sábado, maio 25, 2024

A estratégia da Ultragaz para a distribuição de biometano

A Ultragaz, conhecida por sua longa história na distribuição de GLP, está agora traçando um novo caminho rumo à sustentabilidade e inovação. Aliás, o Frota News já tinha noticiado sobre os planos da empresa para transição energética e sustentabilidade.

Leia também:

Entrevista: Operação Mulher Motorista: Ipiranga rompe barreiras no transporte de combustíveis

Com a aquisição da Neogás, pela Ultragaz, dá um passo significativo para entrar no mercado de gás natural. Atualmente, e com foco no biometano, o gás mais verde e renovável que existe no mundo. Certamente, marcando o início de uma jornada promissora no setor de energias renováveis.

O biometano, um substituto renovável do gás natural, é produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, oferecendo uma alternativa mais verde e sustentável. A Ultragaz não só reconhece o potencial do biometano como uma solução energética limpa, mas também vê uma oportunidade de liderar a transformação no mercado energético brasileiro.

Leia também:

Noma do Brasil retoma operação em Paulínia para atender o transporte de combustível

A estratégia da Ultragaz para 2024 é ambiciosa e focada em ampliar a distribuição de biometano em território nacional. A saber, a empresa planeja interiorizar o acesso ao combustível, especialmente em regiões off-grid, sendo áreas não atendidas por gasodutos tradicionais. Isso não só democratiza o acesso à energia renovável, mas também apoia grandes indústrias em suas metas de descarbonização e objetivos ESG.

A Ultragaz já estabeleceu parcerias estratégicas, como com a Essencis Biometano, para a produção de biometano proveniente do maior aterro sanitário em operação da América Latina, localizado em Caieiras (SP). Além disso, a empresa firmou um contrato para o fornecimento de biometano no estado do Rio de Janeiro, a partir da usina GNR Dois Arcos.

Até o final de 2024, a Ultragaz espera fechar novos acordos de venda de biometano com setores estratégicos da indústria nacional, incluindo o automotivo, metalúrgico, cerâmico, têxtil e o agronegócio. A conexão com os maiores produtores de biometano do país é uma parte crucial dessa estratégia, visando assim, a escalabilidade e o transporte eficiente para diversas regiões do Brasil.

A iniciativa da Ultragaz reflete uma tendência global de busca por fontes de energia renováveis e sustentáveis, alinhada com as crescentes preocupações ambientais e a necessidade de reduzir a pegada de carbono. O plano da Ultragaz para 2024 é um exemplo de como as empresas podem liderar a mudança para um futuro mais verde, contribuindo para um planeta mais saudável e um Brasil mais sustentável.

Acompanharemos de perto os desenvolvimentos dessa estratégia e os impactos positivos que ela trará para o meio ambiente e para a economia do país. O biometano promete ser uma peça-chave na matriz energética brasileira, e a Ultragaz está na vanguarda dessa transformação energética.

A Ultragaz faz parte do Grupo Ultrapar, do qual fazem parte também os Postos Ipiranga e Ultracargo.

No siga no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui