A 2ª edição do Prêmio Mobilidade Limpa, promovido pela Agência Autoinforme. Foi realizado no último dia da Eletrolar Show 2024, 18 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Esta premiação foi lançada em julho de 2023, durante o Festival Interlagos — Carros.
Certamente, este prêmio pode ajudar os gestores de frotas a conhecerem os veículos com melhor eficiência energética em diferentes categorias, incluindo comerciais leves pelo índice de consumo MJ/km, (megajoule por km), unidade usada para medir a energia mecânica ou térmica. Vale lembrar que o menor consumo por quilômetro rodado não significa apenas menor custo com combustível ou energia elétrica, mas também a menor emissão de poluentes, seja no uso do veículo como também na produção da energia.
As categorias
Como boa parte da produção de veículos ainda é de modelos a combustão, que deve permanecer por anos devido ao alto custo dos veículos elétricos. Assim o prêmio contempla, a partir desta 2ª edição, em categorias separadas, os veículos a combustão, além dos híbridos. A saber, híbridos leves (sem conexão para tomada e tem a bateria carregada pelo motor a combustão). Híbrido plug-in (com conexão para tomada) e 100% elétrico a bateria (com conexão para tomada).
Nesta edição 2024, o Prêmio Mobilidade Limpa resgatou e organizou os dados públicos disponíveis do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, data-base de março de 2024. Atualmente considera 35 marcas e 975 modelos/versões, nas categorias elétricos, plug-in, híbridos, flex, gasolina e diesel.
Ao reconhecer os esforços técnicos de montadoras e de importadoras. A Autoinforme objetiva difundir entre os consumidores brasileiros os veículos a combustão e eletrificados com os melhores índices de eficiência energética em contribuição efetiva ao esforço de descarbonização do planeta. Também, considerando que mais de 40% das vendas das montadoras são para locadoras. As pessoas contratar veículos mais eficientes na hora de fechar um contrato de locação.
A saber, o veículo com maior eficiência energética foi o BYD Dolphin Mini, considerando todas as categorias. Nas categorias de comerciais leves, os vencedores foram Mercedes-Benz Sprinter Street 315 (diesel acima de 1.6)), Fiat Fiorino (flex), Citroën Jumpy (diesel até 1.6) e Renault Kangoo E-Tech (elétrico).
Conheça todos os vencedores abaixo:
“A sustentabilidade está presente em cada passo que a nossa marca dá em direção a uma mobilidade cada vez mais limpa. Nos empenhamos em oferecer automóveis e veículos Sprinter. Que possam atender assim, os nossos clientes e as demandas do mercado em contribuição efetiva ao esforço de descarbonização do planeta”, afirma Alessandra Souza, Head de Marketing e Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
Leia a edição 41 da Revista Frota News
A cerimônia de entrega da premiação foi precedida por um painel de debates. Aliás, com a participação de João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis South America, e de Marcio Alfonso, diretor de Engenharia & PDI da GWM Brasil.
Nos siga no LinkedIn!