A Scania antecipa as inovações em seus modelos que estarão em destaque em seu estande na Fenatran 2024 com atualizações. A saber, com destaque, o lançamento para pré-venda do seu caminhão elétrico 30 G e entregas a partir do início de 2026. Outro destaque é o novo P 280 6×4 XT com motor de 7 litros, mais leve e mais competitivo para o setor de construção civil urbana. Também estarão em exposição o semipesado para distribuição P 280 6×2 de 7 litros, o 460 R 6×2 Super, o 500 RH 6×4 Super movido a 100% biodiesel (B100) e o G 460 6×2, que utiliza gás natural veicular ou gás biometano. A fabricante confirmou que o novo painel digital estará disponível a partir de abril de 2025.
Assine, gratuitamente, a Newsletter Frota News
Abaixo, apresentamos as principais novidades da linha Scania 2025 e estamos preparando uma edição especial Fenatran da revista Frota News para os próximos dias. Aliás, com mais informações e fotos dos caminhões das principais expositoras no maior salão de transportes da América Latina.
BorgWarner fará estreia de novas tecnologias na Lat.Bus 2024
Mais itens de série
Além dos novos caminhões, a Scania traz inovações na linha rodoviária. Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil, destaca que “as novidades da linha rodoviária 2025 acima de 420 cavalos de potência estão voltadas para segurança e conforto do motorista”. Assim, entre os novos itens de série, os caminhões contarão com airbags laterais de cortina, airbag frontal, geladeira, gaveteiro, volante com controle de multimídia, compartimentos externos ao lado das portas e farol de milha no teto da cabine.
Segurança e conforto aprimorados
Certamente, o foco na segurança é um dos pilares dessa atualização. O airbag frontal, integrado ao volante, e o exclusivo airbag lateral de cortina, que protege a cabeça do motorista em casos de tombamento, são destaques. Além disso, a inclusão de uma geladeira e um gaveteiro no interior da cabine contribui para o conforto do motorista, oferecendo uma experiência mais agradável nas longas jornadas.
A saber, externamente, a Scania reforçou a segurança noturna com o farol de milha no teto, enquanto os compartimentos externos facilitam o transporte de ferramentas e objetos pessoais tanto para o motorista quanto para o passageiro.
Novo painel
A Scania passará a equipar seus caminhões com o Smart Dash a partir de abril de 2025. O painel de instrumentos digital integrado também contará com uma nova arquitetura eletrônica modular e mais integrado. Essa inovação traz atualizações de segurança, assim como conectividade, alinhando-se a regulamentações sobre cibersegurança. O Smart Dash oferece uma interface homem-máquina aprimorada, integrando assim, sistemas como My Scania e a aplicação Scania Driver, além de possibilitar atualizações OTA e novos serviços digitais.
Linha semipesada: eficiência e conforto
A linha de caminhões semipesados da Scania, consolidada com a cabine P, também receberá atualizações importantes. A princípio, além da configuração 8×2, os modelos terão opções de tração 4×2 e 6×2, com motor de 7 litros e 6 cilindros, gerando potências de 250 cv e 280 cv, respectivamente.
Leia a edição 44 da revista Frota News:
Esses veículos são indicados para operações urbanas e regionais, oferecendo visibilidade, bem como, dirigibilidade e suspensão de quatro pontos, itens normalmente encontrados em caminhões rodoviários. A transmissão G25 automatizada com 14 marchas, exclusiva da Scania, também promove economia de combustível, tornando esses modelos altamente competitivos.
Sustentabilidade em destaque
A Scania reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, trazendo à Fenatran o modelo 500 RH 6×4 Super, movido a biodiesel puro (B100). Com duas configurações de potência — 500 cv e 460 cv —, essa linha é capaz de reduzir as emissões de CO2 em até 77%. Os motores foram especialmente desenvolvidos para garantir durabilidade e compatibilidade com o biodiesel, atendendo às mais exigentes normas ambientais.
G 460 a gás natural e biometano renovável
Outro ponto alto da presença da Scania na Fenatran será a exibição do G 460 6×2, movido a gás natural veicular e gás biometano. Com uma autonomia de até 650 km, graças a inclusão de mais dois cilindros atrás da cabine. Aliás, esse caminhão representa um passo significativo na direção de um transporte de média distância mais sustentável. A Scania, pioneira no uso de gás natural e biometano no Brasil, agora adiciona novas potências à linha, incluindo o lançamento do modelo de 420 cv em substituição ao de 410 cv. A montadora continua a expandir as rotas viáveis para o uso de gás, com corredores que cobrem grande parte do litoral e regiões do interior.
Com uma combinação de inovação tecnológica, foco na segurança e compromisso com a sustentabilidade, a Scania se posiciona na vanguarda da indústria de caminhões. A Fenatran 2024 será uma vitrine importante para os avanços da marca, que continua a liderar a transição para um futuro mais verde e eficiente no transporte.
Nos siga no LinkedIn!