quarta-feira, dezembro 11, 2024

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”. O desenvolvimento de um caminhão de bombeiro com dupla direção, ou seja, com cabines para direção para os dois sentidos é real e faz sentido. Proponho entendermos este projeto desenvolvido por uma empresa austríaca para os bombeiros da China.

No universo das ferramentas de trabalho, os caminhões se destacam pela sua versatilidade, adaptando-se a incontáveis aplicações. Desde cavalos mecânicos 4×2  até chassi com 16 eixos com tração em todas as rodas, as opções são vastas. E, se não houver uma solução pronta, ela é criada sob medida.

O mercado chinês, conhecido por sua agilidade em resolver demandas específicas e criar variantes únicas de caminhões, ainda encontra desafios que requerem a especialização internacional. É neste contexto que a EMPL Fahrzeugwerk, uma empresa austríaca especializada em modificações de veículos, se destaca.

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Recentemente, a EMPL desenvolveu um caminhão sob encomenda para uma empresa chinesa que redefine a concepção tradicional desses veículos. Baseado num modelo MAN TGM 18.320, o TLF 2000 DoubleHead não é apenas um caminhão de combate a incêndios, mas uma inovação que promete revolucionar a maneira como os incêndios são combatidos em áreas de difícil acesso.

dupla direção
Projeto desenvolvido em parceria de empresas da Áustria e da China

Isso mesmo, o caminhão de bombeiro, em uma emergência, não pode perder tempo em manobras ou marcha a ré lentas, pois o menor tempo no deslocamento pode salvar vidas.

Com um motor de 6,9 litros e 320 HP, o TLF 2000 DoubleHead possui uma característica distintiva: três cabines. Duas cabines estão posicionadas na frente e uma atrás, permitindo que o caminhão seja operado em ambos os sentidos sem dificuldades. Esta característica única facilita a mobilidade em ruas estreitas e túneis, áreas onde veículos convencionais encontram limitações.

O projeto do chassi acomoda não apenas as três cabines, mas também um sistema de combate a incêndios completo. O veículo possui, entre as cabines, uma caixa d’água de 2.000 litros, dois tanques de espuma de 200 litros cada, uma bomba d’água específica para a extinção de incêndios e um sistema que lança água ou espuma ao redor do caminhão para proteger a tripulação.

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Além de possuir recursos de combate a incêndios, o caminhão também vem equipado com um gerador elétrico de 25 kVA e um mastro de iluminação de 6 metros, o que proporciona autonomia e visibilidade durante as operações. Um sistema de câmeras com cobertura de 360 graus garante uma visão completa do entorno, facilitando as manobras.

A flexibilidade na configuração das cabines permite adaptar o espaço conforme as necessidades da equipe de bombeiros, podendo acomodar até oito tripulantes. Esse caminhão não é apenas uma ferramenta de trabalho; ele é uma solução inovadora para combater incêndios em cenários desafiadores, como vilas com ruas estreitas e túneis, onde a mobilidade é crucial. O desastre do túnel do Monte Branco em 1999, que resultou na perda de 39 vidas, sublinha a importância de veículos como o TLF 2000 DoubleHead no arsenal de combate a incêndios.

Esta colaboração entre a EMPL Fahrzeugwerk da Áustria e uma empresa chinesa não apenas destaca a importância da inovação técnica no combate a incêndios. Certamente, ela exemplifica como se pode mobilizar a experiência internacional para criar soluções que atendam às necessidades específicas de diferentes regiões do mundo. O TLF 2000 DoubleHead é um testemunho do potencial da cooperação internacional e da engenharia inovadora para melhorar a segurança e a eficácia no combate a incêndios urbanos e em infraestruturas críticas.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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