Em resposta à revolução digital no transporte rodoviário e à pressão exercida por plataformas disruptivas como Buser, Wemobi e FlixBus, os tradicionais grupos Águia Branca e JCA decidiram unir forças para criar sua própria startup de mobilidade: a BusCo. Com lançamento previsto para o segundo semestre, a nova empresa nasce como uma mobitech low-cost voltada ao público de menor poder aquisitivo, apostando em tecnologia, eficiência operacional e preços acessíveis.
A proposta é clara: oferecer uma alternativa digital competitiva e regulada no mercado de transporte interestadual, com viagens em ônibus das próprias viações dos dois grupos. Segundo simulação da Frota News, na rota entre Belo Horizonte e São Paulo, a BusCo começa com categorias Executivo e Semileito, ao passo que concorrentes como a Buser já operam também com modelos Cama Leito Double Decker (DD), como os luxuosos veículos da Levare.
Leia também:
A experiência de viajar em ônibus de luxo DD pelo aplicativo da Buser
Por que anunicar na plataforma Frota News?
VIX Logística renova frota com 71 veículos Marcopolo
Roteiro Automotivo: Explorando a conexão entre mobilidade, gastronomia e entretenimento
Apesar da oferta inicial mais enxuta, a expectativa é de expansão. A operação começa com mais de 40 ônibus circulando em importantes capitais e polos regionais — São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, Florianópolis, Maringá e São José do Rio Preto.
Siga o Roteiro Automotivo no Instagram!

O projeto tem investimento inicial de R$ 50 milhões, destinados à criação de uma plataforma digital para toda a jornada do passageiro, da compra ao desembarque. “Usamos a tecnologia, com o uso de algoritmos, inteligência artificial e aplicativos, para ganhar eficiência e melhorar a experiência do usuário. Otimizar a operação nos permite oferecer preços mais competitivos e ampliar o acesso das pessoas ao transporte rodoviário interestadual”, afirma Claudio Souza, CEO da BusCo.
Para as viações parceiras, a nova empresa surge como uma solução automatizada de vendas e operação, que pretende modernizar a gestão do transporte rodoviário com inovação, segurança e conformidade com as normas do setor. Dessa forma, a BusCo passa a ser concorrente de outra do próprio Grupo JCA, a Outlet de Passagens.
Equipe com expertise em inovação e marketing digital
A BusCo aposta na expertise de um time sênior para liderar sua entrada no mercado. Claudio Souza, CEO da companhia, acumula mais de 25 anos de experiência em tecnologia e negócios digitais, com passagens por setores como telecomunicações e fintechs. É graduado em Administração pela PUC-Campinas e possui especialização em Marketing e Inovação pela Kellogg Executive Education, com foco em inteligência artificial, machine learning e storytelling.
Mercado Livre, mobilidade elétrica e transporte público na edição 50 da Frota News

Reforçando o time, Alex Rocco assume o cargo de diretor de Marketing. Com histórico de liderança em telecom, mídia e streaming, ele liderou projetos premiados como o Sky+ na América Latina e campanhas reconhecidas no Cannes Lions. Rocco é engenheiro formado pela Poli-USP, com MBA em Marketing pela FEA-USP e especializações nos Estados Unidos, além de ter presidido o comitê de marketing do IAB Brasil.
Mercado em crescimento e aposta em expansão rápida
A BusCo chega num momento de expansão do mercado rodoviário interestadual, impulsionado pela digitalização, busca por economia e maior conveniência. De olho nessa tendência, a empresa já projeta mais de R$ 100 milhões em receita no primeiro ano de operação.