A LAAD Security & Defence 2025, maior feira de segurança e defesa da América Latina, teve início hoje no Rio de Janeiro, e se estende até o dia 4 de abril. A feira é palco de debates, demonstrações e lançamentos de tecnologias de ponta para as Forças Armadas e forças de segurança pública. Vamos conhecer alguns dos destaques da feira.
A participação do Iveco Group
A IDV, do Iveco Group, participa da LAAD 2025, no Rio de Janeiro, exibindo seu portfólio de veículos de defesa de alta tecnologia. Destaques incluem o LMV-BR 4X4 (Guaicurus), o blindado anfíbio Guarani 6X6 em versões de Posto de Comando e Antiaérea, e o Centauro II VBC Cav-MSR 8×8. A IDV reforça sua parceria com o Exército Brasileiro, evidenciada por contratos recentes para fornecimento de veículos e o sucesso do Guarani, com mais de 700 unidades já em serviço. A empresa também apresenta o Centro de Treinamento Móvel (CTM) LMV-BR, desenvolvido no Brasil.
Outra notícia divulgada globalmente é sua a venda da IDV, em uma transação que pode alcançar a expressiva cifra de até 1,5 bilhão de euros. A informação foi divulgada pela agência Reuters, que aponta que o movimento ocorre em um cenário de expectativa crescente de aumento nos gastos com defesa no continente europeu.

A IDV é responsável pela produção de veículos militares, como caminhões e blindados, utilizados em operações de segurança e defesa. A possível venda surge em um momento estratégico, impulsionado pela elevada demanda por ativos ligados ao setor militar. Este aumento reflete o panorama de tensões geopolíticas e a necessidade de modernização das forças armadas em diversos países da região.
Embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente pela Iveco, o interesse em vender a divisão pode atrair investidores globais que buscam oportunidades no mercado de defesa. Especialistas apontam que o setor tem registrado crescente valorização, com expectativas de expansão nos próximos anos.
Leia também:
Stellantis fortalece liderança em três áreas estratégicas, entre elas, cadeia de suprimentos
Lançamento: Edição 48 da revista Frota News Digital com especial Panorama da Indústria de Transporte
Movimento pela transformação da logística brasileira
Tatra Brasil
A empresa, subsidiária da Tatra Trucks para América Latina, participa da feira pela terceira vez. Entre as novidades, o veículo blindado Patriot II, um veículo blindado 4×4 desenvolvido pela Tatra Trucks em parceria com a Excalibur Army.
Entre suas características, o Patriot II possui um design modular que permite integração com equipamentos de reconhecimento, comando e controle, evacuação médica, sistemas de comunicação e muito mais. Ele pode ser equipado com estações de armas controladas remotamente, suportando calibres variados, como canhões de 20 mm, metralhadoras de 7,62 mm a 14,5 mm, lançadores de granadas automáticos e sistemas de mísseis guiados.
O veículo utiliza o chassi Tatra Force 4×4, conhecido por sua durabilidade e desempenho em terrenos difíceis. Ele é capaz de superar obstáculos verticais de até 0,5 metros, trincheiras de até 0,9 metros e inclinações de 45 graus. Além disso, possui proteção contra armas de destruição em massa (WMD) e sistemas de ventilação com filtro e ar-condicionado para operação em condições extremas.
Ford Ranger e Transit

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da Ford Brasil, participa da LAAD 2025 com sua maior exibição já realizada. A exposição inclui quatro picapes Ranger adaptadas para patrulha, polícia civil, defesa civil e polícia rodoviária, além de três vans Transit equipadas para resgate, base móvel e transporte de tropas. Um SUV Territory também foi transformado em viatura da polícia militar. Todos os veículos foram modificados em parceria com empresas especializadas, como Flash, Raytec e Engesig.
GWM Brasil apresenta Tank 300

O SUV híbrido Tank 300 da GWM Brasil foi apresentado em uma versão especial para policiamento ambiental. Desenvolvido pela REVO, o modelo possui adaptações para patrulhamento off-road, incluindo guincho, para-choques de aço, base para lançamento de drones e sinalização completa.
Combinando motor 2.0 turbo e elétrico, o Tank 300 entrega 394 cv de potência, autonomia elétrica de até 106 km e tração 4×4. Ele estará disponível oficialmente no Brasil a partir de 4 de abril e promete unir robustez off-road com sofisticação premium. As reservas antecipadas, iniciadas em 20 de março, oferecem condições especiais.