Como o Frota News antecipou em meados de 2024, o Volvo FM Electric 4×2 rígido para coleta de resíduos está em testes no Brasil, operado pela frota da Cavo, empresa do Grupo Estre, em Curitiba (PR). O modelo, movido 100% a bateria, está sendo avaliado em condições reais de operação urbana. Enquanto os resultados desse teste não são divulgados, é interessante observar como a Volvo tem evoluído com o mesmo conceito na Europa – e como as soluções por lá são distintas.
No Velho Continente, a Volvo Trucks oferece também o modelo Volvo FM Low Entry, o primeiro caminhão da marca desenvolvido exclusivamente para ser elétrico. A cabine é mais baixa, o que facilita o entra e sai constante dos coletores de lixo, característica fundamental nas rotas urbanas. E o sucesso foi imediato: neste mês, a empresa de gestão de resíduos PreZero encomendou 35 unidades, sendo 24 na versão Low Entry.

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A PreZero, que atua internacionalmente nos setores de reciclagem, gestão de resíduos e recuperação de energia, já utiliza caminhões elétricos da Volvo desde 2022. Agora, com este novo pedido, consolida a maior aquisição de veículos elétricos na indústria de reciclagem da Suécia.
“A PreZero está realmente liderando o caminho ao converter seu transporte para zero emissões de gases de escape”, afirmou Stefan Strand, diretor geral da Volvo Trucks Suécia.
Ruído reduzido e mais segurança para o motorista
Além de não emitirem gases poluentes, os caminhões elétricos são significativamente mais silenciosos, uma vantagem importante em áreas densamente povoadas. Isso melhora o ambiente urbano e reduz o impacto nas comunidades.
O Volvo FM Low Entry também aposta pesado em segurança e conforto. Ele conta com cabine rebaixada, piso plano e excelente visibilidade direta, o que o tornou merecedor de 5 estrelas na avaliação de Visão Direta de Londres, e do prêmio City Safe. O modelo é equipado com o sistema Volvo Dynamic Steering (VDS), que facilita a direção e reduz o desgaste físico do motorista.
Segundo Mårten Widlund, CEO da PreZero, a escolha pela Volvo se deve à “alta qualidade, à ampla rede de serviços e à vanguarda da marca no desenvolvimento sustentável e em segurança”.
Tecnologia e desempenho
O FM Low Entry é equipado com dois motores elétricos que, junto à transmissão I-Shift, entregam até 330 kW de potência contínua. A bateria de 360 kWh oferece uma autonomia de até 200 km, suficiente para rotas urbanas e operações de coleta.
A versatilidade também é um diferencial. O modelo pode ser adaptado para diferentes aplicações, como distribuição urbana, construção e gerenciamento de resíduos. Todos os veículos contam com os novos espelhos laterais com câmeras, que ampliam a visibilidade noturna e eliminam pontos cegos próximos ao caminhão.
Produção e expansão global
O restante das 35 unidades encomendadas pela PreZero são: dez unidades do Volvo FM Electric, o mesmo modelo em teste no Brasil, e um Volvo FL Electric, voltado para aplicações urbanas mais leves.
Liderança em eletrificação
Com esse movimento, a Volvo Trucks reforça seu papel como líder global em caminhões elétricos médios e pesados. Desde o início da produção em série, em 2019, já entregou mais de 4.900 caminhões elétricos em 49 países.
A fabricante segue uma estratégia tecnológica de três frentes para alcançar emissões líquidas zero até 2040: veículos com baterias elétricas, células de combustível a hidrogênio e motores de combustão movidos a combustíveis renováveis, como biodiesel, biogás, HVO e hidrogênio verde.
Brasil acompanha a revolução
Enquanto a Europa avança com encomendas em série, o Brasil testa o futuro da mobilidade urbana pesada com o Volvo FM Electric. Os testes em Curitiba devem trazer respostas importantes sobre a viabilidade operacional e os ganhos ambientais dos caminhões elétricos em solo nacional. O que já se sabe é que, tanto aqui quanto lá fora, a transição energética já começou – e a Volvo está na dianteira dessa transformação.