Os licenciamentos de caminhões encerraram o primeiro trimestre de 2025 com crescimento de 4,83% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março, foram emplacadas 27.121 unidades, contra 25.871 registradas nos três primeiros meses de 2024. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 3, pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Segundo Arcelio Junior, presidente da entidade, o desempenho positivo do setor segue em linha com as projeções da federação, mesmo diante de um cenário econômico ainda marcado por incertezas, crédito restrito e juros elevados.
“Mesmo com as incertezas que afetam o crédito e as taxas de juros elevadas, a boa expectativa do agronegócio tem levado transportadores a realizar investimentos moderados, com conversão de vendas mais lenta”, afirmou o dirigente em nota.
O agronegócio, que segue aquecido, tem sido um dos principais motores da demanda por caminhões, especialmente os de maior porte, utilizados no escoamento de grãos e insumos.
Março supera fevereiro, mas ainda abaixo de 2024
No recorte mensal, março somou 9.200 caminhões licenciados, um avanço de 5,13% sobre fevereiro (8.751 unidades). Em comparação com março de 2024, no entanto, houve uma queda de 5%, atribuída ao menor número de dias úteis no mês devido ao feriado de Carnaval.
Mercedes-Benz lidera vendas no trimestre
No ranking das cinco marcas mais vendidas no acumulado de janeiro a março, a Mercedes-Benz assumiu a liderança com 6.801 caminhões emplacados, o que representa 25,08% de participação de mercado.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) ficou em segundo lugar, com 6.717 unidades licenciadas e 24,77% de participação.
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Vale destacar que as fabricantes Volvo e Scania, de origem sueca, concentram suas vendas nos segmentos de semipesados e pesados, categorias mais voltadas ao transporte rodoviário de longa distância e à atividade agroindustrial.