sexta-feira, junho 20, 2025

Fórmula Truck em Interlagos: conheça caminhões de competição

Neste domingo (16), o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, volta a receber o ronco grave dos brutos da Fórmula Truck na etapa que marca a abertura da temporada 2025. E se a expectativa já é alta pelos duelos na pista, outro atrativo chama a atenção dos apaixonados por automobilismo: os diferentes modelos de caminhões que vão disputar a prova.

Ao todo, 49 pilotos estão confirmados nas categorias GT Truck, F-Truck e na recém-criada Copa SpeedMax — essa última voltada para pilotos que não se classificarem entre os seis primeiros nas provas principais. Mas são os modelos das máquinas, com suas configurações específicas e potência impressionante, que prometem ser um espetáculo à parte.

Potência sobre rodas: os modelos em destaque

A Fórmula Truck traz à pista modelos que representam o que há de mais robusto e veloz entre os caminhões comerciais adaptados para competição. Marcas como Volkswagen, Mercedes-Benz, Iveco, Volvo e Scania estarão presentes, cada uma com seus principais modelos:

  • Volkswagen Meteor: Um dos mais potentes da categoria GT Truck, o Meteor é conhecido pelo equilíbrio entre potência e dirigibilidade. Equipado com motor de 13 litros, na competição ele chega a ultrapassar os 1.000 cv, com torque ajustado para respostas rápidas em retomadas.
  • Mercedes-Benz Actros e Axor: Os dois modelos disputam lado a lado nas categorias principais. O Actros é o caminhão mais tecnológico da marca, com foco na aerodinâmica e estabilidade, enquanto o Axor, mais tradicional, aposta na resistência e força bruta.
  • Iveco Hi-Way e S-Way: A equipe Usual Racing traz para as pistas dois modelos italianos que têm conquistado espaço pela confiabilidade. O S-Way, mais recente, possui chassi mais leve e centro de gravidade rebaixado, o que ajuda nas curvas rápidas de Interlagos.
  • Volvo FH: Um clássico das estradas brasileiras, o FH foi adaptado para corridas mantendo sua vocação de força. Na pista, o modelo exibe um motor turbinado de seis cilindros capaz de acelerar o bruto a mais de 200 km/h.
  • Scania G420: Representando a Scania, o G420 tem como principal diferencial a robustez e durabilidade em situações extremas. Com nova preparação eletrônica, o modelo estreia na temporada 2025 pela equipe Eletric Truck com promessas de bom desempenho.
Fórmula Truck
Fotos: Banco de imagem da organização da Fórmula Truck

Programação e ingressos

A movimentação em Interlagos começa cedo. Os portões serão abertos às 8h, com atrações e visitação aos boxes. As corridas estão marcadas da seguinte forma:

  • 12h45 – Corrida GT Truck
  • 14h00 – Corrida Fórmula Truck
  • 15h50 – Copa SpeedMax

Os ingressos ainda estão à venda, com valores a partir de R$ 38,50. Crianças até 12 anos têm entrada gratuita. Os setores incluem arquibancada com visita aos boxes, paddock e área VIP. A transmissão será ao vivo pelo canal oficial da Fórmula Truck no YouTube.

Expectativa de alto nível técnico

Além dos motores potentes, as equipes vêm trabalhando intensamente na preparação aerodinâmica e no ajuste fino da suspensão e frenagem — aspectos cruciais para lidar com as curvas técnicas de Interlagos. A presença de modelos variados promete um confronto de estilos, onde cada caminhão se comporta de maneira distinta em aceleração, contorno de curva e retomada.

Com grandes nomes no grid e máquinas de encher os olhos (e ouvidos), a etapa de Interlagos deve confirmar mais uma vez que a Fórmula Truck é o espetáculo mais pesado — e veloz — das pistas brasileiras.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui