segunda-feira, maio 20, 2024

IJCA OFERECE OPORTUNIDADES EM PROJETOS SOCIAIS EM SÃO PAULO E NO RIO

O Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), sediado em Niterói, Rio de Janeiro, atua há mais de 18 anos na área de educação e promove cursos gratuitos para os jovens da Região metropolitana Leste Fluminense (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá), como o Fortalecendo Trajetórias e o Oficina do Ensino, oferecendo oportunidades de cursos profissionais e reforço escolar. O Grupo JCA é a maior transportadora rodoviário de passageiros do Brasil, com controladora de empresas como Viação Cometa e Auto Viação 1001, entre outras.

Nos siga no LinkedIn!

Com apoio das suas controladas, o IJCA apoia ou desenvolve projetos de arte, cultura e educação que combinam ações de mobilidade com a apropriação dos territórios e espaços culturais, inclusive em São Paulo.

Em São Paulo

Uma das iniciativas em que o Instituto atua como parceiro estratégico é o Projeto Gira de Empreendedorismo e Auto-gestão. O objetivo é promover encontros com vários temas sobre gestão, voltados para artistas e coletivos artísticos da zona norte de São Paulo. As inscrições estão abertas até o dia 6 de julho no site https://abanca.rds.land/gira-de-empreendedorismo-e-auto-gestao-2023.

Na área cultural, a Viação Cometa e o Instituto JCA organizaram um calendário gratuito de teatro nas escolas públicas do Parque Vila Maria, em São Paulo, retomado no ano de 2022. Durante esses seis anos de atividades, 19 mil pessoas participaram de 33 iniciativas patrocinadas, em parceria com 28 organizações locais e 11 produtoras, mobilizando um total de R$4,49 milhões em recursos.

Por meio da articulação do IJCA, a Viação Cometa patrocina dois projetos voltados para a prática esportiva em escolas da região mencionada anteriormente. Os projetos são realizados pela Favorita Cultura & Esporte e incluem aulas e rodas de capoeira (Esporte e Cidadania) e treinos de taekwondo (Taekwondo Educação e Progresso).

VWCO: A VANTAGEM DE TER NASCIDO E CRESCIDO NO BRASIL, E SAIR PARA O MUNDO

“Mais do que os benefícios no desenvolvimento psicomotor e na melhora do condicionamento físico, os jovens e os educadores das escolas relatam melhorias significativas em aspectos como autoestima, capacidade de concentração, maturidade e respeito às regras e à coletividade, além de uma visível melhora no desempenho escolar”, afirma Maysa Gil, gerente executiva do IJCA.

Um elemento que conecta todas essas ações é algo que faz parte do DNA das empresas: a mobilidade. Mover pessoas de um lugar para outro é uma forma de descrever o trabalho realizado no setor de transportes. Mas não se trata apenas de deslocamento físico. Mover está relacionado à “emoção” e “emocionar”; também está presente em “mobilizar”, no sentido de provocar e tirar da passividade. Todos esses significados e muitos outros são contemplados em projetos que levam as artes até as pessoas e as pessoas até as artes.

No Rio de Janeiro

Destaca-se, no Rio de Janeiro, a parceria com o Galpão Bela Maré, que recebe o apoio logístico da Autoviação 1001 (com a articulação do IJCA) há quase 10 anos, garantindo a chegada da cultura a diversos públicos e territórios.

Em mais uma parceria de trabalho, o IJCA recebeu em sua sede o Projeto Empreender & Transformar, uma iniciativa em parceria entre a Besouro de Fomento Social e o Sebrae. O foco foi capacitar pequenos empreendedores e estimular o desenvolvimento social e econômico no país, promovendo a geração de renda e a autonomia financeira dos participantes. 60 jovens participaram da iniciativa, que ocorreu de 12 a 16 de junho (todas as vagas foram preenchidas).

A sede do IJCA está localizada na Rodovia Amaral Peixoto, 2504 – Baldeador, Niterói/RJ. Saiba mais sobre o IJCA em www.ijca.org.br e nas redes sociais (@instituto.jca).

- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui