sexta-feira, junho 20, 2025

Volvo lança serviço de controle de velocidade automático para zonas de risco

A Volvo Trucks acaba de lançar o Safety Zones, um novo serviço digital que permite às empresas de transporte limitar automaticamente a velocidade de seus veículos em zonas específicas, como centros urbanos, áreas escolares, centros logísticos e portos. Esta tecnologia já era oferecida em ônibus e, inclusive, adotada em Curitiba, com a limitação de velocidade dos ônibus em terminais e pontos de embarque e desembarque, em também, em áreas escolares.

Entre os principais benefícios do serviço estão a redução de acidentes em áreas críticas, menos danos dentro de depósitos e menor estresse para os motoristas, que passam a ter a certeza de que não ultrapassarão involuntariamente os limites de velocidade locais.

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Utilizando a tecnologia de geofencing — que combina GPS com limites virtuais definidos em mapas —, o Safety Zones permite que os gestores de frotas configurem, de forma personalizada, as áreas e os limites de velocidade desejados para cada caminhão. Ao entrar em uma dessas zonas, o veículo é automaticamente desacelerado até atingir o limite da área.

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Com este serviço, uma empresa de transporte pode garantir que a velocidade do veículo seja mantida baixa. Por exemplo, em um porto, centro de logística ou em áreas com muito tráfego e presença de pedestres, como escolas ou centros urbanos”, explica Johan Rundberg, gerente de produto da Volvo Trucks.

Como funciona

O serviço é gerenciado por meio do Volvo Connect, plataforma digital da marca. Nele, o gestor visualiza as zonas no mapa, configura os limites de velocidade — a partir de 20 km/h — e acompanha em tempo real o comportamento dos veículos. O sistema permite até 300 zonas ativas por caminhão.

Os caminhões com o sistema ativado receberão comandos diretamente da unidade telemática embarcada, que limita o funcionamento do motor e ajusta automaticamente o controle de cruzeiro (cruise control) à velocidade permitida na zona. O motorista é informado no painel do veículo sempre que estiver em uma dessas áreas e qual é o limite vigente.

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Por questões de segurança, o condutor pode anular temporariamente o limite com um “kick-down” no acelerador. No entanto, ao utilizar o cruise control, não é possível configurar uma velocidade acima do permitido. Todas as entradas, saídas e eventuais violações das zonas são registradas e notificadas ao gestor de frota.

Caminhões compatíveis e disponibilidade

O Safety Zones estará disponível a partir de junho de 2025 para caminhões novos e a partir de setembro para caminhões em operação, desde que compatíveis com a tecnologia. O serviço será oferecido por assinatura e requer a ativação do módulo de Posicionamento do Volvo Connect.

Entre os modelos compatíveis estão os caminhões pesados Volvo FH, FM e FMX Euro 6, além dos modelos com transmissão elétrica produzidos a partir do segundo semestre de 2022 — incluindo o novo Volvo FM Low Entry, voltado exclusivamente para propulsão elétrica.

FICHA TÉCNICA — Safety Zones da Volvo Trucks
  • Serviço de assinatura disponível no Volvo Connect
  • Até 300 zonas ativas por caminhão
  • Velocidades configuráveis a partir de 20 km/h
  • Recurso disponível em caminhões Volvo FH, FM, FMX Euro 6 e elétricos
  • Frenagem automática ao entrar na zona
  • Notificações em tempo real no portal da frota
  • Disponível para veículos novos a partir de junho de 2025 e existentes a partir de setembro
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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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