sexta-feira, maio 16, 2025

Relatório 2025 Scania: lucro de R$ 17,3 bilhões e 6% a mais de vendas globais 

O Scania Group divulgou, nesta manhã de 10 de março, o seu relatório 2025 de resultados de desempenho financeiro, com resultados de vendas, lucros e sustentabilidade ambiental e social referente ao ano de 2024.  

 Resumo do ano completo de 2024: 

  • As vendas líquidas do Scania Group cresceram 6% para SEK 216,1 bilhões (R$ 123,177 bilhões)
  • A receita operacional ajustada atingiu SEK 30,4 bilhões (R$ 17,328 bilhões) e a margem operacional ajustada foi de 14,1% (12,7)
  • As entregas aumentaram 6% para 102.069 veículos, dos quais os veículos de emissão zero (ZEV) totalizaram 266 unidades (246). Desde total, foram entregues 12.443 caminhões (crescimento de 53,8%) e 700 ônibus (89,9%) no mercado brasileiro
  • A receita do negócio de serviços aumentou 3%
  • A entrada de pedidos diminuiu 4% para 81.012 veículos

 Desempenho operacional e financeiro 

A Scania entregou mais um ano de resultados financeiros positivos em 2024, alcançando recordes de vendas e lucros. Pela primeira vez, as entregas de veículos ultrapassaram 100.000 caminhões e ônibus, impulsionadas pela produção estável e uma redução bem-sucedida do livro de pedidos para níveis mais normais. Para dar suporte à transformação e ao crescimento, a Scania fez grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento e na finalização de seu próximo centro industrial na China. 

Leia também:

Pegue o próximo desvio; soja a caminho da China  

Expodireto Cotrijal 2025: os estandes interessantes para os frotistas do agronegócio

Investimentos no Brasil que vão gerar mais transporte: atualizado em 07/03

Apesar de um mercado de caminhões mais cauteloso na Europa devido à alta inflação, a Scania aproveitou a excelência do Super driveline colocar diferenciais da marca para os clientes. Como resultado, a participação de mercado europeia da Scania cresceu mais de 2%, para 17,8%. Na América Latina, a participação de mercado da Scania aumentou para 17,3%, e a demanda permaneceu forte, especialmente no Brasil. O sistema de produção global da Scania com centros na Europa e América Latina equilibra efetivamente as flutuações do mercado regional. 

 “Estou muito orgulhoso dos colegas da Scania. Apesar de muitos desafios, entregamos um desempenho operacional e financeiro excelente”, diz o CEO, Christian Levin. 

A nova plataforma de software da Scania foi projetada para se adaptar às necessidades futuras dos clientes, permitindo um crescimento excepcional da funcionalidade. Embora os desafios de implementação tenham causado atrasos, a empresa está lidando com eles de frente. Além disso, aumentar a produção de caminhões elétricos a bateria tem sido complexa, impactando os esforços de descarbonização da empresa. Com a demanda por seus caminhões elétricos a bateria premium aumentando rapidamente, a Scania está expandindo sua rede de fornecedores para aumentar a resiliência e acelerar as entregas. 

 Em 2024, a Scania fez avanços significativos em direção a um sistema de transporte sustentável por meio de investimentos em infraestrutura, soluções inovadoras e parcerias estratégicas, incluindo caminhões a gás no Brasil.   

Assista o Canal FrotaCast:

A empresa também fez um forte progresso na descarbonização e agora cortou as emissões operacionais em 47% por meio de eletricidade verde, logística descarbonizada e menor uso de energia fóssil. Isso coloca a Scania no caminho certo para superar sua meta de 2025 de uma redução de 50% nas emissões do Escopo 1 e 2. 

Frota em uso

 Para as emissões do Escopo 3 — aquelas de veículos em uso — a Scania atingiu uma redução de 12%. Apesar da melhora significativa em relação ao ano passado, ela continua aquém de sua meta de 2025. A empresa está intensificando esforços em treinamento de motoristas, combustíveis renováveis e otimização de veículos para diminuir a lacuna para uma redução de 20%. 

Olhando para o futuro, a Scania também definiu novas metas para 2032 em todos os escopos: uma redução de 50% nas emissões em suas operações e um corte de 45% nos veículos em uso, em comparação aos níveis de 2022. 

“O compromisso da Scania em descarbonizar nossos negócios em linha com a ciência permanece firme. Definir novas metas é uma prova de nossas ambições elevadas e líderes do setor”, diz Christian Levin. 

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui