O prestigiado Guia MICHELIN apresentou nesta segunda-feira, 12 de maio, sua aguardada seleção 2025 para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Em uma cerimônia realizada no luxuoso hotel Rosewood São Paulo, foram anunciados os novos destaques da gastronomia brasileira, que inclui quatro novos restaurantes agraciados com uma Estrela MICHELIN — dois em cada cidade — além de novos nomes nas categorias Bib Gourmand e Recomendados.
No total, o guia recomenda agora 149 restaurantes, dos quais 18 são estreantes na seleção deste ano. A edição especial também marca os 125 anos de fundação da publicação francesa, símbolo mundial de excelência gastronômica.
Com a chegada de Casa 201 e Oseille, no Rio de Janeiro, e KANOE e Ryo Gastronomia, em São Paulo, o Brasil passa a contar com 20 estabelecimentos detentores de uma Estrela MICHELIN.
Leia também:
Kia PV5 de passageiros e furgão já tem preço e pode vir para o Brasil
Do caos à leveza: evento em São Paulo promete transformar o jeito de empreender
Já pensou em uma hotelaria sustentável?
Casa 201 (Rio de Janeiro) – Localizado no Jardim Botânico, o restaurante do chef João Paulo Frankenfeld oferece um menu degustação sazonal, com toques franceses e foco em ingredientes brasileiros. A proposta delicada e autoral reflete sua formação no Institut Paul Bocuse, na França, e sua experiência no Le Cordon Bleu.
Roteiro Automotivo: Explorando a conexão entre transporte, gastronomia e entretenimento
Oseille (Rio de Janeiro) – Comandado por Thomas Troisgros, herdeiro de uma linhagem de chefs franceses renomados, o restaurante funciona acima do já conhecido Toto. A cozinha aberta e o balcão em “U” permitem uma experiência imersiva, com pratos que combinam técnica francesa e insumos locais.
KANOE (São Paulo) – No coração do bairro Jardins, o restaurante japonês do chef Tadashi Shiraishi propõe um refinado menu Omakase, servido em um balcão para apenas nove pessoas. O cuidado extremo com cada ingrediente e a atmosfera intimista conquistaram os inspetores do guia.
Ryo Gastronomia (São Paulo) – Após uma ampla renovação, o restaurante comandado pelo chef Edson Yamashita volta à lista de estrelados, com sua proposta de menu Omakase que combina precisão, respeito aos ingredientes e técnica japonesa refinada.
Biestrelados mantêm posição de destaque
Cinco dos mais respeitados restaurantes do país renovaram suas duas Estrelas MICHELIN, reconhecimento que sinaliza uma cozinha excepcional, pela qual “vale a pena fazer um desvio”. São eles:
- D.O.M. (São Paulo)
- Evvai (São Paulo)
- Lasai (Rio de Janeiro)
- Oro (Rio de Janeiro)
- Tuju (São Paulo)
Estrela Verde: compromisso com a sustentabilidade
Os três restaurantes detentores da Estrela Verde MICHELIN, que reconhece práticas sustentáveis na gastronomia, também mantiveram suas distinções. Todos estão em São Paulo: A Casa do Porco, Corrutela e Tuju, reafirmando a cidade como polo de inovação e consciência ambiental no setor.
Cinco novos Bib Gourmand celebram o bom custo-benefício
A categoria que valoriza restaurantes com excelente relação entre qualidade e preço recebeu cinco novos representantes, todos em São Paulo:
- A Casa do Porco
- Cepa
- Clandestina
- Jacó
- Manioca da Mata
Com essas adições, o Brasil agora conta com 40 Bib Gourmand, sendo 33 em São Paulo e 7 no Rio.
12 novos restaurantes Recomendados ampliam a oferta gastronômica
A categoria “Recomendado” também cresceu, com 12 novos nomes que reforçam a diversidade e qualidade da cena gastronômica nacional. Agora são 84 restaurantes reconhecidos com essa menção: 30 no Rio e 54 em São Paulo.
No Rio de Janeiro:
- Babbo Osteria
- OCYÁ Ilha
- Quinta da Henriqueta
- Rufino Parrilla
Em São Paulo:
- Cala del Tanit
- Giulietta Carni
- Goya Zushi
- Le Jardin
- Marena Cucina
- Sal Gastronomia
- Shin Zushi
- Trattorita Evvai
Reconhecimento a talentos da hospitalidade: os prêmios especiais MICHELIN 2025
Além das tradicionais distinções, o Guia MICHELIN homenageou profissionais que se destacam em suas áreas com prêmios especiais:
- Prêmio Jovem Chef – Iago Jacomussi, do restaurante Jacó (SP), pela cozinha brasileira moderna e técnica aos 26 anos.
- Prêmio Sommelier – Marcelo da Fonseca Lopes Costa, do Evvai (SP), por sua abordagem elegante e apaixonada à harmonização.
- Prêmio de Serviço – Rodrigo Cavalcante, maître do Tuju (SP), pela excelência, discrição e precisão no atendimento.