A Volvo, líder mundial em eletromobilidade em ônibus, começa a demonstrar o seu ônibus elétrico BZL em São Paulo, cidade que se prepara para ter a maior frota de ônibus elétrico da América Latina.
O objetivo é mostrar as vantagens e os benefícios dos ônibus elétricos da marca para o transporte público urbano.
O Volvo BZL é um ônibus de 12,5 metros de comprimento, com capacidade para 80 passageiros e piso baixo. Ele tem quatro baterias de 94 kWh, que lhe permitem rodar até 300 km sem recarga. O motor elétrico tem potência de 200 kW e torque de 425 Nm, garantindo um bom desempenho no trânsito da metrópole. Todos os componentes do chassi e do trem-de-força são produzidos pela Volvo, que tem mais de 5.000 veículos híbridos e elétricos em operação em diversos países.
Viação Santa Brígida
O ônibus elétrico da Volvo rodará durante dois meses com a Viação Santa Brígida, em rotas das regiões Noroeste e Central de São Paulo. Antes disso, ele foi exposto na Arena ANTP, congresso de mobilidade urbana que aconteceu de 24 a 26 de outubro no Transamérica Expo Center. Assim como, o evento foi uma oportunidade para os profissionais do setor conhecerem as novidades e as tendências da eletromobilidade.
A demonstração do Volvo BZL em São Paulo faz parte da habilitação da marca, a fim de fornecer ônibus elétricos para o transporte público da cidade. A meta anunciada pelas autoridades paulistanas é chegar, afinal, a mais de dois mil ônibus elétricos rodando na capital até o final de 2024.
A maior cidade do Brasil está acelerando a transição energética no transporte público em direção à eletromobilidade e, certamente, quer eletrificar pelo menos 20% da frota de ônibus em circulação até dezembro do ano que vem.
Maior frota do país
A SPTrans já anunciou que desde novembro de 2022, por certo, não é permitido às empresas de transporte que operam na capital adquirir ônibus padrão que não sejam de propulsão por energia limpa.
Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo, afirma que, além disso, o veículo associa toda a experiência da marca em sistemas de transporte de passageiros com a avançada tecnologia e reconhecida qualidade dos chassis da Volvo. “São Paulo tem a maior frota do país e busca fornecedores confiáveis de ônibus elétricos. Somos uma opção segura para os operadores e passageiros”, diz.

A Volvo tem observado o desempenho positivo dos seus chassis elétricos nos países onde eles estão circulando. Mesmo com essa performance garantida, a marca quer confirmar os resultados nas condições locais. Serão realizadas avaliações sobre consumo de energia, autonomia das baterias, nível de ruído e, sobretudo, o desempenho na topografia de São Paulo.
O Brasil é um importante mercado para a Volvo. Ademais, há mais de dez anos foi pioneira na produção e comercialização de ônibus híbridos no país. A Volvo, por fim, terá metade dos ônibus comercializados por ela em todo o planeta equipados com essa tecnologia até 2030.