sexta-feira, junho 20, 2025

Renault amplia Design Center na América Latina e reforça protagonismo global do Brasil

A Renault do Brasil assumiu papel de maior relevância no plano estratégico da marca para desenvolvimento de veículos para os mercados internacionais, o International Game Plan 2027. Para isso, o Renault Design Center Latam (RDCL), instalado no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), foi ampliado e agora ocupa uma área de 2.440 m² – o dobro do espaço anterior.

“Com a nova estrutura, o RDCL ampliará sua capacidade criativa e de desenvolvimento de modelos e conceitos personalizados, contribuindo também para os projetos globais do Renault Group”, afirma Laurens van den Acker, Chief Design Officer do Renault Group.

Centro de Design
Laurens van den Acker, Chief Design Officer do Renault Group, deixa sua assinatura na parede da equipe durante visita ao Renault Design Center Latam

Infraestrutura de ponta para criar o carro do futuro

A transformação do RDCL foi abrangente e tecnológica. Entre os destaques está o novo painel de LED de 15 metros por 3 metros, instalado no showroom. Com resolução de ponta, ele é idêntico ao utilizado no Design Center da Renault na França, permitindo sincronização em tempo real de imagens, vídeos e apresentações entre equipes na Europa e América Latina. Essa inovação acelera o desenvolvimento criativo e a modelagem em escala real (1:1) dos veículos.

Leia também

Roteiro Automotivo: Explorando a conexão entre transporte, gastronomia e entretenimento

Scania, VWCO e MAN pagam dividendos maiores via TRATON; veja como investir

Noma do Brasil adota FMEA para elevar qualidade e confiabilidade na indústria 

O atelier de modelagem manual em Clay também foi ampliado, permitindo o trabalho simultâneo em até quatro projetos. Equipado com ferramentas tridimensionais e dispositivos industriais, o espaço cobre todo o ciclo criativo, do esboço ao protótipo físico.

Outro avanço é o novo atelier de cores, materiais e acabamentos, que agora conta com cabine de luz para simular diferentes condições de iluminação, otimizando a escolha de texturas e padrões. Essa estrutura também conecta as áreas de design com engenharia, produção e fornecedores, promovendo mais agilidade na fase de validação industrial.

Além disso, o RDCL inaugurou novos escritórios em conceito open space, integrados a um lounge circular que estimula colaboração entre as equipes de design criativo, 3D, gráfico, realidade virtual e gestão de projetos. São 23 profissionais atuando em sinergia, com foco em inovação e bem-estar.

Sala imersiva e showroom ao ar livre seguem em operação

Além das áreas recém-ampliadas, o centro mantém a sala imersiva digital, que agora conta com óculos de realidade virtual de última geração. A tecnologia permite simulações e revisões de design em ambientes realistas e colaborativos entre equipes globais.

Outro diferencial do RDCL é o showroom externo com 500 m², um dos poucos do tipo na América Latina. Com isolamento visual, permite avaliações de veículos sob luz natural, proporcionando uma leitura mais fiel dos volumes e proporções em condições reais de uso.

Referência em design e responsabilidade social

“O RDCL é agora um centro altamente tecnológico, alinhado aos mais altos padrões da marca Renault”, destaca Luiz Fernando Pedrucci. “Seguimos investindo na América Latina para fortalecer nossa capacidade de desenvolver novos produtos.”

O centro é responsável por todas as fases do design de um veículo, desde a concepção criativa até a modelagem industrial, incluindo protótipos físicos, CGI e definição dos padrões de produção. Também apoia áreas de marketing e comunicação visual da marca.

Um exemplo de integração entre design e responsabilidade social é a linha de acessórios “Kardian Collection”, desenvolvida com o projeto Borda Viva. Utilizando materiais reciclados da indústria automotiva, a iniciativa promove economia circular e geração de renda na região da Borda do Campo (PR).

DNA brasileiro, impacto global

A equipe do RDCL assinou o design do Renault Kardian, lançado no Brasil em 2024, primeiro modelo a adotar a nova identidade visual da marca. O centro também criou o concept car Niagara, que antecipa o futuro da linguagem estética da Renault.

Leia a nossa avaliação do Renault Kardin:

Renault Kardian: Nossas impressões do SUV de entrada da marca 

Outro projeto de destaque é o SUV Boreal, desenvolvido no Brasil para atender toda a América Latina, com previsão de chegar a mais de 70 países. O modelo foi concebido na nova plataforma modular do grupo (RGMP), reforçando o papel estratégico do design brasileiro na operação global da marca.

“Com a ampliação da estrutura e uso de tecnologias avançadas, nossos designers poderão contribuir ainda mais com o desenvolvimento criativo dos veículos do futuro”, afirma Daniel Nozaki, diretor de Design da Renault América Latina.

Com o novo RDCL, o Brasil se consolida como uma peça central no tabuleiro global da Renault – onde criatividade, tecnologia e inovação se encontram para moldar o amanhã da mobilidade.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Filipi Goschrman
Filipi Goschrmanhttps://www.frotanews.com.br
Filipi Goschrman é um profissional com ampla experiência em inteligência de mercado, tendência, comportamento e negócios. Há 10 anos, se dedica a analisar e entender o mercado e os consumidores. Responsável pelo planejamento comercial do Frota News, atua também como diretor executivo do Guia de Turismo de São Paulo, Guide SP, uma plataforma de serviços e soluções para o turismo na cidade de São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui