sexta-feira, dezembro 13, 2024

Scania apresenta ônibus rodoviário com motor a gás

A Scania dá mais um passo significativo em direção ao transporte sustentável ao introduzir a variante LBG/GNL do Scania Touring, modelo rodoviário da marca. Esta nova opção de motorização consegue funcionar tanto com gás natural liquefeito quanto com biometano, ou com uma mistura de ambos. Facilitando assim, a transição para o gás renovável verde (biogás) e criando uma solução circular e economicamente viável para o transporte de longa distância.

Os ônibus movidos a gás surgem como uma alternativa muito interessante para muitos operadores de transportes, promovendo o desenvolvimento sustentável de maneira economicamente vantajosa. “A nova variante LBG/GNL do Scania Touring é uma excelente opção para operadores de transporte de curta, média e longa distância que desejam tornar-se mais sustentáveis sem um investimento massivo ou impacto negativo nas operações”, afirma Carl-Johan Lööf, chefe de Produto Gestão, Soluções de Transporte de Pessoas da Scania.

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O lançamento ocorre na Europa, mas há potencial para algumas operações no Brasil em breve, pois na Rodovia Presidente Dutra, entre São Paulo e o Rio de Janeiro, há postos para abastecimento de veículos pesados a gás. Aliás, há o projeto corredor azul do Governo do Rio de Janeiro para instalar uma alta capacidade de abastecido de veículos a gás. Além disso, o Rio já conta com postos de biometano e São Paulo terá em breve.

A Scania Brasil já conta com a opção de ônibus urbano movido a gás. São opções de 280 cv e agora de 340 cv Euro 6.

Características técnicas do rodoviário

Equipado com um motor a gás de 13 litros, o novo Scania Touring oferece 410 cv (302 kW) e 2.000 Nm de torque. Além disso, sua eficiência permite aos usuários reduzirem os custos de combustível. Com a opção de tanque padrão, o ônibus pode alcançar uma autonomia de mais de 1.000 km.

“Este produto oferece potência, torque e autonomia equivalentes aos de um ônibus movido a diesel, ao mesmo tempo que reduz os níveis de ruído e oferece custos operacionais mais baixos. Somando os benefícios de sustentabilidade do uso do biometano, trata-se de uma solução verdadeiramente notável”, explica Lööf.

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A Scania tem sido pioneira na utilização do biogás em sua forma comprimida para alimentar ônibus urbanos e intermunicipais. Nos últimos anos, os avanços tecnológicos permitiram o resfriamento e liquefação do gás, transformando-o em LBG/GNL, uma solução mais viável para veículos comerciais pesados que operam em rotas de longa distância. “O biometano pode desempenhar um papel fundamental na descarbonização do transporte pesado, especialmente em aplicações de longa distância. A infraestrutura para produção de combustível e estações de abastecimento continua a expandir-se, com enormes investimentos ocorrendo”, afirma Jonas Strömberg, gestor de Negócios de Transporte Sustentável da Scania.

O biometano é um combustível renovável e livre de fósseis que pode reduzir as emissões de CO₂ em até 90% em comparação com o diesel. Além disso, proporciona outros benefícios para o desenvolvimento sustentável. Assim, como a criação de empregos locais pela economia circular e de reciclagem e a resolução de problemas de resíduos, enquanto aumenta a segurança energética e devolve carbono e nutrientes ao solo.

A nova opção de trem de força a gás para o Scania Touring complementa o portfólio de veículos a gás da Scania para o segmento de longa distância. Por fim, inclui ônibus construídos com parceiros externos, como o Scania Beulas DD LBG/LNG e o Scania Irizar i6S Efficient LBG/LNG, apresentado na Busworld no ano passado.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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