segunda-feira, abril 7, 2025

Yamaha R3 Connected 2025: As novidades para os apaixonados por Supersport 

Por quase 25 anos, a Série R da Yamaha tem sido sinônimo de inovação, desempenho e paixão pelas motocicletas Supersport. Inspirada nas pistas e impulsionada pelo sucesso da marca na MotoGP, a linha Supersport da Yamaha se destaca por levar tecnologia de ponta e design agressivo às ruas e estradas. Agora, a aguardada Yamaha R3 Connected chega ao Brasil, trazendo atualizações que elevam ainda mais o padrão da categoria. 

Design Futurista 

Em potência e torque, o modelo marca dos três diapasões fica atrás das concorrentes Kawasaki e KTM, e mostra superior ao modelo da Honda. No entanto, o forte nesta nova linha 2025 da R3 são as novas tecnologias e o design futurista.  

A primeira impressão é marcante: o novo design da Yamaha R3 Connected para 2025 reforça a identidade Supersport da linha, com uma dianteira ainda mais agressiva e moderna. O conjunto óptico Full LED agora conta com um farol projetor central, luzes de rodagem diurna (DRL) duplas e setas igualmente em LED, garantindo um visual sofisticado e funcional. 

O grande destaque fica por conta da nova carenagem, mais aerodinâmica e compacta, inspirada diretamente na YZR-M1 da MotoGP. Os novos defletores de ar laterais melhoram o fluxo de ar, reduzindo o arrasto aerodinâmico e aumentando a eficiência da refrigeração. O resultado? Uma moto que transmite velocidade e esportividade mesmo parada. 

Motor  

O coração da nova R3 Connected permanece fiel à sua proposta: um bicilíndrico de 321 cc, oito válvulas e refrigeração líquida, que entrega 41,3 cv a 10.750 rpm e 3 kgf.m de torque a 9.000 rpm. Com a tecnologia DiASil, a Yamaha assegura menor vibração, melhor dissipação de calor e desempenho consistente, atendendo às normas ambientais do Promot M5 sem comprometer a esportividade. O Promot é o programa de controle ambiental obrigatório equivalente ao Proconve para automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.  

A relação peso-potência é de 4,14 kg/cv, permitindo acelerações vigorosas e uma condução extremamente divertida, seja nas ruas ou nas pistas. 

Embreagem assistida e deslizante 

Uma das grandes novidades da R3 Connected é a embreagem assistida e deslizante. Esse sistema reduz em 17% o esforço no manete, proporcionando trocas de marcha mais suaves e eficientes, além de permitir reduções mais agressivas sem travar a roda traseira. O manete de embreagem também foi redesenhado, ficando 5 mm mais próximo do guidão, facilitando o uso por pilotos com mãos menores. 

Chassi Equilibrado e Suspensões de Alta Performance 

A Yamaha manteve o chassi compacto e leve da R3, garantindo o equilíbrio ideal entre força e rigidez. A suspensão dianteira invertida de 37 mm e 130 mm de curso proporciona excelente estabilidade, enquanto a suspensão traseira monoshock, com sete níveis de ajuste na pré-carga, assegura conforto e controle em qualquer situação. 

O sistema de freios ABS equipa ambas as rodas, com disco dianteiro de 298 mm e traseiro de 220 mm, garantindo frenagens seguras e progressivas. Os pneus 110/70-17 na dianteira e 140/70-17 na traseira complementam o pacote esportivo, oferecendo excelente aderência. 

Tecnologia e Conectividade: Y-Connect 

A grande revolução tecnológica da Yamaha R3 Connected está na conectividade. O novo painel multifuncional LCD Blackout traz um layout moderno e exibe todas as informações essenciais, como velocímetro, conta-giros, indicador de marcha, nível de combustível, temperatura do motor e relógio. 

Além disso, o sistema Yamaha Motorcycle Connect, o Y-Connect, permite conectar o smartphone via Bluetooth, exibindo notificações de chamadas e mensagens, status da bateria do celular e até alertas de manutenção. Pelo aplicativo, o piloto pode monitorar o consumo de combustível, registrar trajetos e até comparar sua eficiência de pilotagem com outros motociclistas no ranking global. 

Dimensões e Ergonomia Aprimorada 

Pesando apenas 171 kg com todos os fluidos, a R3 Connected reforça sua proposta de leveza e agilidade. O assento foi redesenhado e agora está 6 mm mais estreito, enquanto as tampas laterais ficaram 13 mm mais finas, facilitando o encaixe das pernas e melhorando o conforto. Com altura de apenas 780 mm, a ergonomia permite que pilotos de diferentes estaturas toquem os pés no chão com facilidade. 

O tanque de combustível tem capacidade para 14,2 litros, garantindo uma boa autonomia para viagens e passeios esportivos. 

A Yamaha R3 nas Pistas: O Celeiro de Novos Talentos 

A R3 não é apenas uma moto para as ruas. No mundo da motovelocidade, ela é a protagonista do Yamalube R3 bLU cRU América Latina, o maior campeonato monomarca do continente, destinado a pilotos de até 22 anos na categoria Talent. Com corridas realizadas nos melhores autódromos do Brasil e transmissão ao vivo pelo BandSports e YouTube, o campeonato é o trampolim para jovens talentos que almejam voos mais altos no Mundial de Motovelocidade. 

Além disso, a R3 é o degrau seguinte para os pilotos formados no Yamaha R15 bLU cRU América Latina, competição de base para crianças e adolescentes entre 8 e 15 anos, reforçando a jornada de formação da Yamaha Racing Brasil. 

Cores, Disponibilidade e Preço 

A Yamaha R3 Connected chega ao Brasil em três opções de cores: 

  • Tech White (Branca Perolizada) com detalhes Greenish Blue Pearl (efeito prismático); 
  • X-Black (Preta Fosca) com rodas pretas; 
  • Racing Blue (Azul Metálica) com rodas azuis. 

A produção inicia em fevereiro, e as primeiras unidades chegam às concessionárias em março, com preço sugerido de R$ 36.990 (sem frete e seguro). Cerca de 40% deste valor são diversos impostos estaduais e federais embutidos no preço.  

A Yamaha ainda oferece revisão com preço fixo e garantia de quatro anos, exclusividade da marca. 

A Yamaha R3 Connect tem como principais concorrentes no mercado brasileiro: 

  • Kawasaki Ninja 400: Uma das principais concorrentes, a Ninja 400 se destaca pelo design agressivo e pelo motor bicilíndrico de 399 cm³, que oferece um desempenho ágil e divertido. 
  • Honda CBR 250RR: 

A CBR 250RR é uma moto que se destaca pelo visual esportivo e pela tecnologia embarcada, como o acelerador eletrônico e os modos de pilotagem. Seu motor de 249,7 cc oferece um desempenho adequado para iniciantes e para quem busca uma moto ágil para o dia a dia. 

  • KTM RC 390: 

A RC 390 é uma moto com um estilo mais radical e um motor monocilíndrico de 373,2 cc, que oferece um desempenho mais agressivo. A moto se destaca pela ciclística precisa e pelos componentes de alta qualidade. 

Outras opções 

Além das concorrentes diretas, a Yamaha R3 Connect também enfrenta a concorrência de outras motos que podem ser consideradas por quem busca uma moto esportiva de média cilindrada, como: 

  • Yamaha MT-03: 

A MT-03 é uma moto naked que compartilha o mesmo motor e chassi da R3, mas com um design e proposta diferentes. É uma opção interessante para quem busca uma moto ágil e divertida, mas sem a carenagem esportiva. 

  • Kawasaki Z400: 

Assim como a MT-03, a Z400 é a versão naked da Ninja 400. 

  • TVS Apache RR 310: 

A Apache RR 310 é uma moto esportiva de menor cilindrada, mas que oferece um bom custo-benefício e um visual moderno e atraente. 

Comparativo 

Para te ajudar a escolher a melhor opção, preparei um quadro comparando os principais concorrentes da Yamaha R3 Connect: 

Yamaha R3
Os principais dados dos quatro principais concorrentes do segmento

Conclusão 

A Yamaha R3 Connected 2025 não apenas mantém a essência da icônica Série R, mas a eleva a um novo patamar. Com um design mais agressivo, tecnologia embarcada, conectividade e um motor que equilibra potência e eficiência, ela reafirma seu posto como referência entre as esportivas de média cilindrada. 

Seja para os entusiastas das ruas ou os aspirantes a pilotos de competição, a R3 Connected está pronta para entregar emoção, controle e o autêntico DNA Supersport da Yamaha. Se você quer uma motocicleta que alia desempenho, estilo e tecnologia, a nova R3 Connected é a escolha certa. 

 

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Filipi Goschrman
Filipi Goschrmanhttps://www.frotanews.com.br
Filipi Goschrman é um profissional com ampla experiência em inteligência de mercado, tendência, comportamento e negócios. Há 10 anos, se dedica a analisar e entender o mercado e os consumidores. Responsável pelo planejamento comercial do Frota News, atua também como diretor executivo do Guia de Turismo de São Paulo, Guide SP, uma plataforma de serviços e soluções para o turismo na cidade de São Paulo.
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