O sistema de pedágio eletrônico Free Flow está em expansão no estado de São Paulo, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e reduzir congestionamentos. Pouco conhecido pelo público, o método dispensa cancelas e paradas obrigatórias, proporcionando assim, maior eficiência no deslocamento dos veículos. Aliás, para esclarecer dúvidas e apresentar a novidade ao setor de transportes, especialistas realizarão um seminário no próximo dia 20 de fevereiro na sede do FETCESP, na Vila Maria, em São Paulo. Mais informações o evento no final deste artigo.
Congestionamentos e impactos ambientais
Os pedágios tradicionais, embora essenciais para a manutenção das rodovias, também contribuem para retenções e engarrafamentos. No Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), administrado pela Ecovias, congestionamentos podem durar até oito horas em períodos de alto fluxo. Em 26 de dezembro de 2024, por exemplo, a concessionária registrou 50 km de engarrafamento na descida para a Baixada Santista e 29 km no sentido oposto. O tempo parado no trânsito não apenas prejudica a mobilidade, mas também aumenta o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes.
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Expansão do Free Flow
Atualmente, São Paulo tem três pórticos de Free Flow, mas irão ampliar a implantação ao longo de 2025. No primeiro semestre, a concessionária CCR RIO-SP instalará 21 novos pontos na Grande São Paulo e, no segundo semestre, mais nove, incluindo sete no sentido litoral e dois no trecho norte do Rodoanel Mário Covas.
O sistema funciona por meio da identificação da placa do veículo ou de tags eletrônicas. O pagamento pode ser feito diretamente no site da concessionária responsável pelo trecho. Entretanto, a falta de conhecimento sobre o funcionamento da tecnologia tem levado muitos motoristas a serem multados por não quitarem a cobrança dentro do prazo.
Benefícios para o transporte rodoviário de cargas
Carlos Panzan, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), destaca que a tecnologia do Free Flow trará ganhos significativos para a logística, especialmente para o transporte rodoviário de cargas (TRC).
“O Free Flow sempre foi uma reivindicação do setor de transportes como uma forma de universalização do pedágio. A fluidez que ele possibilita colabora para o transporte de cargas cumprir prazos e auxilia na economia de outros gastos”, afirma Panzan.
O sistema não substituirá as praças tradicionais de pedágio, mas a previsão é que os responsáveis pela cobrança reduzam os valores nesses locais, ajustando-os ao uso eficaz das rodovias.
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Seminário esclarece dúvidas sobre o sistema
Para ampliar o conhecimento sobre o funcionamento do Free Flow e evitar penalizações indevidas, a FETCESP promoverá o ‘Seminário Free Flow – A Nova Modalidade do Pedágio Eletrônico’, destinado a profissionais e empresas do setor. O evento ocorrerá no dia 20 de fevereiro, na sede da entidade, em São Paulo.
“Estamos vivendo um grande avanço logístico, onde podemos reduzir o tempo de viagem, melhorar a entrega do frete e assegurar uma redução de custos operacionais, inclusive no consumo de diesel”, explica Panzan.
Confira a programação:
- 09h30: Credenciamento e Café de Boas-Vindas
- 10h00: Cerimônia de Abertura
- 10h30: Regulamentação do Sistema Free Flow
- 11h00: Free Flow e o Gerenciamento de Tráfego na Via Dutra
- 11h30: Cronograma de Aplicação em São Paulo
- 12h00: Meios de Pagamento no Sistema
- 12h30: Encerramento
- 13h00: Brunch
O evento acontecerá na Rua Orlando Monteiro, 21 – Vila Maria – São Paulo/SP, e as inscrições podem ser feitas por meio do formulário disponibilizado pela FETCESP.