sexta-feira, junho 20, 2025

IRU debate futuro do transporte e Brasil pode ter papel de destaque

A IRU (International Road Transport Union) reafirmou nesta semana seu papel como a principal entidade mundial do transporte rodoviário, ao promover mais uma edição da reunião do seu Conselho de Transporte de Mercadorias, realizada na última quinta-feira, 8 de maio de 2025, no Hotel InterContinental, em Genebra, na Suíça. A conferência, que reuniu lideranças do setor de diversos continentes, contou com destaque para a participação brasileira, por meio da NTC&Logística, maior associação representativa do transporte de cargas do Brasil.

A entidade foi representada pelo seu presidente, Eduardo Rebuzzi, e pelo vice-presidente extraordinário de Relações Internacionais, Danilo Guedes, que atuaram ativamente nos debates e nas apresentações. A presença brasileira é importante para mostrar a nossa importância no protagonismo do país nas discussões sobre temas como digitalização, segurança, conectividade regional, descarbonização e a escassez global de motoristas profissionais. Aliás, é hora de o Brasil fazer parte das pesquisas realizadas pela IRU sobre a escassez de motoristas e perfil, pois, a Argentina é o único país da América do Sul a fazer parte desta pesquisa.

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Nova pesquisa da IRU: reduz número de motoristas profissionais jovens

Brasil em destaque

Durante o evento, o presidente Eduardo Rebuzzi apresentou o Sistema Transporte Brasileiro, com foco nas atuações da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do SEST SENAT, do Instituto de Transporte e Logística (ITL) e da própria NTC&Logística. Fundada em 1963 e associada à IRU desde 1970, a NTC foi destacada como elo estratégico entre o setor empresarial brasileiro e as decisões globais de transporte rodoviário de cargas.

IRU
Da esquerda para a direita, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi; o presidente da IRU, Radu Dinescu; o vice-presidente extraordinário de Transporte Internacional, Danilo Guedes, e o secretário-geral da IRU, Umberto de Pretto

Participar de uma reunião como esta, diante de representantes dos cinco continentes, é uma oportunidade única de mostrar a força do transporte brasileiro, compartilhar nossos avanços e reforçar o compromisso com a integração e a inovação global, afirmou Rebuzzi.

Ele também destacou que a NTC representa institucionalmente mais de 200 mil empresas de transporte rodoviário de cargas em todo o Brasil e uma frota superior a 1 milhão de caminhões, com uma forte atuação política e técnica junto ao Congresso Nacional, ministérios, agências reguladoras, governos e iniciativa privada. Entre suas prioridades estão infraestrutura, regulação, inovação, sustentabilidade e a competitividade do setor.

Convênio TIR e integração sul-americana

Já o vice-presidente Danilo Guedes teve a missão de apresentar os avanços do Brasil em relação ao Convênio TIR — sistema internacional de trânsito aduaneiro gerido pela IRU, que facilita o transporte de mercadorias entre fronteiras. O projeto, desenvolvido com o apoio da NTC&Logística, busca modernizar e agilizar operações internacionais, fortalecendo a competitividade do país no comércio exterior.

A reunião também contou com a presença de Radu Dinescu, presidente da IRU, e Umberto de Pretto, secretário-geral da entidade, além de diretores e especialistas de diversos países. Um dos pontos altos do evento foi o painel sobre o Corredor Bioceânico Sul-Americano, rota estratégica que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico por meio da integração logística entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Fortalecimento institucional e internacionalização

Como parte da agenda institucional, Rebuzzi e Guedes entregaram aos representantes da IRU um dossiê completo com informações sobre a NTC&Logística, incluindo as ações das Câmaras Técnicas da entidade e da COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos, que atua em todo o território nacional promovendo a renovação de lideranças no setor.

A apresentação também destacou o Sistema Transporte Brasileiro, composto pela CNT, SEST SENAT e ITL — pilares que estruturam a formação profissional, o desenvolvimento técnico e a representação política do setor no Brasil.

Um elo entre o Brasil e o mundo

A participação da NTC&Logística em Genebra representou mais do que presença institucional. Reafirmou o compromisso do Brasil com a construção de soluções logísticas de impacto global, alinhadas aos desafios contemporâneos da mobilidade, conectividade e sustentabilidade.

Ao consolidar sua atuação junto à IRU, a NTC reforça seu papel como interlocutora estratégica do setor de transporte rodoviário de cargas brasileiro no cenário internacional — e como protagonista na busca por um sistema logístico mais integrado, moderno e competitivo.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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