fazer parte das pesquisas realizadas pela IRU sobre a escassez de motoristas e perfil, pois, a Argentina é o único país da América do Sul a fazer parte desta pesquisa.
Nova pesquisa da IRU: reduz número de motoristas profissionais jovens
Brasil em destaque
Durante o evento, o presidente Eduardo Rebuzzi apresentou o Sistema Transporte Brasileiro, com foco nas atuações da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do SEST SENAT, do Instituto de Transporte e Logística (ITL) e da própria NTC&Logística. Fundada em 1963 e associada à IRU desde 1970, a NTC foi destacada como elo estratégico entre o setor empresarial brasileiro e as decisões globais de transporte rodoviário de cargas.

“Participar de uma reunião como esta, diante de representantes dos cinco continentes, é uma oportunidade única de mostrar a força do transporte brasileiro, compartilhar nossos avanços e reforçar o compromisso com a integração e a inovação global”, afirmou Rebuzzi.
Ele também destacou que a NTC representa institucionalmente mais de 200 mil empresas de transporte rodoviário de cargas em todo o Brasil e uma frota superior a 1 milhão de caminhões, com uma forte atuação política e técnica junto ao Congresso Nacional, ministérios, agências reguladoras, governos e iniciativa privada. Entre suas prioridades estão infraestrutura, regulação, inovação, sustentabilidade e a competitividade do setor.
Convênio TIR e integração sul-americana
Já o vice-presidente Danilo Guedes teve a missão de apresentar os avanços do Brasil em relação ao Convênio TIR — sistema internacional de trânsito aduaneiro gerido pela IRU, que facilita o transporte de mercadorias entre fronteiras. O projeto, desenvolvido com o apoio da NTC&Logística, busca modernizar e agilizar operações internacionais, fortalecendo a competitividade do país no comércio exterior.
A reunião também contou com a presença de Radu Dinescu, presidente da IRU, e Umberto de Pretto, secretário-geral da entidade, além de diretores e especialistas de diversos países. Um dos pontos altos do evento foi o painel sobre o Corredor Bioceânico Sul-Americano, rota estratégica que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico por meio da integração logística entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
Fortalecimento institucional e internacionalização
Como parte da agenda institucional, Rebuzzi e Guedes entregaram aos representantes da IRU um dossiê completo com informações sobre a NTC&Logística, incluindo as ações das Câmaras Técnicas da entidade e da COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos, que atua em todo o território nacional promovendo a renovação de lideranças no setor.
A apresentação também destacou o Sistema Transporte Brasileiro, composto pela CNT, SEST SENAT e ITL — pilares que estruturam a formação profissional, o desenvolvimento técnico e a representação política do setor no Brasil.
Um elo entre o Brasil e o mundo
A participação da NTC&Logística em Genebra representou mais do que presença institucional. Reafirmou o compromisso do Brasil com a construção de soluções logísticas de impacto global, alinhadas aos desafios contemporâneos da mobilidade, conectividade e sustentabilidade.
Ao consolidar sua atuação junto à IRU, a NTC reforça seu papel como interlocutora estratégica do setor de transporte rodoviário de cargas brasileiro no cenário internacional — e como protagonista na busca por um sistema logístico mais integrado, moderno e competitivo.