A Tomasi Logística, em parceria com a Suspensys e o embarcador Nestlé, testa em uma carreta o eixo elétrico e-Sys. Ainda sem números conclusivos, o diretor da Tomasi, Rodrigo Tomasi, fez um post em seu LinkedIn adiantando que o teste está dando certo. A Frota News solicitou alguns números à empresa e, enquanto os dados não são apresentados, saiba como o e-Sys funciona.
Desenvolvido pela Suspensys, empresa da holding Randoncorp, o e-Sys é um sistema de tração auxiliar elétrica instalado em implementos rodoviários. A proposta não é nova e foi apresentada na Fenatran de 2019, porém, até hoje a sua viabilidade econômica é desconhecida e, por isso, faz se importante o envolvimento de um embarcador com compromissos com a agenda ESG para ajudar a pagar a conta.
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A função do eixo é regenerar energia durante o percurso e devolvê-la em momentos estratégicos, como em subidas ou partidas em rampas, gerando economia de combustível e reduzindo emissões de poluentes — tudo isso sem comprometer o rendimento da viagem.
O funcionamento do sistema é baseado na recuperação da energia cinética produzida em frenagens e descidas. Essa energia, que normalmente seria dissipada em forma de calor, é convertida em eletricidade por motores elétricos integrados ao eixo auxiliar e armazenada em um conjunto de baterias instaladas no implemento. Posteriormente, quando o conjunto enfrenta aclives, essa energia é usada para tracionar o semirreboque, aliviando o esforço do cavalo mecânico e contribuindo para a economia de diesel.
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Além da economia de combustível — que pode chegar a até 20%, segundo dados da própria fabricante — o sistema reduz a emissão de CO₂ e ainda atua como freio motor nas descidas, o que ajuda a preservar os componentes de frenagem e aumenta a segurança operacional. Outro benefício apontado é o ganho de produtividade: em rotas com muitas variações de relevo, o eixo elétrico permite manter velocidades médias mais altas sem sobrecarregar o trem de força do caminhão.
No teste conduzido pela Tomasi Logística, uma carreta equipada com o eixo e-Sys está operando em rotas de longa distância com relevo acentuado — condições ideais para demonstrar o potencial da regeneração de energia. Embora os dados oficiais ainda não tenham sido divulgados, Rodrigo Tomasi destacou em sua publicação que os resultados preliminares são promissores e que a empresa está animada com os benefícios percebidos até agora.
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A iniciativa também reforça o compromisso das três empresas envolvidas com práticas sustentáveis e inovação no transporte de cargas. Nestlé, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, vem buscando reduzir a pegada ambiental de sua cadeia logística, enquanto a Suspensys investe em soluções voltadas à transição energética. A Tomasi, por sua vez, se posiciona como uma operadora logística de vanguarda ao apostar em tecnologias emergentes com impacto direto no consumo, desempenho e sustentabilidade.
Com essa colaboração, o setor ganha mais um caso prático de aplicação da eletromobilidade em veículos pesados. A expectativa é que, em breve, os primeiros números desse teste sejam divulgados, contribuindo com dados concretos para a adoção mais ampla da tecnologia no transporte rodoviário brasileiro.