A Scania segue firme em sua estratégia de ampliar as soluções de transporte sustentável com o lançamento de uma nova variante de chassi para ônibus elétrico a bateria. Trata-se da versão 6×2*4 de entrada baixa (low entry), que passa a integrar a plataforma lançada em 2023. O modelo chega com importantes atualizações tecnológicas e estruturais, oferecendo maior capacidade de passageiros e desempenho otimizado para rotas urbanas, suburbanas e intermunicipais de curta distância.
A novidade se destaca por incorporar a recém-lançada e-machine da Scania, uma nova interface de carregamento e opções de eixo traseiro redesenhadas — tecnologias que também passam a estar disponíveis para o modelo de dois eixos já existente. O resultado é uma alternativa altamente confiável, eficiente e competitiva para operadores de transporte que desejam eletrificar suas frotas além das aplicações puramente urbanas.
Leia também:
MAN vai lançar novo motor D30 diesel para pesados desenvolvido com VW e Scania
Ouro e Prata renova frota com 50 novos ônibus Marcopolo Paradiso G8
VIX Logística renova frota com 71 veículos Marcopolo
O novo eixo traseiro foi projetado com foco na eficiência energética e na durabilidade. Com duas novas engrenagens com relações de transmissão mais rápidas, há uma significativa redução nas perdas internas, o que contribui diretamente para o melhor aproveitamento da energia e uma vida útil prolongada dos componentes. Além disso, o novo eixo de apoio direcional, posicionado atrás do semieixo, distribui melhor o peso e reduz o desgaste dos pneus — um diferencial importante para a operação contínua.
“Com uma e-machine completamente nova, esta versão elétrica de três eixos é confiável, energeticamente eficiente e potente, proporcionando excelente tempo de atividade, autonomia, aceleração e capacidade de partida, principalmente em declives acentuados”, explica Carl-Johan Lööf, Chefe de Gestão de Produtos para Soluções de Transporte de Pessoas da Scania.
A flexibilidade de aplicação também é um ponto forte do novo modelo. O robusto design do chassi contribui para aumentar a durabilidade do veículo, enquanto o subchassi aprimorado reduz os níveis de ruído e melhora a dirigibilidade, assegurando mais conforto tanto para os passageiros quanto para o motorista. O posicionamento estratégico dos componentes facilita a manutenção, o que resulta em menor custo operacional e maior disponibilidade da frota.
Assista nosso Canal FrotaCast:
Carregamento mais rápido e mais pontos de energia
Outro destaque da nova variante 6×2*4 é a possibilidade de carregamento rápido por meio de uma interface posicionada na traseira, com múltiplos pontos de energia disponíveis para adaptação às necessidades específicas de cada operação. Essa versatilidade amplia a usabilidade do veículo em diferentes contextos e regiões, reforçando o compromisso da Scania com soluções que atendam às demandas locais.
“À medida que o impulso rumo à eletrificação aumenta, os ônibus construídos nesta plataforma serão competitivos em todo o mundo e poderão ser utilizados para expandir as operações elétricas para novos tipos de aplicações”, conclui Lööf.
Com esse lançamento, a Scania consolida sua posição como uma das principais protagonistas na transição energética do transporte coletivo, oferecendo alternativas tecnológicas alinhadas com a necessidade de reduzir as emissões e promover um futuro mais sustentável.