A Frota News esteve na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP), para conferir de perto o lançamento do novo chassi de micro-ônibus LO 916R Fretamento Rural e Escolar Rural. Desenvolvido para enfrentar as exigentes condições das vias não pavimentadas do interior do país, o modelo representa mais um passo da marca no atendimento às operações rurais. Durante o evento, Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, apresentou também um panorama do mercado brasileiro de ônibus e as projeções da marca para 2025.
A Mercedes-Benz, com esse marco, posiciona-se como uma das principais impulsionadoras da eletrificação do transporte público no Brasil, reafirmando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.
Mercado de ônibus em alta: projeções otimistas para 2025
O setor de ônibus vive um momento de recuperação e crescimento no Brasil. Em 2024, os números já indicam uma retomada sólida: foram emplacadas 23.200 unidades, 10% acima das 20.435 de 2023.
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E entre janeiro e março foram licenciados 5.509 ônibus, um avanço de 35% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados revelam uma forte presença da Mercedes-Benz em diversos nichos.
No segmento de micro-ônibus, foram comercializadas 251 unidades em um mercado total de 1.059 veículos, representando um crescimento modesto de 2%.
O mercado de ônibus urbanos movimentou 2.062 unidades, onde a Mercedes-Benz se destacou com a venda de 1.421 veículos, abocanhando uma expressiva participação de mercado de 70%. A fatia total deste segmento no mercado geral de ônibus foi de 15%.
O setor de fretamento apresentou um desempenho notável, com um crescimento de 70%, totalizando 657 unidades vendidas. Isso se deve muito ao pós-pandemia, pois as empresas ficaram todo o período da pandemia sem renovar frota. A Mercedes-Benz também se sobressaiu neste segmento, comercializando 328 ônibus e alcançando uma participação de 50%.
Em contrapartida, o segmento de ônibus rodoviários registrou uma retração de 20%, com um total de 471 unidades vendidas. Apesar da queda geral, a Mercedes-Benz manteve uma liderança com a venda de 264 unidades, detendo 56% de participação neste mercado.
O grande destaque positivo do trimestre ficou com o segmento de ônibus escolares graças ao Programa Caminho da Escola, que conta com recursos do Governo Federal. Este segmento experimentou um crescimento expressivo de 445%, com a comercialização de 1.260 unidades. Os dados detalhados sobre a participação da Mercedes-Benz neste nicho não foram especificados no levantamento, pois a Mercedes-Benz preferiu não participar da “guerra de preço” nas licitações públicas. No entanto, a empresa entregou 4.300 ônibus escolares no ano passado, que não foram adquiridos por meio do programa.
222 ônibus elétricos em operação no Brasil
Segundo os dados apresentados, a operação se divide em duas frentes principais:
- 111 unidades produzidas diretamente pela Mercedes-Benz. A carroceria pode ser Marcopolo ou Caio.
- 111 unidades desenvolvidas em parceria com a Eletra, empresa especializada em soluções de eletromobilidade. Mercedes-Benz fornece os chassis e os eixos, a Eletra, o trem de força elétrico. A Caio faz o encarroçamento.
Esses veículos estão distribuídos em diversas cidades brasileiras, com destaque para a Região Sudeste. A cidade de São Paulo lidera com 106 ônibus elétricos, reforçando seu compromisso com a redução de emissões no transporte público. Outras cidades que também fazem parte dessa nova realidade incluem:
- 12 unidades em São Paulo (SP) (possivelmente de outra frota complementar); 8 unidades em Salvador (BA); 8 unidades em Vitória (ES); 3 unidades em Bertioga (SP); 2 unidades em São Bernardo do Campo (SP); 1 unidade em Porto Alegre (RS); e 1 unidade em Belém (PA).
A parceria com a Eletra também se destaca pela presença visual na imagem, com veículos nas cores verde e preto representando as duas empresas que lideram o projeto. O mapa apresentado reforça o alcance nacional da iniciativa, mostrando como o transporte elétrico começa a ganhar espaço em diferentes regiões brasileiras.
Perspectivas para até o fim do ano
Para 2025, Walter Barbosa projeta entre 22.000 e 25.000 unidades emplacadas até o fim do ano, com destaque para o segmento escolar, que deve atingir 6.000 unidades.
Lançamento para estradas de terra

Com esse cenário, a chegada do LO 916R vem ao encontro de uma demanda real por soluções específicas para o transporte em regiões rurais, especialmente em locais com pouca ou nenhuma pavimentação. A demanda pelo fretamento rural vem das grandes mineradoras, como a Vale; e o Escolar, o programa Caminho da Escola.
Baseado no consagrado chassi LO 916, o novo LO 916R foi projetado para garantir robustez, durabilidade e conforto em vias de terra, atoleiros e terrenos irregulares. Equipado com motor OM 924 LA de 163 cv e torque de 610 Nm, o modelo conta com câmbio manual Eaton de seis marchas com acionamento por cabo, suspensão metálica com molas parabólicas e altura elevada em relação ao solo — 40 mm acima do modelo urbano.
O chassi tem entre-eixos de 4.800 mm e PBT de 9,4 toneladas, podendo receber carroçarias de até 9,2 metros. A configuração permite transportar até 32 passageiros, além de contar com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), que garante acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Segurança e performance para o transporte no campo
A Mercedes-Benz equipou o LO 916R com um pacote completo de tecnologias de segurança, incluindo:
- Freio motor auxiliar Top Brake
- Sistema de freio a tambor com ar comprimido
- ABS, ASR e ESP (controle eletrônico de estabilidade)
- Auxílio de partida em rampa
- Freio de parada acionado pela abertura de portas
O modelo também traz bloqueio de diferencial automático no eixo traseiro e pneus de perfil misto (terra + asfalto), com maior banda de rodagem, reforçando sua vocação para operações em áreas rurais, zonas agrícolas e rotas escolares em estradas secundárias.
Mais serviços
A estratégia da marca também se apoia em soluções integradas, como o sistema de telemetria FleetBus, agora item de série em toda a linha de ônibus, além de serviços de pós-venda, planos de manutenção e a nova assistência técnica 24 horas para modelos urbanos.
Articulado elétrico

Em paralelo ao marco das 222 unidades já em operação, a Mercedes-Benz reforça o desenvolvimento e a expansão de sua linha de chassis 100% elétricos. Um dos destaques mais recentes é o eO500UA, chassi articulado elétrico em fase de testes operacionais, e a produção nacional prevista ainda para o final deste ano ou início do próximo.
O diferencial do eO500UA está em sua capacidade de transportar um número significativamente maior de passageiros, com foco em corredores exclusivos e linhas troncais de alta demanda. Isso o torna uma solução estratégica para centros urbanos densos, como São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais que enfrentam desafios logísticos e ambientais relacionados ao transporte de massa.
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