sexta-feira, julho 11, 2025

Tecnologia limpa: Tomasi e Nestlé testam eixo elétrico em carreta

A Tomasi Logística, em parceria com a Suspensys e o embarcador Nestlé,  testa em uma carreta o eixo elétrico e-Sys. Ainda sem números conclusivos, o diretor da Tomasi, Rodrigo Tomasi, fez um post em seu LinkedIn adiantando que o teste está dando certo. A Frota News solicitou alguns números à empresa e, enquanto os dados não são apresentados, saiba como o e-Sys funciona.

Desenvolvido pela Suspensys, empresa da holding Randoncorp, o e-Sys é um sistema de tração auxiliar elétrica instalado em implementos rodoviários. A proposta não é nova e foi apresentada na Fenatran de 2019, porém, até hoje a sua viabilidade econômica é desconhecida e, por isso, faz se importante o envolvimento de um embarcador com compromissos com a agenda ESG para ajudar a pagar a conta.

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A função do eixo é regenerar energia durante o percurso e devolvê-la em momentos estratégicos, como em subidas ou partidas em rampas, gerando economia de combustível e reduzindo emissões de poluentes — tudo isso sem comprometer o rendimento da viagem.

O funcionamento do sistema é baseado na recuperação da energia cinética produzida em frenagens e descidas. Essa energia, que normalmente seria dissipada em forma de calor, é convertida em eletricidade por motores elétricos integrados ao eixo auxiliar e armazenada em um conjunto de baterias instaladas no implemento. Posteriormente, quando o conjunto enfrenta aclives, essa energia é usada para tracionar o semirreboque, aliviando o esforço do cavalo mecânico e contribuindo para a economia de diesel.

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Além da economia de combustível — que pode chegar a até 20%, segundo dados da própria fabricante — o sistema reduz a emissão de CO₂ e ainda atua como freio motor nas descidas, o que ajuda a preservar os componentes de frenagem e aumenta a segurança operacional. Outro benefício apontado é o ganho de produtividade: em rotas com muitas variações de relevo, o eixo elétrico permite manter velocidades médias mais altas sem sobrecarregar o trem de força do caminhão.

No teste conduzido pela Tomasi Logística, uma carreta equipada com o eixo e-Sys está operando em rotas de longa distância com relevo acentuado — condições ideais para demonstrar o potencial da regeneração de energia. Embora os dados oficiais ainda não tenham sido divulgados, Rodrigo Tomasi destacou em sua publicação que os resultados preliminares são promissores e que a empresa está animada com os benefícios percebidos até agora.

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A iniciativa também reforça o compromisso das três empresas envolvidas com práticas sustentáveis e inovação no transporte de cargas. Nestlé, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, vem buscando reduzir a pegada ambiental de sua cadeia logística, enquanto a Suspensys investe em soluções voltadas à transição energética. A Tomasi, por sua vez, se posiciona como uma operadora logística de vanguarda ao apostar em tecnologias emergentes com impacto direto no consumo, desempenho e sustentabilidade.

Com essa colaboração, o setor ganha mais um caso prático de aplicação da eletromobilidade em veículos pesados. A expectativa é que, em breve, os primeiros números desse teste sejam divulgados, contribuindo com dados concretos para a adoção mais ampla da tecnologia no transporte rodoviário brasileiro.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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