sexta-feira, julho 11, 2025

Grupos Águia Branca e JCA criam a BusCo para competir com Buser e FlixBus

Em resposta à revolução digital no transporte rodoviário e à pressão exercida por plataformas disruptivas como Buser, Wemobi e FlixBus, os tradicionais grupos Águia Branca e JCA decidiram unir forças para criar sua própria startup de mobilidade: a BusCo. Com lançamento previsto para o segundo semestre, a nova empresa nasce como uma mobitech low-cost voltada ao público de menor poder aquisitivo, apostando em tecnologia, eficiência operacional e preços acessíveis.

A proposta é clara: oferecer uma alternativa digital competitiva e regulada no mercado de transporte interestadual, com viagens em ônibus das próprias viações dos dois grupos. Segundo simulação da Frota News, na rota entre Belo Horizonte e São Paulo, a BusCo começa com categorias Executivo e Semileito, ao passo que concorrentes como a Buser já operam também com modelos Cama Leito Double Decker (DD), como os luxuosos veículos da Levare.

Leia também:

A experiência de viajar em ônibus de luxo DD pelo aplicativo da Buser

Por que anunicar na plataforma Frota News?

VIX Logística renova frota com 71 veículos Marcopolo

Roteiro Automotivo: Explorando a conexão entre mobilidade, gastronomia e entretenimento

Apesar da oferta inicial mais enxuta, a expectativa é de expansão. A operação começa com mais de 40 ônibus circulando em importantes capitais e polos regionais — São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, Florianópolis, Maringá e São José do Rio Preto.

Siga o Roteiro Automotivo no Instagram!

BusCo
Claudio Souza, CEO da BusCo

O projeto tem investimento inicial de R$ 50 milhões, destinados à criação de uma plataforma digital para toda a jornada do passageiro, da compra ao desembarque. “Usamos a tecnologia, com o uso de algoritmos, inteligência artificial e aplicativos, para ganhar eficiência e melhorar a experiência do usuário. Otimizar a operação nos permite oferecer preços mais competitivos e ampliar o acesso das pessoas ao transporte rodoviário interestadual”, afirma Claudio Souza, CEO da BusCo.

Para as viações parceiras, a nova empresa surge como uma solução automatizada de vendas e operação, que pretende modernizar a gestão do transporte rodoviário com inovação, segurança e conformidade com as normas do setor. Dessa forma, a BusCo passa a ser concorrente de outra do próprio Grupo JCA, a Outlet de Passagens.

Equipe com expertise em inovação e marketing digital

A BusCo aposta na expertise de um time sênior para liderar sua entrada no mercado. Claudio Souza, CEO da companhia, acumula mais de 25 anos de experiência em tecnologia e negócios digitais, com passagens por setores como telecomunicações e fintechs. É graduado em Administração pela PUC-Campinas e possui especialização em Marketing e Inovação pela Kellogg Executive Education, com foco em inteligência artificial, machine learning e storytelling.

Mercado Livre, mobilidade elétrica e transporte público na edição 50 da Frota News

BusCo
Alex Rocco, diretor de Marketing da BusCo

Reforçando o time, Alex Rocco assume o cargo de diretor de Marketing. Com histórico de liderança em telecom, mídia e streaming, ele liderou projetos premiados como o Sky+ na América Latina e campanhas reconhecidas no Cannes Lions. Rocco é engenheiro formado pela Poli-USP, com MBA em Marketing pela FEA-USP e especializações nos Estados Unidos, além de ter presidido o comitê de marketing do IAB Brasil.

Mercado em crescimento e aposta em expansão rápida

A BusCo chega num momento de expansão do mercado rodoviário interestadual, impulsionado pela digitalização, busca por economia e maior conveniência. De olho nessa tendência, a empresa já projeta mais de R$ 100 milhões em receita no primeiro ano de operação.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui