sexta-feira, dezembro 5, 2025

Volvo e VW dominam ranking Top 10 caminhões mais vendidos

- Publicidade -

O mercado brasileiro de caminhões enfrenta uma retração em 2025, conforme dados da Fenabrave, que mostram uma queda de -6,64% no acumulado do ano. Apesar desse cenário desafiador, o ranking Top 10 dos modelos mais vendidos revela um domínio claro de duas gigantes do setor: Volvo e Volkswagen. Juntas, as duas marcas concentram sete das dez posições mais altas.

A Volvo se destaca não apenas pelo número de modelos no top 10, mas também pelo volume de vendas entre eles. Com quatro representantes na lista, a marca sueca emplacou 10.859 unidades até agosto, dominando o segmento de pesados e semipesados. Os modelos FH 540 e FH 460 consolidam a liderança da Volvo no transporte rodoviário de longa distância, enquanto o VM 290 e VM 360 reforçam sua presença em operações mais versáteis, típica do segmento de semipesados.

Leia também:

Já a Volkswagen, com três modelos no ranking, vendeu um total de 8.187 unidades da lista Top 10. A liderança do VW Delivery 11.180 no ranking geral, com 4.356 unidades, mostra a força da marca no segmento de caminhões médios, essenciais para a logística urbana e de distribuição regional. Os modelos VW Constellation 26.260 e VW Constellation 17.210 também garantem a presença da marca no segmento de semipesados.

Ranking Top 10

ranking
Os 10 caminhões mais vendidos entre janeiro e agosto de 2025. Fonte: Fenabrave
Leia mais:
Seminário
Inscrição pelo Sympla

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui