A Renault do Brasil assumiu papel de maior relevância no plano estratégico da marca para desenvolvimento de veículos para os mercados internacionais, o International Game Plan 2027. Para isso, o Renault Design Center Latam (RDCL), instalado no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), foi ampliado e agora ocupa uma área de 2.440 m² – o dobro do espaço anterior.
“Com a nova estrutura, o RDCL ampliará sua capacidade criativa e de desenvolvimento de modelos e conceitos personalizados, contribuindo também para os projetos globais do Renault Group”, afirma Laurens van den Acker, Chief Design Officer do Renault Group.

Infraestrutura de ponta para criar o carro do futuro
A transformação do RDCL foi abrangente e tecnológica. Entre os destaques está o novo painel de LED de 15 metros por 3 metros, instalado no showroom. Com resolução de ponta, ele é idêntico ao utilizado no Design Center da Renault na França, permitindo sincronização em tempo real de imagens, vídeos e apresentações entre equipes na Europa e América Latina. Essa inovação acelera o desenvolvimento criativo e a modelagem em escala real (1:1) dos veículos.
Leia também
Roteiro Automotivo: Explorando a conexão entre transporte, gastronomia e entretenimento
Scania, VWCO e MAN pagam dividendos maiores via TRATON; veja como investir
Noma do Brasil adota FMEA para elevar qualidade e confiabilidade na indústria
O atelier de modelagem manual em Clay também foi ampliado, permitindo o trabalho simultâneo em até quatro projetos. Equipado com ferramentas tridimensionais e dispositivos industriais, o espaço cobre todo o ciclo criativo, do esboço ao protótipo físico.
Outro avanço é o novo atelier de cores, materiais e acabamentos, que agora conta com cabine de luz para simular diferentes condições de iluminação, otimizando a escolha de texturas e padrões. Essa estrutura também conecta as áreas de design com engenharia, produção e fornecedores, promovendo mais agilidade na fase de validação industrial.
Além disso, o RDCL inaugurou novos escritórios em conceito open space, integrados a um lounge circular que estimula colaboração entre as equipes de design criativo, 3D, gráfico, realidade virtual e gestão de projetos. São 23 profissionais atuando em sinergia, com foco em inovação e bem-estar.
Sala imersiva e showroom ao ar livre seguem em operação
Além das áreas recém-ampliadas, o centro mantém a sala imersiva digital, que agora conta com óculos de realidade virtual de última geração. A tecnologia permite simulações e revisões de design em ambientes realistas e colaborativos entre equipes globais.
Outro diferencial do RDCL é o showroom externo com 500 m², um dos poucos do tipo na América Latina. Com isolamento visual, permite avaliações de veículos sob luz natural, proporcionando uma leitura mais fiel dos volumes e proporções em condições reais de uso.
Referência em design e responsabilidade social
“O RDCL é agora um centro altamente tecnológico, alinhado aos mais altos padrões da marca Renault”, destaca Luiz Fernando Pedrucci. “Seguimos investindo na América Latina para fortalecer nossa capacidade de desenvolver novos produtos.”
O centro é responsável por todas as fases do design de um veículo, desde a concepção criativa até a modelagem industrial, incluindo protótipos físicos, CGI e definição dos padrões de produção. Também apoia áreas de marketing e comunicação visual da marca.
Um exemplo de integração entre design e responsabilidade social é a linha de acessórios “Kardian Collection”, desenvolvida com o projeto Borda Viva. Utilizando materiais reciclados da indústria automotiva, a iniciativa promove economia circular e geração de renda na região da Borda do Campo (PR).
DNA brasileiro, impacto global
A equipe do RDCL assinou o design do Renault Kardian, lançado no Brasil em 2024, primeiro modelo a adotar a nova identidade visual da marca. O centro também criou o concept car Niagara, que antecipa o futuro da linguagem estética da Renault.
Leia a nossa avaliação do Renault Kardin:
Renault Kardian: Nossas impressões do SUV de entrada da marca
Outro projeto de destaque é o SUV Boreal, desenvolvido no Brasil para atender toda a América Latina, com previsão de chegar a mais de 70 países. O modelo foi concebido na nova plataforma modular do grupo (RGMP), reforçando o papel estratégico do design brasileiro na operação global da marca.
“Com a ampliação da estrutura e uso de tecnologias avançadas, nossos designers poderão contribuir ainda mais com o desenvolvimento criativo dos veículos do futuro”, afirma Daniel Nozaki, diretor de Design da Renault América Latina.
Com o novo RDCL, o Brasil se consolida como uma peça central no tabuleiro global da Renault – onde criatividade, tecnologia e inovação se encontram para moldar o amanhã da mobilidade.