quinta-feira, setembro 19, 2024

AEA lança ‘Cartilha da Eletromobilidade” e faz balanço dos avanços tecnológicos

- Publicidade -

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), prestes a comemorar quatro décadas de existência em junho de 2024, reuniu a imprensa especializada de São Paulo e região. O objetivo foi apresentar as conquistas e avanços realizados ao longo do ano, marcado pelo primeiro ano do mandato bienal (2023/24) de Marcus Vinicius Aguiar, presidente da entidade, e de seu vice, Everton Lopes.

Durante o encontro anual com a imprensa, a AEA lançou a “Cartilha de Eletromobilidade”, um documento elaborado com o intuito de simplificar e disseminar informações sobre veículos eletrificados.

A cartilha pode ser baixada gratuitamente no site www.aea.org.br.

Leia também:

BorgWarner impulsiona produção de sistemas elétricos e turbocompressores

O segmento de eletromobilidade tem conquistado expressivos índices de crescimento no mercado automotivo brasileiro, especialmente com a chegada de novas e futuras instalações fabris, como a da BYD em Camaçari (BA).

Raquel Mizoe, diretora de Emissões e Consumo de Leves, abordou a eficiência energética e a descarbonização “Do poço à roda”, destacando a importância de reduzir as emissões durante todo o ciclo de vida do veículo.

Por sua vez, Paulo Jorge Antonio, diretor de Emissões e Consumo de Pesados, discutiu o impacto do Proconve P8 nos motores. Sobretudo, nos sistemas de pós-tratamento dos veículos pesados, e sobre as possíveis fontes de bioenergia que o Brasil possui.

Saiba mais:

MAIS DUAS TECNOLOGIAS QUE AUMENTAM A SEGURANÇA DOS IMPLEMENTOS NOMA

Mauricio Lavoratti, diretor de Fora de Estrada e Geradores, trouxe percepções sobre os estudos em andamento relacionados a máquinas e equipamentos desse segmento. Carlos Sakuramoto, diretor de Manufatura, apresentou resultados parciais de estudos sobre a descarbonização da produção. Ademais, enfatizou os conceitos de “Berço ao portão” e “Descarte ao túmulo e ao berço”.

Em relação às tendências tecnológicas do setor automotivo brasileiro, Murilo Ortolan, diretor dessa área, abordou as principais tecnologias de descarbonização. Isso, tanto para veículos leves e pesados, além de discutir o futuro das tecnologias de segurança veicular.

O professor Marcelo Massarani, diretor de Academia, encerrou as apresentações. A fim de alertar sobre a necessidade de os profissionais estarem preparados para lidar com as rápidas e significativas mudanças nas tecnologias veiculares.

Embora não tenha feito uma apresentação formal, o diretor de Combustíveis da AEA, Rogério Gonçalves, resgatou em seu trabalho a evolução dos combustíveis. Além disso, comentou sobre as novas tecnologias de motores, destacando a busca contínua por eficiência energética e redução de consumo.

No encerramento do evento, Everton Lopes, vice-presidente da AEA, fez um resumo dos desafios futuros da entidade e do setor automotivo brasileiro. A Associação reforça seu compromisso em liderar os debates técnicos e contribuir para o desenvolvimento sustentável e inovador da indústria automobilística nacional.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui