A Volvo Trucks acaba de lançar o Safety Zones, um novo serviço digital que permite às empresas de transporte limitar automaticamente a velocidade de seus veículos em zonas específicas, como centros urbanos, áreas escolares, centros logísticos e portos. Esta tecnologia já era oferecida em ônibus e, inclusive, adotada em Curitiba, com a limitação de velocidade dos ônibus em terminais e pontos de embarque e desembarque, em também, em áreas escolares.
Entre os principais benefícios do serviço estão a redução de acidentes em áreas críticas, menos danos dentro de depósitos e menor estresse para os motoristas, que passam a ter a certeza de que não ultrapassarão involuntariamente os limites de velocidade locais.
Leia também:
Murici Logística amplia frota com 51 novas Ford Transit por assinatura
Sambaíba aposta em retrofit e transforma ônibus a diesel em veículos a gás
Por que anunicar na plataforma Frota News?
Utilizando a tecnologia de geofencing — que combina GPS com limites virtuais definidos em mapas —, o Safety Zones permite que os gestores de frotas configurem, de forma personalizada, as áreas e os limites de velocidade desejados para cada caminhão. Ao entrar em uma dessas zonas, o veículo é automaticamente desacelerado até atingir o limite da área.
Colli Bike reforça logística com implementos da Noma do Brasil
“Com este serviço, uma empresa de transporte pode garantir que a velocidade do veículo seja mantida baixa. Por exemplo, em um porto, centro de logística ou em áreas com muito tráfego e presença de pedestres, como escolas ou centros urbanos”, explica Johan Rundberg, gerente de produto da Volvo Trucks.
Como funciona
O serviço é gerenciado por meio do Volvo Connect, plataforma digital da marca. Nele, o gestor visualiza as zonas no mapa, configura os limites de velocidade — a partir de 20 km/h — e acompanha em tempo real o comportamento dos veículos. O sistema permite até 300 zonas ativas por caminhão.
Os caminhões com o sistema ativado receberão comandos diretamente da unidade telemática embarcada, que limita o funcionamento do motor e ajusta automaticamente o controle de cruzeiro (cruise control) à velocidade permitida na zona. O motorista é informado no painel do veículo sempre que estiver em uma dessas áreas e qual é o limite vigente.
Mercado Livre, mobilidade elétrica e transporte público na edição 50 da Frota News
Por questões de segurança, o condutor pode anular temporariamente o limite com um “kick-down” no acelerador. No entanto, ao utilizar o cruise control, não é possível configurar uma velocidade acima do permitido. Todas as entradas, saídas e eventuais violações das zonas são registradas e notificadas ao gestor de frota.
Caminhões compatíveis e disponibilidade
O Safety Zones estará disponível a partir de junho de 2025 para caminhões novos e a partir de setembro para caminhões em operação, desde que compatíveis com a tecnologia. O serviço será oferecido por assinatura e requer a ativação do módulo de Posicionamento do Volvo Connect.
Entre os modelos compatíveis estão os caminhões pesados Volvo FH, FM e FMX Euro 6, além dos modelos com transmissão elétrica produzidos a partir do segundo semestre de 2022 — incluindo o novo Volvo FM Low Entry, voltado exclusivamente para propulsão elétrica.
FICHA TÉCNICA — Safety Zones da Volvo Trucks
- Serviço de assinatura disponível no Volvo Connect
- Até 300 zonas ativas por caminhão
- Velocidades configuráveis a partir de 20 km/h
- Recurso disponível em caminhões Volvo FH, FM, FMX Euro 6 e elétricos
- Frenagem automática ao entrar na zona
- Notificações em tempo real no portal da frota
- Disponível para veículos novos a partir de junho de 2025 e existentes a partir de setembro