domingo, maio 19, 2024

BRASIL X MÉXICO: LIVRE COMÉRCIO E A POTÊNCIA DE CADA PAÍS EM VEÍCULOS COMERCIAIS PESADOS

O Brasil tem um acordo de livre comércio com o México para importação e exportação de veículos, que também inclui caminhões, ônibus e suas autopeças. Desde 1º de julho deste ano, a tarifa zerou entre os dois países. Antes, ela tinha reduções graduais e a sua totalidade agora. Dessa forma, que temos neste artigo:

  • Percentual e valores de importação e exportação entre os mercados
  • As principais entidades do setor automotivo do Brasil e México
  • As marcas com fábricas de caminhões e ônibus nos dois países
  • Emplacamentos de caminhões e ônibus no Brasil e México
  • Quantidade por tipo de propulsão: diesel, elétrico, híbrido e gás em ambos os países

Cerca de 10,3% da nossa produção de veículos, máquinas e autopeças vão para o México, terceiro maior destino, atrás apenas da Argentina 27,8% e Estados Unidos (13,9%). Apenas 6,8% da indústria automotiva vai para a União Europeia. Por outro lado, o maior volume é importado do Velho Continente (24,3%), seguido da Argentina (20,6%), China (14,1%), Estados Unidos (11,4%), e apenas 6,4% vêm do México.

Este estudo foi feito pelo Frota News tendo como base de fonte os relatórios das entidades que representam as indústrias e distribuidoras dos dois países. Então, são elas: Amia (representa os fabricantes de veículos leves até 8 toneladas de PBT no México), Anpact (indústria de veículos comerciais de carga e passageiros acima de 8 toneladas de PBT no México), Amda (distribuidores mexicanos), Anfavea (indústria automotiva no Brasil) e Fenabrave (distribuidores brasileiros). Decerto, no Brasil, ainda há Abeifa, representa os importadores de veículos. No entanto, a Abeifa informa apenas dados relativos aos automóveis. Assim, não existe dados sobre veículos pesados importados no Brasil. Além disso, a Fenabrave, representa os distribuidores brasileiros.

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Vamos comparar os principais números macros das indústrias automotivas

Dados dos relatórios das associações que representam as respectivas indústrias automotivasBrasilMéxico
Exportação em milhõesUS$ 1.959,3US$ 1.880,0
Frota (dados de 2020) em mil unidades45,08745,772
Habitantes por veículo4,62,9
Produção total de veículos2.369.2533.509.101
Vendas internas com todos os segmentos2.104.4611.134.442
Vendas internas de caminhões          39.680
Vendas internas de ônibus         4.824
Marcas com fábricas de veículos comerciais pesados / unidades vendidas em 2022 somente de caminhõesAgrale
Caoa-Hyundai
DAF
Iveco
Mercedes-Benz Scania
Volkswagen Volvo
DINA
Freightliner
    Hino
  International
Isuzu
Kenworth
MAN
Mercedes-Benz
Scania Volkswagen
Volvo

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Vendas totais de caminhões em 2022 (incluindo todas as fontes de energia)*

MarcaBrasil > 6 t de PBTMéxico > 8 t de PBT
Agrale70
Caoa-Hyundai245
DAF6.793
DINA23
Foton483
Freightliner11.126
Hino2.420
International6.490
Isuzu2.831
Iveco9.526
Kenworth8.722
Mack100
MAN123
Mercedes-Benz30.568
Scania13.223663
Shacman36
Volkswagen**33.8801.873
Volvo24.093
TOTAL118.39834.891
Observações: decerto, os critérios para classificação de caminhões entre Brasil e México são diferentes no quesito PBT (Peso Bruto Total). Por isso, consideramos as estatísticas que colocassem os números mais próximos possíveis, a partir dos modelos leves no Brasil (6 t) e a partir de 8 t de PBT no México. **Nos números da VW na tabela acima não estão inclusos os modelos Delivery abaixo de 8 t, portanto, com a inclusão desses modelos, as vendas da VWCO sobe para 1.997. Enfim, o mesmo ocorre com micro-ônibus.

Vendas totais de ônibus e micro-ônibus em 2022 a partir de 8 t

MarcaBrasilMéxico
Agrale2.999
DINA1
Foton73
Hino11
International915
Isuzu8
Iveco584
MAN79
Mercedes-Benz8.0982.216
Scania287224
Volkswagen4.671705
Volvo658595
TOTAL17.2974.824

Total de emplacamentos de caminhões e ônibus por tipo de propulsão***

Tipo de propulsãoBrasilMéxico
Diesel142.89439.059
Elétrico7495
Híbrido0407
Gás356244
Por fim, a comparação é feita com os dados disponíveis pelas entidades, sendo a partir de 3.5 toneladas de PBT no Brasil e a partir de 8 t no México.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
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