O Scania Group divulgou, nesta manhã de 10 de março, o seu relatório 2025 de resultados de desempenho financeiro, com resultados de vendas, lucros e sustentabilidade ambiental e social referente ao ano de 2024.
Resumo do ano completo de 2024:
- As vendas líquidas do Scania Group cresceram 6% para SEK 216,1 bilhões (R$ 123,177 bilhões)
- A receita operacional ajustada atingiu SEK 30,4 bilhões (R$ 17,328 bilhões) e a margem operacional ajustada foi de 14,1% (12,7)
- As entregas aumentaram 6% para 102.069 veículos, dos quais os veículos de emissão zero (ZEV) totalizaram 266 unidades (246). Desde total, foram entregues 12.443 caminhões (crescimento de 53,8%) e 700 ônibus (89,9%) no mercado brasileiro
- A receita do negócio de serviços aumentou 3%
- A entrada de pedidos diminuiu 4% para 81.012 veículos
Desempenho operacional e financeiro
A Scania entregou mais um ano de resultados financeiros positivos em 2024, alcançando recordes de vendas e lucros. Pela primeira vez, as entregas de veículos ultrapassaram 100.000 caminhões e ônibus, impulsionadas pela produção estável e uma redução bem-sucedida do livro de pedidos para níveis mais normais. Para dar suporte à transformação e ao crescimento, a Scania fez grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento e na finalização de seu próximo centro industrial na China.
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Apesar de um mercado de caminhões mais cauteloso na Europa devido à alta inflação, a Scania aproveitou a excelência do Super driveline colocar diferenciais da marca para os clientes. Como resultado, a participação de mercado europeia da Scania cresceu mais de 2%, para 17,8%. Na América Latina, a participação de mercado da Scania aumentou para 17,3%, e a demanda permaneceu forte, especialmente no Brasil. O sistema de produção global da Scania com centros na Europa e América Latina equilibra efetivamente as flutuações do mercado regional.
“Estou muito orgulhoso dos colegas da Scania. Apesar de muitos desafios, entregamos um desempenho operacional e financeiro excelente”, diz o CEO, Christian Levin.
A nova plataforma de software da Scania foi projetada para se adaptar às necessidades futuras dos clientes, permitindo um crescimento excepcional da funcionalidade. Embora os desafios de implementação tenham causado atrasos, a empresa está lidando com eles de frente. Além disso, aumentar a produção de caminhões elétricos a bateria tem sido complexa, impactando os esforços de descarbonização da empresa. Com a demanda por seus caminhões elétricos a bateria premium aumentando rapidamente, a Scania está expandindo sua rede de fornecedores para aumentar a resiliência e acelerar as entregas.
Em 2024, a Scania fez avanços significativos em direção a um sistema de transporte sustentável por meio de investimentos em infraestrutura, soluções inovadoras e parcerias estratégicas, incluindo caminhões a gás no Brasil.
A empresa também fez um forte progresso na descarbonização e agora cortou as emissões operacionais em 47% por meio de eletricidade verde, logística descarbonizada e menor uso de energia fóssil. Isso coloca a Scania no caminho certo para superar sua meta de 2025 de uma redução de 50% nas emissões do Escopo 1 e 2.
Frota em uso
Para as emissões do Escopo 3 — aquelas de veículos em uso — a Scania atingiu uma redução de 12%. Apesar da melhora significativa em relação ao ano passado, ela continua aquém de sua meta de 2025. A empresa está intensificando esforços em treinamento de motoristas, combustíveis renováveis e otimização de veículos para diminuir a lacuna para uma redução de 20%.
Olhando para o futuro, a Scania também definiu novas metas para 2032 em todos os escopos: uma redução de 50% nas emissões em suas operações e um corte de 45% nos veículos em uso, em comparação aos níveis de 2022.
“O compromisso da Scania em descarbonizar nossos negócios em linha com a ciência permanece firme. Definir novas metas é uma prova de nossas ambições elevadas e líderes do setor”, diz Christian Levin.