O objetivo deste artigo – que estará em constante atualização – é registrar os investimentos no Brasil, que podem, direta ou indiretamente, gerar mais demanda de transportes. Nesta última atualização, temos investimentos do governo do Estado de São Paulo. Confira!
Timbro inaugura centro logístico em Cariacica (ES) para armazenar e distribuir máquinas pesadas importadas
A Timbro, empresa com forte atuação nos segmentos de importação e distribuição, acaba de inaugurar um novo centro logístico em Cariacica, na região metropolitana de Vitória (ES). O espaço foi concebido para armazenar e distribuir máquinas pesadas importadas, como escavadeiras, britadeiras, caminhões fora de estrada e guindastes.
Com uma área inicial de 15 mil metros quadrados, o centro logístico nasce com um projeto de expansão já delineado, que prevê atingir até 45 mil metros quadrados nos próximos anos. O objetivo é atender à crescente demanda do setor, ao mesmo tempo em que otimiza os processos logísticos da empresa, garantindo maior eficiência no recebimento, movimentação e entrega dos equipamentos no território nacional. O valor investido na nova estrutura não foi divulgado.
A nova estrutura se soma, portanto, a outro importante investimento realizado pela companhia em 2024. Também em Cariacica: um moderno centro automotivo. Com área total de 250 mil metros quadrados. Fruto de um transporte de R$ 25 milhões, o espaço é, assim, dedicado à preparação de veículos. Com estrutura completa de PDI (Inspeção Pré-Entrega). Incluindo cabine de pintura. E capacidade para receber, de fato, até 12 mil automóveis simultaneamente.
Mais galpões para cabotagem
A Costa Brasil, operadora de transporte multimodal, planeja, portanto, investir R$ 15 milhões em 2025. Para expandir suas soluções logísticas e infraestrutura. Dobrando, assim, uma média anual de R$ 7,5 milhões investida nos últimos quatro anos. Após um crescimento de receita de 12% em 2024, atribuído à diversificação de serviços e inteligência operacional. A empresa busca, consequentemente, fortalecer sua atuação em áreas estratégicas. Como o transporte porta a porta e operações multimodais. Entre seus destaques estão, por exemplo, as novas aquisições para a operação em Manaus. Onde expandiu a capacidade do complexo para mais de 30.000 m². E a ampliação do terminal em Cubatão. Para atender, de fato, as demandas do Porto de Santos.
Líder no segmento de cabotagem, a Costa Brasil movimentou mais de 14 mil TEUs em 2024, com cargas de setores variados como siderurgia, plástico e varejo, operando em portos de Norte a Sul do Brasil. Além disso, a empresa investiu na modernização de seu armazém em Guarulhos, voltado para cargas fracionadas. Com foco em inovação e eficiência, a Costa Brasil reforça seu compromisso com soluções logísticas inteligentes e sustentáveis, consolidando sua liderança no mercado enquanto se prepara para atender às demandas futuras.
Programa “SP pra Toda Obra”
O Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) está prestes a passar por uma transformação significativa com o lançamento do novo programa de infraestrutura do Governo do Estado. Batizado de “SP pra Toda Obra”, o pacote prevê a modernização de estradas, rodovias, acessos e dispositivos viários em todo o território paulista, com impactos diretos na circulação de cargas e na competitividade da cadeia produtiva estadual.
Apontado como o maior programa de investimentos da história no sistema rodoviário paulista, o “SP pra Toda Obra” contempla mais de 2 mil intervenções em 480 municípios, abrangendo desde os principais corredores logísticos até trechos de acesso regional. Os recursos, que somam R$30 bilhões em aportes públicos e privados, deverão alavancar o desenvolvimento econômico de diversas regiões e preparar o estado para um novo ciclo de crescimento.
Outro aspecto relevante do programa é seu potencial de geração de empregos e estímulo à economia local. A estimativa do governo é que mais de 200 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, sejam criados com a execução das obras, beneficiando diferentes regiões e dinamizando o mercado de trabalho.
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Volkswagen amplia investimentos na América do Sul para R$ 20 bilhões
A Volkswagen anunciou a ampliação de seus investimentos na América do Sul para R$ 20 bilhões, reforçando sua confiança na região e expandindo seu plano de lançamentos. O valor inclui os R$ 16 bilhões já previstos para o Brasil até 2028 e mais US$ 580 milhões para a fábrica de General Pacheco, na Argentina, até 2029. A ofensiva de novos modelos subiu para 17 até 2029, incluindo híbridos, elétricos e veículos Total Flex. Entre os destaques, está a nova geração da Amarok, que começará a ser produzida na Argentina em 2027. O Brasil continua sendo o principal mercado da Volkswagen na América do Sul, registrando mais de 400 mil unidades vendidas em 2024.
Além dos novos modelos, os investimentos no Brasil contemplam avanços tecnológicos e sustentáveis nas quatro fábricas da marca, incluindo uma nova plataforma híbrida e um motor mais eficiente para veículos eletrificados. O SUVW Tera, produzido em Taubaté, é um dos principais lançamentos do ano, com exportações previstas para mais de 25 países.
Rota do Zebu
A rodovia conhecida como Rota do Zebu, no Triângulo Mineiro, passará por melhorias imediatas a partir desta sexta-feira (21), incluindo recuperação do pavimento, revitalização da sinalização e medidas de segurança. O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a importância dos investimentos federais, que somam R$ 60 bilhões para rodovias em Minas Gerais nos próximos anos, além de R$ 8,5 bilhões dedicados à concessão da Way-262, do Consórcio Rotas do Brasil, formado pela Way Brasil e a gestora de investimentos Kinea, beneficiando o escoamento da produção agropecuária e gerando 64 mil empregos diretos.
Com um contrato de concessão de 30 anos, a BR-262/MG terá diversas obras, como duplicações, regularizações de acesso, passarelas e pontos de ônibus, e contará com tecnologia 4G para usuários. O projeto visa melhorar a segurança viária, reduzir acidentes e impulsionar o desenvolvimento econômico das 20 cidades impactadas. Autoridades e a comunidade celebram os avanços, enquanto o governo federal reafirma o compromisso de solucionar gargalos históricos na infraestrutura brasileira.
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WEG vai investir R$ 2,66 bilhões para modernizar e ampliar produção
A multinacional catarinense WEG, com sede em Jaraguá do Sul, tem grandes planos para 2025 que vão impactar, que vão demandar mais serviços de transportes. A companhia anunciou que investirá R$ 2,66 bilhões, montante direcionado à modernização e ampliação de sua capacidade produtiva. Este valor é significativamente superior aos R$ 1,85 bilhão aplicados em 2024.

Aumento de produção vai gerar nova demanda por serviços de transportes
No Brasil, a WEG está focada na modernização e ampliação de suas plantas produtivas. As unidades de transformadores em Blumenau (SC) e Betim (MG) estão sendo renovadas, enquanto as fábricas de motores industriais em Jaraguá do Sul e de automação em Itajaí (SC) também passam por melhorias.
Os resultados financeiros de 2024 reforçam o otimismo da WEG. A empresa alcançou uma receita operacional líquida de R$ 38 bilhões, registrando um crescimento de 17% em relação ao ano anterior. O lucro líquido da companhia atingiu impressionantes R$ 6 bilhões, impulsionando a confiança em sua estratégia de negócios.
Copercampos investirá R$ 200 milhões em primeira usina de etanol de cereais em SC
A Copercampos anunciou, no final de fevereiro, um projeto para a construção da primeira usina de etanol à base de cereais em Santa Catarina. O empreendimento, que será instalado em Campos Novos (SC), receberá um investimento de R$ 200 milhões.
Além da produção de etanol de milho, a nova planta também fabricará subprodutos utilizados na formulação de rações. A cooperativa já obteve a Licença Ambiental Prévia de Instalação, um passo essencial para o início das obras. Quando entrar em operação, a unidade terá capacidade de produzir 36 milhões de litros de etanol de milho no primeiro ano. O projeto deve gerar 100 empregos diretos e outros 800 indiretos, impulsionando a economia da região.
Mais transporte de motos e componentes com investimento da marca Moto Morini
A demanda por transporte de motocicletas e componentes vai crescer entre a Zona Franca de Manaus, principal polo de produção de motocicletas. A marca italiana Moto Morini, que faz parte do grupo chinês Zhongneng, anunciou investimento de R$ 250 milhões no Brasil até 2027 para estruturar sua operação local e iniciar a produção de motocicletas no PIM, Polo Industrial de Manaus. Gunther Hofstatter, diretor de vendas e pós-vendas da empresa, disse em entrevista à Agência AutoData, informando que a produção no País começará em abril: “O grupo DBS será o nosso parceiro. Usaremos parte da sua fábrica para produzir nossas motocicletas e a linha de produção já está em fase final de instalação”.

A marca italiana italiana Moto Morini. No detalhe, Gunther Hofstatter, diretor de vendas e pós-vendas da empresa
A operação será em CKD, com as motocicletas desmontadas importadas da China seguindo para o Brasil. O primeiro lote está previsto para chegar em 20 de março e a expectativa é de iniciar a produção em abril, avançando na sequência com alguns testes de rodagem no para, depois, abastecer a rede em junho e iniciar as vendas.
Antes de iniciar a comercialização de suas motocicletas, a Morini fará sua estreia durante o Festival Interlagos 2025, na edição focada no segmento de duas rodas, que está marcada para maio. Após o evento a empresa abrirá em seu site o processo de pré-venda dos modelos que serão montados no País, a X-Cape 650 cc, a Seiemezzo 650 cc e a Calibro 700 cc.
A operação de vendas começará em junho com quatro concessionárias em São Paulo (SP), Campinas (SP), Brasília (DF) e Recife (PE). O diretor disse que, para 2026, o plano é avançar para os estados do Sul, chegando em 2027 com uma rede de dez a doze lojas, espalhadas por nove estados: “O Sul e o Sudeste concentram a maior parte das vendas, então, temos que focar mais nessas regiões”.
Para garantir agilidade nos serviços de pós-vendas a Morini fechou contrato de distribuição de suas peças com um grande parceiro local, que ainda não teve seu nome revelado, presente em 26 estados, garantindo a capilaridade necessária para que os clientes consigam encontrar as peças com facilidade.
Gigante do varejo expande galpões logísticos em 5.000% e aquece setor. Valorização deve chegar a 20%

Com o crescimento do e-commerce, grandes marcas do setor, como a Shopee, têm transformado o mercado imobiliário logístico e impulsionado a demanda e, consequentemente, a valorização dos ativos. No último trimestre, segundo a Buildings, empresa referência em inteligência de mercado imobiliário, a taxa de vacância foi de apenas 8,10%. No entanto, algumas empresas registraram índices ainda menores, como a Sort Investimentos, especializada no setor, que teve vacância de apenas 0,5% no período e um valor do metro quadrado superior a R$ 5.500, com projeção de valorização de 20% até o final deste ano.
A expansão acelerada das operações da Shopee, que em apenas cinco anos registrou crescimento de 5.000% na ocupação de espaços logísticos, é um reflexo direto dessa transformação. Ainda segundo a Buildings, a gigante do varejo já aluga 717 mil m² em 68 ocupações espalhadas pelo país, sendo 622 mil m² já em operação. Novas instalações em Itajaí, Guarulhos, Caxias e Distrito Federal mostram que a varejista tem ampliado sua malha de distribuição de forma agressiva.
“Estamos diante de uma oportunidade única, em que o crescimento do e-commerce, aliado à escassez de espaços disponíveis, deve impulsionar um novo ciclo de valorização no setor logístico”, afirma Douglas Curi, especialista na área e sócio da Sort Investimentos. Atualmente, a empresa administra R$ 8 bilhões em ativos, sendo R$ 3,5 bilhões apenas de galpões logísticos que somam mais de 553 mil metros quadrados.
Centro de Distribuição – transporte de cargas em geral
A Fulwood inaugurará este ano a primeira fase do condomínio de galpões Pouso Alegre Business Park. Este é o sexto empreendimento logístico e industrial de alto padrão da Fulwood em Minas Gerais, o que vai demandar mais serviços de transportes no Sul de Minas. Aliás, Localizado estrategicamente no quilômetro 74 da Rodovia Fernão Dias, principal via de ligação entre São Paulo e Belo Horizonte. O empreendimento contará, no total, com 79.746,22 m² de área construída para atender grandes e médias empresas dos setores de varejo, bem como, farmacêutica, alimentos e bebidas, autopeças, logística e indústrias leves.
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Além disso, no total, o condomínio contará com 138 docas, 30 vagas de carretas, 339 de carros e 49 vagas de motos. Com modulação flexível, que varia entre 4.914m² e 7992m², os espaços terão pé-direito livre de 12 metros, pisos com capacidade de armazenagem de até 6 toneladas por metro quadrado, permitindo múltiplas opções para a implantação de fábricas ou centros de distribuição.
Importação e distribuição – transporte de containers
Certamente com perspectiva de aumentar o faturamento em 25%, a Volda planeja importar mais peças da Ásia para comercializar no mercado de reposição nacional. Aliás, o que vai gerar mais transporte entre portos e centros de distribuição, depois até as oficinas. Segundo a empresa, o avanço será puxado por uma série de lançamentos que ampliarão seu portfólio de 1,7 mil itens para aproximadamente 2,2 mil até o fim do ano.
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Intralogística – transporte de equipamentos para galpões
A saber, cada investimento em galpões também gera a indústria de sistema de intralogística. A Águia Sistemas, empresa de fabricação de estruturas de armazenamento e integração de sistemas de movimentação e automação para intralogística, planeja, assim, alocar R$ 25 milhões em investimentos. Priorizando, portanto, produção, P&D e novas tecnologias. Já no início da operação, uma nova linha de produção equipada com tecnologia avançada de perfilação a frio e solda robotizada. Esta promete ampliar ainda mais a capacidade e a precisão operacional. Elevando, consequentemente, para 19 unidades de robôs nas linhas de produção. Em um cenário econômico que inspira cautela, a Águia Sistemas prevê, contudo, um crescimento de 12% a 20% para 2025. Impulsionado pela ampliação de portfólios e introdução de produtos complementares em automação. E continuar se posicionando como líder estratégico em mercados emergentes. Com a determinação de, de fato, continuar agregando valor para as operações dos clientes.
Rodovias – transporte de equipamentos e materiais de construção
A CCR RioSP está investindo R$ 1,4 bilhão para a implantação do sistema free flow – de cobrança automática em velocidade cruzeiro sem necessidade de praça de pedágio – na Rodovia Presidente Dutra, entre São Paulo e Arujá.
Transporte de automóveis
A Omni viabilizou a compra de veículos no montante de R$ 20 milhões para alugar para motoristas de aplicativos, como Uber e 99.
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Construção civil – transporte de materiais de construção
O Ministério dos Transportes publicou, nesta terça-feira (25), o edital de licitação para a duplicação de 42 quilômetros das rodovias BR-343/PI (Teresina-Altos) e BR-316/PI (Demerval Lobão-Monsenhor Gil), na região metropolitana de Teresina (PI). Com um investimento total de R$ 400 milhões. Sendo R$ 220 milhões destinados aos primeiros 20 quilômetros e R$ 180 milhões para os 22 quilômetros seguintes.