domingo, maio 19, 2024

As quatro vencedoras da 9ª Edição do Prêmio de Sustentabilidade do SETCESP

A 9ª Edição do Prêmio de Sustentabilidade, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), revelou os vencedores da nona edição. O evento destacou empresas que se destacam por seu compromisso com a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), reconhecendo aquelas que reduzem os impactos ambientais, promovem o desenvolvimento social e econômico, e priorizam a segurança viária e o bem-estar de seus colaboradores.

O evento, que aconteceu na sede do SETCESP no dia 26 de outubro, contou com uma apresentação especial de bailarinos com deficiência (PCDs), destacando a importância da inclusão como um pilar fundamental na construção de uma sociedade diversa e igualitária.

Durante o evento, foram apresentados os projetos de todas as empresas finalistas, evidenciando como essas iniciativas contribuem para um ambiente de trabalho mais consciente, sustentável e humano. Além disso, as empresas demonstraram como estão alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU em 2015, que compõem uma agenda global para a construção e implementação de políticas públicas até 2030.

Adriano Depentor, presidente do conselho superior e administrativo do SETCESP, enfatizou que todas as empresas são vencedoras por seu compromisso com a sustentabilidade. “Essas ações não são fáceis de planejar e implementar. Hoje, neste evento, posso constatar o trabalho árduo que todos têm realizado para um mundo melhor. Este é o segundo ano consecutivo em que realizamos o evento, e é ótimo ver o projeto crescer a cada ano”, afirmou o presidente.

Leia também:

Rodosafra: 10 anos de crescimento em transporte com perspectivas positivas

Premiados nas Categorias

O Prêmio de Sustentabilidade do SETCESP reconheceu empresas em quatro categorias diferentes:

  1. Responsabilidade Ambiental: A empresa Trans Kothe Transportes Rodoviários foi premiada por seu projeto de “Redução da Emissão de Carbono em Rotas de Longa Distância”. A empresa instalou placas solares em suas unidades e em suas carretas, economizando cerca de 19.326,75 kW de energia nas unidades prediais, equivalente a R$ 708 mil.
  2. Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho: A Braspress Transportes Urgentes levou o prêmio para casa com o projeto “CAMB” Brasil de Barros — Centro de Apoio ao Motorista Braspress. O projeto aprimorou o cuidado com a saúde e bem-estar dos motoristas, aumentando a produtividade em 38% e reduzindo os eventos de segurança em 26,49%.
  3. Responsabilidade Social: A Transportes Cavalinho ganhou o prêmio com o projeto “Mini Truck”. Com uma réplica de um caminhão a fim de funcionar como uma iniciativa social e educativa, promovendo a segurança no trânsito e impactando mais de 2.080 pessoas, atendendo 520 crianças diretamente e envolvendo 96 voluntários.
  4. Governança: A empresa Pizzattolog recebeu o prêmio na categoria Governança pelo projeto “Pizzattolog ESG”. Desde 2018, a empresa investiu 5 milhões de reais em projetos sustentáveis, sociais e de governança. Assim sendo, uma redução de 100% dos acidentes e um aumento de 40% na produtividade da equipe.

Leia também:

Operação Mulher Motorista Ipiranga com a Fabet-SP já começou

Critérios de Avaliação

Os critérios de avaliação consideraram pontos importantes na busca pela sustentabilidade. Dessa forma, incluindo estudos e mapeamentos, planejamento, inovação do projeto, perenidade e destinação de recursos, investimentos, metodologias e indicadores.

formação de mulheres
Última turma de 2023

E-book “Boas Práticas de Sustentabilidade”

Além da premiação, o SETCESP disponibilizou em seu portal o e-book “Boas Práticas de Sustentabilidade”. O e-book oferece dicas sobre diversos aspectos da sustentabilidade. A saber: diversidade e inclusão, economia de água, bem como energia limpa. Além disso, redução da emissão de CO₂, descarte correto de resíduos e reciclagem. Ademais, capacitação profissional, redução de acidentes e ações sociais, entre outros temas pertinentes aos pilares da sustentabilidade.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui