sábado, abril 26, 2025

Coleta de resíduos: Volvo FM Electric em teste no Brasil e aprovado na Europa

Como o Frota News antecipou em meados de 2024, o Volvo FM Electric 4×2 rígido para coleta de resíduos está em testes no Brasil, operado pela frota da Cavo, empresa do Grupo Estre, em Curitiba (PR). O modelo, movido 100% a bateria, está sendo avaliado em condições reais de operação urbana. Enquanto os resultados desse teste não são divulgados, é interessante observar como a Volvo tem evoluído com o mesmo conceito na Europa – e como as soluções por lá são distintas.

No Velho Continente, a Volvo Trucks oferece também o modelo Volvo FM Low Entry, o primeiro caminhão da marca desenvolvido exclusivamente para ser elétrico. A cabine é mais baixa, o que facilita o entra e sai constante dos coletores de lixo, característica fundamental nas rotas urbanas. E o sucesso foi imediato: neste mês, a empresa de gestão de resíduos PreZero encomendou 35 unidades, sendo 24 na versão Low Entry.

coleta de resíduos
O modelo também pode receber outros tipos de implementos
Leia também:

Curitiba começa teste com caminhão Volvo FM Electric para coleta de lixo

Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series

MAN vai lançar novo motor D30 diesel para pesados desenvolvido com VW e Scania

A PreZero, que atua internacionalmente nos setores de reciclagem, gestão de resíduos e recuperação de energia, já utiliza caminhões elétricos da Volvo desde 2022. Agora, com este novo pedido, consolida a maior aquisição de veículos elétricos na indústria de reciclagem da Suécia.

“A PreZero está realmente liderando o caminho ao converter seu transporte para zero emissões de gases de escape”, afirmou Stefan Strand, diretor geral da Volvo Trucks Suécia.

Ruído reduzido e mais segurança para o motorista

Além de não emitirem gases poluentes, os caminhões elétricos são significativamente mais silenciosos, uma vantagem importante em áreas densamente povoadas. Isso melhora o ambiente urbano e reduz o impacto nas comunidades.

O Volvo FM Low Entry também aposta pesado em segurança e conforto. Ele conta com cabine rebaixada, piso plano e excelente visibilidade direta, o que o tornou merecedor de 5 estrelas na avaliação de Visão Direta de Londres, e do prêmio City Safe. O modelo é equipado com o sistema Volvo Dynamic Steering (VDS), que facilita a direção e reduz o desgaste físico do motorista.

Segundo Mårten Widlund, CEO da PreZero, a escolha pela Volvo se deve à “alta qualidade, à ampla rede de serviços e à vanguarda da marca no desenvolvimento sustentável e em segurança”.

Tecnologia e desempenho

O FM Low Entry é equipado com dois motores elétricos que, junto à transmissão I-Shift, entregam até 330 kW de potência contínua. A bateria de 360 kWh oferece uma autonomia de até 200 km, suficiente para rotas urbanas e operações de coleta.

A versatilidade também é um diferencial. O modelo pode ser adaptado para diferentes aplicações, como distribuição urbana, construção e gerenciamento de resíduos. Todos os veículos contam com os novos espelhos laterais com câmeras, que ampliam a visibilidade noturna e eliminam pontos cegos próximos ao caminhão.

Assista nosso Canal FrotaCast

Produção e expansão global

O restante das 35 unidades encomendadas pela PreZero são: dez unidades do Volvo FM Electric, o mesmo modelo em teste no Brasil, e um Volvo FL Electric, voltado para aplicações urbanas mais leves.

Liderança em eletrificação

Com esse movimento, a Volvo Trucks reforça seu papel como líder global em caminhões elétricos médios e pesados. Desde o início da produção em série, em 2019, já entregou mais de 4.900 caminhões elétricos em 49 países.

A fabricante segue uma estratégia tecnológica de três frentes para alcançar emissões líquidas zero até 2040: veículos com baterias elétricas, células de combustível a hidrogênio e motores de combustão movidos a combustíveis renováveis, como biodiesel, biogás, HVO e hidrogênio verde.

Brasil acompanha a revolução

Enquanto a Europa avança com encomendas em série, o Brasil testa o futuro da mobilidade urbana pesada com o Volvo FM Electric. Os testes em Curitiba devem trazer respostas importantes sobre a viabilidade operacional e os ganhos ambientais dos caminhões elétricos em solo nacional. O que já se sabe é que, tanto aqui quanto lá fora, a transição energética já começou – e a Volvo está na dianteira dessa transformação.

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui