segunda-feira, março 17, 2025

Shineray TLux: “minitruck” para quem busca custo-benefício

Quando escutamos o nome da marca Shineray a primeira que nos vem a cabeça é a de motocicleta. No entanto, a empresa investe para ganhar novos segmentos de mercado e entrou no prospero setor de logística urbana. Nos últimos momentos de 2024, a já consolidada fabricante de veículos de duas lançou o minitruck TLux com PBT de 2.685 kg ou 1.190 kg de carga útil.  

O TLux já chega com um título: melhor relação custo-benefício do seu segmento de veículo comercial pelo a capacidade de carga, potência e equipamentos. O seu preço de tabela sugerida é de R$ 111.990, com a carroceria metálica aberta.  

Muitos pequenos empreendedores, comerciantes e frotistas, que podem ser bem atendidos com um veículo comercial nesta faixa de PBT, só contavam com as opções de picapes compactas cabine simples capacidade de carga inferior (720 kg), como a Fiat Strada 1.3 Flex (a partir de R$ 109.000), picapes médias, como Chevrolet S10 CS (a partir de R$). As outras opções são mais caras e com uma capacidade superior, muitas vezes, desnecessária (3.400 kg de PBT), como Hyundai HR e Kia Bongo (a partir de R$ 170 mil).  

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Capacidade e facilidade de condução 

O Tlux conta com as mesmas vantagens de comerciais leves que pertencem à categoria de caminhonete e mostrando-se muito eficientes em diversas atividades da logística urbana. São elas: não há as mesmas restrições de circulação dos caminhões, apenas a mesma de rodízio dos automóveis e dependendo da cidade. Bem como, estacionar nas mesmas vagas de automóveis, valor de pedágio e demais regras dos automóveis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) serem as mesmas dos automóveis, incluindo a CNH categoria B. A exceção deve ser observada para o tipo de atividade. Se o carro será emplacado com placa comum (atividade para uso pessoal ou negócio próprio) ou placa vermelha (atividade remunerada para terceiros).   

Custo-benefício

O modelo é equipado com um motor a gasolina 1.6 16V, que entrega 122 cavalos de potência, garantindo um bom equilíbrio entre desempenho e economia para operações urbanas. Confira a ficha técnica: 

Shineray TLux
Fonte: Shineray do Brasil

Design e funcionalidade 

Outro ponto forte do TLUX que quem pode trabalhar com carroceria aberta é a caçamba de três metros de comprimento e laterais rebatíveis, facilitando a carga e descarga. A suspensão traseira de molas laminadas reforça a estabilidade do veículo mesmo quando está completamente carregado. 

Tecnologia e conforto 

Apesar de ser um mini caminhão, o TLux não deixa de lado o conforto do motorista. O modelo conta com direção elétrica, ar-condicionado, painel digital LCD, vidros elétricos e sistema de som com conexão USB e AM/FM. Além disso, a segurança é reforçada pelos freios ABS (obrigatório por lei) nas quatro rodas (a disco no eixo dianteiro e no traseiro) e luzes de neblina.

Shineray TLux
. O modelo conta com direção elétrica, ar-condicionado, painel digital LCD, vidros elétricos e sistema de som com conexão USB e AM/FM

Expansão da Shineray no Brasil 

A Shineray tem expandido sua presença no mercado brasileiro e, em 2024, já ultrapassou 61 mil unidades vendidas no país, considerando todas as linhas de produtos.  

A conexão com o futuro impulsiona a trajetória da Shineray do Brasil, mas sem deixar de lado a sólida história construída ao longo de 19 anos de operações no país. A tecnologia, aliada à economia e à qualidade, são os pilares que sustentam as atividades da fábrica localizada no Complexo Industrial de Suape, em Pernambuco. Essa unidade industrial se destaca por ser a única do segmento de duas rodas fora da Zona Franca de Manaus, com uma capacidade produtiva de até 300 mil unidades por ano. Sua localização estratégica, em um dos principais polos industriais do Norte e Nordeste, reforça o compromisso da empresa com a inovação e o desenvolvimento do setor. 

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Com portfólios, a Shineray do Brasil oferece diversas soluções para mobilidade urbana. A linha de produtos inclui patinetes, scooters, cicloelétricos, ciclomotores e motocicletas à combustão e elétricas 

O ano de 2024 foi marcado por investimentos estratégicos na ampliação da rede de lojas, fortalecimento do pós-venda e aprimoramento da oferta de peças de reposição. Já para 2025, a Shineray do Brasil se prepara para lançar novos modelos, incluindo motos de maior cilindrada, tornando seu portfólio ainda mais completo. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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