sexta-feira, maio 16, 2025

Hyundai revela novo caminhão XCIENT Fuel Cell e estação de abastecimento

Dizem que os caminhões movidos à hidrogênio são para o futuro. Esta visão é uma verdade para o mercado brasileiro, pois em alguns outros, já é uma realidade de 2025. A Hyundai Motor Company apresentou, durante a ACT Expo 2025, o novo caminhão pesado XCIENT Fuel Cell Classe-8, desenvolvido especialmente para o mercado norte-americano.  

Antes de tudo, vamos entender que os caminhões Classe 8 nos Estados Unidos são equivalentes aos nossos cavalos mecânicos pesados, e que este novo XCIENT Fuel Cell já foi apresentado no final de 2023 como conceito e, agora, como produto comercial. E, ainda, que toda essa expertise em caminhões a hidrogênio deverá ser utilizada pela Iveco, já que as duas empresas possuem um acordo de parceria compartilhamento de tecnologias e novos produtos. 

Tecnologia de ponta para um mercado exigente

O novo XCIENT Fuel Cell chega agora com especificações robustas e adaptadas às exigências do transporte pesado norte-americano. Trata-se do primeiro caminhão Classe-8 movido a hidrogênio produzido em série no mundo, equipado com: 

  • Sistema de célula de combustível de 180 kW, com duas pilhas de 90 kW; 
  • Motor elétrico de 350 kW, com torque de 2.237 Nm; 
  • Bateria de tração de 72 kWh e 10 tanques de hidrogênio com capacidade combinada de 68 kg; 
  • Autonomia estimada de mais de 700 km em condições ideais. 

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O caminhão também incorpora um pacote completo de tecnologias ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista), que elevam os padrões de segurança e conforto, além de um painel digital e infotainment de última geração. 

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Segundo Ken Ramirez, vice-presidente executivo da Hyundai Motor Company, a proposta é clara: oferecer soluções prontas para operação real, combinando tecnologia de ponta com a confiabilidade e a escalabilidade necessárias para aplicações comerciais em larga escala. 

Ecossistema de hidrogênio em operação: realidade nos EUA

Mais do que promessas, a Hyundai chegou à ACT Expo com resultados concretos. No norte da Califórnia, por meio do Projeto NorCAL ZERO, já estão em operação 30 unidades do XCIENT Fuel Cell nos portos de Oakland e Richmond. Em menos de um ano, essa frota já ultrapassou 700 mil milhas rodadas, configurando a maior implantação de caminhões pesados a hidrogênio em atividade na América do Norte. 

Outro exemplo emblemático vem da fábrica Metaplant America (HMGMA), em Savannah (Geórgia), onde 21 caminhões XCIENT realizam quase metade da logística interna e externa, em um circuito fechado que consome hidrogênio produzido no local — uma prévia funcional do que pode se tornar o modelo padrão de logística descarbonizada no futuro. 

Infraestrutura em expansão e parcerias estratégicas

Para suportar essa nova cadeia logística, a Hyundai anunciou na ACT Expo a criação da HTWO Energy Savannah, primeira estação de abastecimento de hidrogênio e recarga elétrica voltada a caminhões Classe-8. O projeto, em parceria com a HydroFleet e a Capital Development Partners, deve ser inaugurado até o final de 2025, nas proximidades da HMGMA. 

A iniciativa posiciona a Hyundai não apenas como fornecedora de veículos, mas como um player estratégico em toda a cadeia de valor do hidrogênio, do reabastecimento à operação em campo. 

Visão de futuro: logística limpa como diferencial competitivo

O que a Hyundai revelou em Anaheim vai além da engenharia veicular. A marca vem estruturando uma visão integrada e operacional da mobilidade a hidrogênio, pautada por parcerias, tecnologia escalável e testes em condições reais. Isso a coloca em uma posição única para liderar a logística limpa no continente — com potencial de exportar esse modelo para outras regiões do mundo. 

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A experiência com o XCIENT Fuel Cell na ACT Expo 2025, incluindo test drives oferecidos ao público e à imprensa especializada, reforça a confiança da empresa em sua tecnologia e sua capacidade de escalar esse modelo para diferentes frotas e operações logísticas. 

A transição energética não é mais apenas um plano futuro: já está em curso, e a Hyundai quer estar na liderança. 

 

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