sexta-feira, maio 16, 2025

Mercedes-Benz lança chassi voltado para operações rurais e panorama do mercado de ônibus

A Frota News esteve na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP), para conferir de perto o lançamento do novo chassi de micro-ônibus LO 916R Fretamento Rural e Escolar Rural. Desenvolvido para enfrentar as exigentes condições das vias não pavimentadas do interior do país, o modelo representa mais um passo da marca no atendimento às operações rurais. Durante o evento, Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, apresentou também um panorama do mercado brasileiro de ônibus e as projeções da marca para 2025.

A Mercedes-Benz, com esse marco, posiciona-se como uma das principais impulsionadoras da eletrificação do transporte público no Brasil, reafirmando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

Mercado de ônibus em alta: projeções otimistas para 2025

O setor de ônibus vive um momento de recuperação e crescimento no Brasil. Em 2024, os números já indicam uma retomada sólida: foram emplacadas 23.200 unidades, 10% acima das 20.435 de 2023.

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E entre janeiro e março foram licenciados 5.509 ônibus, um avanço de 35% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados revelam uma forte presença da Mercedes-Benz em diversos nichos.

No segmento de micro-ônibus, foram comercializadas 251 unidades em um mercado total de 1.059 veículos, representando um crescimento modesto de 2%.

O mercado de ônibus urbanos movimentou 2.062 unidades, onde a Mercedes-Benz se destacou com a venda de 1.421 veículos, abocanhando uma expressiva participação de mercado de 70%. A fatia total deste segmento no mercado geral de ônibus foi de 15%.

O setor de fretamento apresentou um desempenho notável, com um crescimento de 70%, totalizando 657 unidades vendidas. Isso se deve muito ao pós-pandemia, pois as empresas ficaram todo o período da pandemia sem renovar frota. A Mercedes-Benz também se sobressaiu neste segmento, comercializando 328 ônibus e alcançando uma participação de 50%.

Em contrapartida, o segmento de ônibus rodoviários registrou uma retração de 20%, com um total de 471 unidades vendidas. Apesar da queda geral, a Mercedes-Benz manteve uma liderança com a venda de 264 unidades, detendo 56% de participação neste mercado.

O grande destaque positivo do trimestre ficou com o segmento de ônibus escolares graças ao Programa Caminho da Escola, que conta com recursos do Governo Federal. Este segmento experimentou um crescimento expressivo de 445%, com a comercialização de 1.260 unidades. Os dados detalhados sobre a participação da Mercedes-Benz neste nicho não foram especificados no levantamento, pois a Mercedes-Benz preferiu não participar da “guerra de preço” nas licitações públicas. No entanto, a empresa entregou 4.300 ônibus escolares no ano passado, que não foram adquiridos por meio do programa.

222 ônibus elétricos em operação no Brasil

Segundo os dados apresentados, a operação se divide em duas frentes principais:

  • 111 unidades produzidas diretamente pela Mercedes-Benz. A carroceria pode ser Marcopolo ou Caio.
  • 111 unidades desenvolvidas em parceria com a Eletra, empresa especializada em soluções de eletromobilidade. Mercedes-Benz fornece os chassis e os eixos, a Eletra, o trem de força elétrico. A Caio faz o encarroçamento.

Esses veículos estão distribuídos em diversas cidades brasileiras, com destaque para a Região Sudeste. A cidade de São Paulo lidera com 106 ônibus elétricos, reforçando seu compromisso com a redução de emissões no transporte público. Outras cidades que também fazem parte dessa nova realidade incluem:

  • 12 unidades em São Paulo (SP) (possivelmente de outra frota complementar); 8 unidades em Salvador (BA); 8 unidades em Vitória (ES); 3 unidades em Bertioga (SP); 2 unidades em São Bernardo do Campo (SP); 1 unidade em Porto Alegre (RS); e 1 unidade em Belém (PA).

A parceria com a Eletra também se destaca pela presença visual na imagem, com veículos nas cores verde e preto representando as duas empresas que lideram o projeto. O mapa apresentado reforça o alcance nacional da iniciativa, mostrando como o transporte elétrico começa a ganhar espaço em diferentes regiões brasileiras.

Perspectivas para até o fim do ano

Para 2025, Walter Barbosa projeta entre 22.000 e 25.000 unidades emplacadas até o fim do ano, com destaque para o segmento escolar, que deve atingir 6.000 unidades.

Lançamento para estradas de terra

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O chassi LO 916R é 8 cm mais alto do que a geração Euro 5 e conta com diversos reforços para operações severas. Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

Com esse cenário, a chegada do LO 916R vem ao encontro de uma demanda real por soluções específicas para o transporte em regiões rurais, especialmente em locais com pouca ou nenhuma pavimentação. A demanda pelo fretamento rural vem das grandes mineradoras, como a Vale; e o Escolar, o programa Caminho da Escola.

Baseado no consagrado chassi LO 916, o novo LO 916R foi projetado para garantir robustez, durabilidade e conforto em vias de terra, atoleiros e terrenos irregulares. Equipado com motor OM 924 LA de 163 cv e torque de 610 Nm, o modelo conta com câmbio manual Eaton de seis marchas com acionamento por cabo, suspensão metálica com molas parabólicas e altura elevada em relação ao solo — 40 mm acima do modelo urbano.

O chassi tem entre-eixos de 4.800 mm e PBT de 9,4 toneladas, podendo receber carroçarias de até 9,2 metros. A configuração permite transportar até 32 passageiros, além de contar com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), que garante acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Segurança e performance para o transporte no campo

A Mercedes-Benz equipou o LO 916R com um pacote completo de tecnologias de segurança, incluindo:

  • Freio motor auxiliar Top Brake
  • Sistema de freio a tambor com ar comprimido
  • ABS, ASR e ESP (controle eletrônico de estabilidade)
  • Auxílio de partida em rampa
  • Freio de parada acionado pela abertura de portas

O modelo também traz bloqueio de diferencial automático no eixo traseiro e pneus de perfil misto (terra + asfalto), com maior banda de rodagem, reforçando sua vocação para operações em áreas rurais, zonas agrícolas e rotas escolares em estradas secundárias.

Mais serviços

A estratégia da marca também se apoia em soluções integradas, como o sistema de telemetria FleetBus, agora item de série em toda a linha de ônibus, além de serviços de pós-venda, planos de manutenção e a nova assistência técnica 24 horas para modelos urbanos.

Articulado elétrico

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Mercedes-Benz e500UA

Em paralelo ao marco das 222 unidades já em operação, a Mercedes-Benz reforça o desenvolvimento e a expansão de sua linha de chassis 100% elétricos. Um dos destaques mais recentes é o eO500UA, chassi articulado elétrico em fase de testes operacionais, e a produção nacional prevista ainda para o final deste ano ou início do próximo.

O diferencial do eO500UA está em sua capacidade de transportar um número significativamente maior de passageiros, com foco em corredores exclusivos e linhas troncais de alta demanda. Isso o torna uma solução estratégica para centros urbanos densos, como São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais que enfrentam desafios logísticos e ambientais relacionados ao transporte de massa.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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