sexta-feira, junho 20, 2025

Supergasbras investe em caminhão 6×4 para levar GLP a granel para Jericoacoara

Conhecida por suas paisagens deslumbrantes, dunas douradas e mar cristalino, a vila de Jericoacoara poderá receber energia de forma mais eficiente e se tornar palco de uma inovação que vai muito além do turismo. A Supergasbras, empresa do grupo SHV Energy, iniciou a distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) a granel no vilarejo, utilizando um caminhão VW Constellation 6×4 para operações fora de estrada.

O veículo, com tração nos dois eixos traseiros e características de chassi off-road, pode operar em terrenos sem pavimento e pode abastecer estabelecimentos como hotéis, pousadas e restaurantes, que agora contarão com uma alternativa mais prática, segura e eficiente.

Estamos falando de uma verdadeira revolução na forma de abastecer Jericoacoara“, afirma Marcelo Rocha Lopes, gerente de Venda Direta da Supergasbras. “Além de garantir um fornecimento seguro e eficiente para o comércio local, essa iniciativa abre novas oportunidades de negócios na região.”

Leia também:

Caminhão off-road a gás da Scania mira agro e ganha impulso com o Fundo Clima

Por que anunicar na plataforma Frota News?

Desafio logístico de 450 km

O projeto, que levou 11 meses de planejamento, envolve uma complexa jornada de aproximadamente 450 quilômetros partindo da capital cearense, Fortaleza. O trecho final do trajeto, com 10 quilômetros de areia fofa e instável, só pode ser percorrido por veículos com características off-road — e foi justamente aí que a Supergasbras inovou.

Jericoacoara
Mesmo tendo a maior parte do percurso em asfalto, o caminhão possui pneus de uso misto para rodar sobre areia

Os caminhões VW para operações off-road possuem 22º de ângulo de entrada e de 40º a 20º ângulo de saída, dependendo da distância entre-eixos. O vão livre dianteiro é de 295 mm e o traseiro, de 243 mm. Para este tipo de operação, o caminhão também conta com pneus de uso misto 275/80 R22,5, mesmo rodando a maior parte do percurso sobre asfalto.

Siga o Roteiro Automotivo no Instagram!

Para este tipo de operação, o chassi também é reforçado com longarinas duplas, reforço em “C”, com rebites e parafusos. Os caminhões fora de estrada, geralmente, já tem um peso em ordem de marcha (como sai da fábrica sem o implemento) maior do que o modelo rodoviário.

Com o novo caminhão, a empresa supera um dos principais gargalos da logística regional, levando uma solução energética moderna a um dos destinos turísticos mais remotos do país. A operação também reduz a dependência de botijões e sistemas menos eficientes, oferecendo aos empreendedores locais um serviço mais sustentável e com maior regularidade.

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui