domingo, dezembro 14, 2025

Festival Interlagos Automóvel e Motos tem datas confirmadas para 2025 

O Festival Interlagos 2024 Automóvel, realizado entre os dias 8 e 11 de agosto. Consolidou-se como o maior evento de experiência motora do mundo e assumiu definitivamente o protagonismo no segmento de eventos do setor automotivo. Em sua terceira edição, o Festival reuniu cerca de 50 expositores, incluindo montadoras, bem como, empresas de autopeças, serviços e acessórios, confirmando seu status de evento de primeira linha com números impressionantes que o colocam no mesmo patamar das principais mostras mundiais. 

Com uma área de exposição de 100 mil m², completamente ocupada pelos estandes distribuídos nos três espaços disponíveis – Boulevard (boxes), Paddock Mall (mezanino dos boxes) e Arena (área livre no miolo do circuito) –, o Festival Interlagos 2024 atraiu um público de 118,7 mil visitantes ao longo dos quatro dias de evento. Além disso, um dado significativo é que 48% desses visitantes vieram de fora da cidade de São Paulo, destacando o alcance nacional do evento. 

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Um dos grandes marcos desta edição foi o lançamento de 12 novos modelos de veículos, além da estreia de uma nova montadora no mercado nacional. A atmosfera de inovação e entusiasmo foi sentida em cada esquina do autódromo, portanto, não é surpresa que 39,6% dos visitantes tenham retornado para mais de um dia de festival. Além disso, a cobertura da imprensa foi massiva, com 568 jornalistas credenciados, e o evento gerou 3,6 mil empregos diretos, desde a montagem até o funcionamento da exposição. 

Márcio Saldanha, CEO do Festival Interlagos 2024, destacou a singularidade do evento, que proporcionou aos visitantes uma experiência única. “Entregamos um evento que se constituiu em uma experiência singular para os visitantes, uma vez que proporcionou três propostas em um só espaço: a oportunidade de ver e conhecer os carros expostos ao vivo, a chance de guiar os carros que o cliente escolhia na mítica pista do Autódromo, além de um ambiente completamente destinado à negociação de venda desses automóveis. Nunca nenhum evento havia oferecido um pacote tão completo”, afirmou Saldanha. 

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O grande diferencial do Festival Interlagos foi, sem dúvida, os test-drives nas pistas, que encantaram o público. Eduardo Bernasconi, co-fundador do Festival, detalhou os números impressionantes das ativações: “Tivemos um total de 8.906 test-drives com visitantes, efetuados por 150 veículos, que iam desde carros de entrada até modelos míticos, como Ferrari, Porsche, Mustang ou Range Rover. Foram exatos 38.300 km rodados durante o evento, no asfalto do traçado e nas pistas (off-road e habilidade) especialmente criadas para o Festival. E detalhe: zero acidentes. Zero saídas da pista. Zero derrapagens. Os visitantes contaram com toda a segurança possível para a realização dos testes e deu tudo certo”, celebrou Bernasconi. 

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Diante de tanto sucesso, os organizadores já confirmaram as datas para a edição de 2025: o Festival Interlagos 2025 Motos acontecerá de 28 de maio a 1º de junho, e o Festival Interlagos 2025 Automóvel de 11 a 15 de junho. A expectativa para o próximo ano é grande, com planos ambiciosos de expansão. “Já estamos com as datas definidas com a Prefeitura e vamos começar a atuar junto aos expositores. E mais: em setembro, vamos apresentar ao mercado as novidades para o próximo ano. A ideia é ampliar em 25% a área de exposição e atrair ainda mais montadoras, com aumento de público para 200 mil pessoas. Já estamos trabalhando”, revelou Saldanha. 

Com um contrato formalizado com a Prefeitura de São Paulo até 2028, o Festival Interlagos Automóvel e Motos já faz parte do calendário de eventos estratégicos da cidade, prometendo crescer ainda mais e solidificar sua posição como referência mundial no setor automotivo. 

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Novo CD em Bogotá reforça liderança da PACCAR Parts na América Latina

No setor automotivo, o Brasil vem se posicionando como sede de grandes grupos na América do Sul. Isso, não só pela posição geográfica estratégica, como também, pelo crescimento na produção de veículos e componentes, portanto, como base exportadora. Nessa linha, a PACCAR Parts, responsável pelas operações de peças e serviços do grupo. Que aliás, inclui a marca DAF Caminhões, Kenworth e demais marcas com a linha multimarca TRP. Certamente, deu um passo estratégico na expansão de suas operações na América Latina com a inauguração de um novo Centro de Distribuição em Bogotá, Colômbia.  

A nova instalação, que ocupa uma área de 7.700 metros quadrados e possui 22 mil posições de armazenagem. Visa aprimorar a eficiência e a agilidade no atendimento ao mercado colombiano, fortalecendo a presença da empresa na região. 

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A diretora de Operações da PACCAR Parts na América do Sul, Elisangela Portela. Destacou a importância deste novo centro para atender à crescente demanda na Colômbia, onde mais de 23 mil veículos PACCAR já circulam. Temos uma frota significativa no país e precisamos garantir que atendamos as necessidades de peças com a maior rapidez possível.” A inauguração do Centro de Distribuição de Bogotá não só fortalecerá nossa presença local, como também nos permitirá ampliar nossas atividades”, afirmou Portela. 

 A relevância da América do Sul para a indústria de autopeças brasileira 

O mercado colombiano, assim como outros mercados sul-americanos, é um dos principais consumidores de peças produzidas no Brasil. Impulsionado assim pelas vendas de veículos em toda a região. A presença de fábricas brasileiras de autopeças desempenha um papel crucial, fornecendo peças com rapidez tanto para o mercado interno quanto para exportação. O que gera lucros significativos e estreita os laços comerciais com países vizinhos. 

Para a PACCAR Parts, a expansão na América do Sul é estratégica, permitindo à empresa atender não apenas às marcas locais, mas também a veículos americanos e mexicanos que circulam na Colômbia. “Atualizamos constantemente nosso portfólio para atender às necessidades dos mais diversos modelos e marcas, garantindo que mantenhamos as frotas em movimento com nossas peças.”, explicou Antenor Frasson Jr., Diretor Geral da PACCAR Parts América Latina. 

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Projetaram o novo Centro de Distribuição de Bogotá para abastecer o mercado local com peças para caminhões de todas as marcas e atender mais de 20 pontos de venda e serviço dos distribuidores das marcas no país. Com a nova instalação, o tempo de entrega de peças, que anteriormente poderia levar até 45 dias, foi drasticamente reduzido para até um dia e meio, aumentando significativamente a eficiência logística e a satisfação dos clientes. 

Sob a gestão da PACCAR Parts Brasil, responsável pela administração de peças na América Latina, o PDC (Centro de Distribuição de Peças) na Colômbia foi estabelecido com o objetivo de otimizar o atendimento aos concessionários da região, melhorar a disponibilidade de peças e colaborar na gestão de estoques. A expectativa é que o portfólio de peças TRP também seja ampliado nos próximos meses. 

Além disso, a possibilidade de realizar compras em Pesos Colombianos deve impulsionar ainda mais as vendas na região, contribuindo para o crescimento contínuo da PACCAR na América do Sul. “O PDC está estrategicamente localizado para atender o país com agilidade, o que reflete o nosso compromisso em oferecer soluções de pós-venda de alta qualidade e consolidar nossa liderança no mercado latino-americano”, concluiu Portela. 

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Eaton inova com transmissões para eficiência e descarbonização

A Lat.Bus foi palco para as inovações com foco em descarbonização do transporte público de passageiros. E muitas soluções foram apresentadas, seja para a eletrificação de frotas de ônibus, seja para aumento da eficiência dos ônibus movidos a diesel. A Eaton apresentou suas soluções para essas diferentes alternativas.   

A transmissão automatizada tem papel fundamental para a maior eficiência para a transferência da energia do motor a diesel para as rodas. Nesse sentido, a empresa apresentou a nova geração das caixas automatizadas Advantor. Com as versões Advantor-6, direcionada a micro-ônibus, e Advantor-8, destinada a ônibus de médio porte.

A Advantor-6, com 6 velocidades, é voltada para o transporte urbano, enquanto a Advantor-8, com 8 velocidades, foi desenvolvida para ônibus urbano, escolar, rural e de fretamento. 

Essas transmissões oferecem, portanto, um custo operacional mais baixo para os frotistas e, além disso, proporcionam uma economia de combustível que pode variar de 10% a 20% em comparação com as transmissões manuais e automáticas. Além disso, a automação inteligente garante um desempenho superior e uma experiência de direção mais confortável. Especialmente nas frequentes paradas e partidas do trânsito urbano, o que também contribui para a segurança e o conforto dos passageiros. 

Evolução da transmissão HD EV-4 Speed para veículos híbridos e elétricos 

 Outra transmissão apresentada pela Eaton foi a evolução da transmissão de 4 velocidades, projetada para veículos híbridos e elétricos. Com uma faixa de torque ampliada, variando de 20 a 50 toneladas, esta solução destaca-se pela capacidade de prolongar a autonomia das baterias e melhorar o desempenho dos veículos, o que reduz consideravelmente o custo para o cliente. Além disso, o pacote de instalação otimizado permite a utilização de baterias menores, sem comprometer a performance. 

Visando atender a frota brasileira de veículos de transporte de passageiros, cuja idade média é de 11 anos e 3 meses. A Eaton também apresentou seu portfólio voltado ao mercado de reposição. Modelos de embreagens, como os de 330mm, 362mm, 395mm push e 430mm, que atendem todo o mercado, destacando-se pelo gerenciamento mecânico e eletrônico que garantem maior durabilidade, performance e segurança. 

 

DAF comemora 40 mil caminhões no Brasil com entrega especial

A DAF Caminhões celebrou um marco significativo no mercado brasileiro em agosto deste ano. Ao entregar o caminhão de número 40 mil fabricado no país desde sua chegada em 2013, a DAF comemorou um marco significativo. O modelo, um XF 530 cv 6×2, foi adquirido pela Théo Transportes e, assim, integra agora uma das maiores frotas de caminhões da DAF no Brasil.

A cerimônia de entrega do 40 milésimo caminhão ocorreu no dia 8 de agosto na fábrica da DAF em Ponta Grossa, Paraná. O evento contou com a presença de executivos da DAF, representantes da concessionária DAF Eldorado, responsável pela venda, e da equipe da Théo Transportes, que celebrou a aquisição. 

Luciano Kanitz, CEO da Théo Transportes, destacou a importância do momento: “É uma honra para nós termos este caminhão na frota da Théo Transportes. Especialmente por ser um modelo que ajudou a construir a história da fabricante no Brasil. Temos mais de 40 veículos da marca em nossa frota, e fazer parte desse momento marcante, tendo o caminhão 40 mil conosco, nos faz alavancar ainda mais uma parceria de anos.” 

O XF 530  

O modelo XF 530 cv 6×2 é um dos mais vendidos no segmento de pesados no Brasil. Somente nos sete primeiros meses deste ano, a DAF emplacou 2.580 unidades deste modelo. Com capacidade de carga de até 74 toneladas, o caminhão é ideal para aplicações severas e longas distâncias, como o transporte de produtos frigoríficos e líquidos químicos. Além de sua força, o XF se destaca pelo design moderno, conforto superior, segurança e alta tecnologia embarcada. 

Equipado com o motor Paccar MX-13 de 530 cv e tecnologia Proconve P8/Euro 6, o caminhão oferece uma combinação de potência e eficiência. Aliás, com torque máximo de 2.600 Nm e transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades. Essa motorização, aliada a melhorias aerodinâmicas e no sistema de transmissão, permite uma economia de combustível de até 8%, além de reduzir as emissões de CO₂, um ponto crítico na operação de frotas sustentáveis. 

Luís Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões, reforça os benefícios do modelo: “São argumentos técnicos que fazem a diferença na hora do cliente escolher um modelo XF. São veículos preparados para diversas situações e que contam com o apoio da DAF em todos os momentos, desde a compra, passando pela entrega técnica, até o pós-venda em nossas concessionárias, que já são referência nesse serviço no Brasil.” 

Expansão da DAF no Brasil 

Desde sua chegada ao Brasil, a DAF Caminhões, uma subsidiária do grupo norte-americano Paccar. Certamente, tem se consolidado como uma das principais fabricantes de caminhões pesados no mercado nacional. Em 2024, a empresa registrou um crescimento expressivo de 28,5% nas vendas no primeiro semestre, comparado ao mesmo período do ano anterior, posicionando-se como a terceira montadora com maior crescimento no segmento. 

Com 4.600 unidades comercializadas somente nos primeiros seis meses de 2024. A DAF ocupou a 5ª posição no ranking geral de fabricantes que mais licenciaram veículos no Brasil. Atualmente, a companhia conta com 61 pontos de atendimento em todo o país. E assim, planeja expandir para 76 até o final deste ano, incluindo concessionárias DAF e Lojas TRP. 

 Suporte e Pós-Venda  

A DAF continua a investir no aprimoramento dos seus serviços de pós-venda, fundamentais para garantir a alta disponibilidade e desempenho das frotas de seus clientes. O programa DAF Multisuporte oferece planos personalizados com cobertura nacional, garantindo manutenção preventiva e corretiva. Além disso, o DAF Assistance proporciona suporte técnico emergencial gratuito durante o período de garantia. A saber, com uma taxa de resolução de 90% dos chamados no local da ocorrência. 

Com um atendimento ágil e centralizado, os clientes podem contar com suporte técnico qualificado, agendamento de serviços e reposição de peças sem custo adicional. O serviço está disponível 24 horas por meio do telefone 0800 703 3360, que também atende via WhatsApp. Facilitando assim, a comunicação e oferecendo soluções rápidas para as demandas dos transportadores. 

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Goodyear lança linha de pneus da marca Cooper para caminhões e ônibus

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A Goodyear acaba de anunciar a chegada ao Brasil da sua nova linha de pneus Cooper Works Series. Especialmente desenvolvida para caminhões e ônibus que rodam em estradas brasileiras. Posteriormente, serão exportados para os países vizinhos. A estratégia da Goodyear é oferecer uma marca de pneus que tenha preços mais competitivos e, ao mesmo tempo, garanta o mesmo padrão de qualidade, durabilidade e confiança que são conhecidos dos pneus premium.

O foco é oferecer uma alternativa aos pequenos e médios frotistas, assim como aos autônomos, que buscam pneus com boa quilometragem. Além disso, essa alternativa evita a necessidade de recorrer aos pneus importados de marcas desconhecidas e sem atendimento de garantia no Brasil.

A nova estratégia foi possível com a aquisição da americana Cooper Tires em 2021, que traz consigo mais de um século de tradição, desde sua fundação em 1914. Agora, essa experiência centenária é aplicada em produtos fabricados localmente, assim, combinam desempenho superior e um bom custo-benefício.

Cooper Tires no Brasil 

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Debora da Cruz – diretora de Marketing Goodyear do Brasil

“Entendemos as necessidades dos caminhoneiros e estamos trazendo a marca Cooper Tires e toda uma linha de produtos para o mercado brasileiro”, afirma Debora da Cruz, diretora de Marketing da Goodyear. 

Eduardo Lima, gerente de produto pneus caminhões e ônibus da Goodyear, explicou que os pneus da Cooper Tires para o mercado brasileiro foram desenvolvidos pela engenharia brasileira, seguindo os mesmos padrões dos pneus Goodyear. Nesse sentido, consideraram-se as características, topografias e temperaturas de nossas estradas.

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Este jornalista entrevistando o gerente de produto pneus caminhões e ônibus da Goodyear

Os modelos Cooper 

O modelo RHA, projetado para todas as posições livres, chega ao mercado na medida 295/80R22.5, inicialmente. Em breve, a empresa lançará as medidas 275/70R22.5 e 215/75R17,5.

Desenvolvedores criaram os pneus Cooper com banda de rodagem mais larga e ombros mais robustos para garantir melhor distribuição de peso no piso e maior quilometragem. A tecnologia de proteção lateral preserva o costado contra danos, portanto, aumenta a durabilidade da carcaça. 

Além disso, conta com protetores de sulco que minimizam a retenção de pedras e uma carcaça reforçada com a tecnologia Duralife, que assegura o uso máximo da carcaça. Aliando materiais premium a rigorosos controles de qualidade. Outra inovação é a tecnologia exclusiva Wear Square, que indica o nível de desgaste da banda de rodagem, ajudando a identificar o momento ideal para a troca dos pneus. 

Essa indicação é diferente do padrão TWI, que indica a banca de rodagem chegou ao fim de sua vida útil. Eduardo Lima explica que as indicações mostram quando o pneu já gastou 75%, 50% e 25%, permitindo que o proprietário possa programar a sua recauchutagem ou troca e não deixe para a última hora.  

Pneu de tração 

O modelo RHD é especialmente indicado para eixos de tração e está disponível na medida 295/80R22.5. Futuramente, na medida 275/70R22,5. Já na medida, 215/75/17,5 há é comum no mercado ter um pneu especírfico para tração, sendo utilizado o mesmo do eixo dianteiro.  

Assim como o RHA, ele possui uma banda de rodagem mais larga, projetada para melhor distribuição de carga e maior quilometragem. Com a tecnologia Cooper Smart Traction, que incorpora intertravamentos dos blocos para controlar o movimento e proporcionar desgaste regular. O RHD também oferece proteção lateral, sulcos protegidos e uma carcaça com a tecnologia Duralife. 

No competitivo mercado de transporte rodoviário, cada detalhe é crucial para a segurança, o consumo de combustível e os custos de manutenção dos caminhões. Pneus de alta qualidade, como os da linha Cooper da Goodyear, são essenciais para operadores e motoristas que priorizam segurança e eficiência.  

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CEO do Banco Mercedes-Benz explica novas linhas de crédito para frotistas 

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Durante a Lat.Bus, o presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz, Leonardo Piccinini, recebeu a Frota News, entre outros jornalistas do setor, para explicar como funcionam as duas linhas de financiamento para os empresários do setor de transporte de passageiros, principalmente, do transporte público urbano.  

Antes de tudo, vamos entender por que existem essas linhas de financiamento e os bancos de montadoras.  

No Brasil, se a indústria automotiva dependesse dos financiamentos oferecidos pelos bancos comerciais convencionais, ela já teria falido. Portanto, para proteger as próprias vendas, todos os fabricantes de veículos realizam suas próprias instituições financeiras. Por quê? O problema maior não é a taxa Selic, hoje em 10,50%, definida pelo Banco Central do Brasil. Além disso, há vários fatores que interferem no juro pago pelo cliente do banco, como perfil, escore de crédito, valor envolvido, garantias, impostos, taxas bancárias, entre outros. Agora tem o responsável principal pelos juros: spread bancário.  

O spread bancário é o nome que os bancos dão para a taxa de lucro e risco. Na verdade tem mais a ver com lucro, pois a taxa de risco dentro do spread, que serve também para obrigar os bons pagantes pagarem pelos inadimplentes. Portanto, o risco do banco é transferido para os outros clientes. Um banco só tem prejuízo por problemas de gestão de erros na avaliação da economia. Uma crise econômica, uma guerra, problemas climáticos, entre outros, pode levar um banco errar na previsão da taxa de inadimplência. Para garantir o lucro e possíveis riscos que o banco não tem controle, os juros pago pelo cliente é quase o dobro da taxa Selic no setor de veículos.  

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As linhas de financiamento

Entendido a necessidade dos bancos de montadoras, há também a necessidade das linhas de crédito. Para isso contam com as linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A transição energética no setor de transporte só pode acontecer com financiamentos com juros justos e menos burocracia. Esta é a principal função dos bancos de fabricantes, uma vez que oferecem spreads bancários menores do que os bancos comerciais e, além disso, fazem esforços para reduzir a burocracia para os clientes frotistas.

Nesse sentido, o presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz nos explica cada uma delas, principalmente, por ser o primeiro banco aprovado pelo BNDES e Caixa Econômica Federal para oferecer dois importantes financiamentos para a transição energética das frotas de ônibus no Brasil. São o Finame Fundo Clima, do BNDES, e o Refrota, programa federal que retorna com força total e administrado pela CEF, porque vai utilizar os recursos dos trabalhadores, o FGTS. Ambos os produtos visam beneficiar empresas de transporte público e urbano, com condições atraentes que visam não só a modernização das frotas, mas também a promoção de uma mobilidade mais sustentável.  

Comparativo dos dois fundos

Essas duas linhas de financiamento contam com juros muito menores das demais oferecidas no mercado financeiros. Veja no quadro abaixo as principais diferenças. 

Linha de crédito  Fundo Clima  Refrota 
Taxa de juros  10,33%  10,27% 
Percentual do valor financiado  100% para ônibus e caminhões elétricos ou híbridos, e até 30% do total a ser investido em infraestrutura de carregamento  95% para ônibus urbano a diesel ou elétrico. Não financia a infraestrutura de carregamento 
Prazo  180 meses  87 meses para ônibus tipo 1: < 13,20 metros  

128 meses para ônibus maior de 13,20 metros 

164 meses para ônibus elétrico 

Carência para o pagamento da 1ª parcela  60 meses  15 meses para ônibus tipo 1: < 13,20 metros  

20 meses para ônibus maior de 13,20 metros 

20 meses para ônibus elétrico 

Quem pode ser beneficiado  Empresas com faturamento superior a R$ 300 milhões  N / A
Limite por cliente  R$ 150 milhões  N / A
Valor disponível para a linha de financiamento  R$ 10,4 bilhões. Portanto, após o uso do Finame Clima acaba ou novo valor é disponibilizado  N / A

 Os dados de prazos e carência acima são os limites estabelecidos pelo BNDES. No entanto, cada banco credenciado para oferecer essas linhas de crédito podem estabelecer outros prazos, desde que não sejam superiores ao do banco governamental. O Banco Mercedes-Benz está trabalhando com limite máximo de 120 meses e carência de 12 meses para o Fundo Clima.  

Refrota pelo BMB

No caso do Refrota, por meio do BMB, serão oferecidas as melhores condições. Em particular, as empresas poderão financiar até 95% do valor do veículo em até 96 meses, já incluindo a carência de até seis meses, com condições sujeitas à política de crédito da instituição. A taxa total de juros para o cliente final é de 9% ao ano e o indexador é a Taxa Referencial (TR).  Não há cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). 

“O Finame Fundo Clima é mais do que uma oportunidade financeira; é um compromisso com o futuro. Estamos proporcionando aos nossos clientes condições especiais para investir em tecnologias de ponta que não só beneficiam as empresas, mas também a sociedade e o meio ambiente”, afirma Leonardo Piccinini. 

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Caminhão abastecido com 100% de biodiesel completa 1 ano no Brasil 

Em 09 de agosto, a Biopower, empresa da JBS, celebrou um ano de operação do primeiro caminhão do país abastecido com 100% de biodiesel (B100) sem qualquer tipo de adaptação. Desde que iniciou suas atividades, este conjunto — composto por um cavalo mecânico e dois semirreboques contêineres com capacidade para transportar até 74 toneladas — percorreu 200 mil quilômetros sem apresentar qualquer problema, provando a viabilidade e a eficácia do biodiesel como uma alternativa sustentável para o transporte de carga. 

Esse avanço é celebrado especialmente no Dia do Biodiesel, comemorado em 10 de agosto, e destaca a importância do biocombustível na construção de um futuro mais verde e sustentável. “Estamos muito orgulhosos com mais esse progresso, pois contribui para avançarmos cada vez mais com o biodiesel como uma alternativa imediata para a descarbonização da matriz energética no transporte brasileiro”, afirmou Alexandre Pereira da Silva, diretor comercial da Biopower. 

A Amaggi, que também produz biodiesel, adquiriu 101 caminhões movidos a B100 da Scania Brasil. Desse total, 100 foram do modelo 500 R 6×4 Super e um do modelo 500 R 6×2 Super, aliás, este último destinado ao transporte do biocombustível para os pontos de abastecimento. A Volvo do Brasil, recentemente, também lançou o Volvo FH movido a B100.

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O biodiesel utilizado nesse marco histórico foi produzido pela Biopower e representa um exemplo claro da economia circular em ação. O combustível é derivado de resíduos orgânicos e óleo de fritura usado, transformando o que seria descartado em uma fonte de energia limpa e eficiente. Além de reduzir o desperdício, esse processo contribui para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se perfeitamente com os princípios de responsabilidade ambiental e sustentabilidade. 

Dando continuidade para uso do B100, a Biopower inaugurou, em abril deste ano, o primeiro ponto de abastecimento de biodiesel 100% (B100) do Brasil, autorizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Localizado em Lins, no interior de São Paulo, esse BioPonto conta com duas bombas exclusivas para o B100 e uma capacidade de armazenamento de 30 mil litros, oferecendo ao mercado uma alternativa eficiente e ambientalmente responsável. 

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Nova marca de veículos comerciais elétricos começa a operar em setembro no Brasil

A Fever Mobilidade, empresa catarinense especializada em veículos comerciais elétricos, firmou uma parceria exclusiva com a chinesa Nextem+ para representar a marca no Brasil.  

A partir de setembro, a Fever começará a oferecer pequenos caminhões 100% elétricos. Com capacidade de carga entre 1 e 2 toneladas e autonomia de até 350 km, voltados para distribuição urbana. Embora ainda mantenha sigilo sobre os modelos específicos que serão disponibilizados. O CEO da Fever, Nelson Füchter Filho, destacou que a parceria faz parte da estratégia de fornecer veículos adaptados para cada etapa da cadeia logística. 

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 A Nextem+, que já opera em mercados da América do Norte e Europa, exportando para cerca de 40 países. Terá a Fever Mobilidade como responsável pela importação, distribuição, assistência técnica e garantia no Brasil. A empresa brasileira, que já oferece triciclos elétricos e possui uma rede de 16 concessionárias em 13 estados, planeja expandir para 35 pontos até o final do ano. Além disso, a Fever não descarta a possibilidade de produzir os caminhões elétricos da Nextem+ no Brasil, mencionando que já está em fase de estudo sobre essa possibilidade. 

Novo investimento para bioplantas 

A Tupy e a Seara Alimentos firmaram um Memorando de Entendimento para desenvolver bioplantas destinadas à produção de biometano, fertilizantes e dióxido de carbono a partir de resíduos de suínos e aves. O projeto utilizará um plantel de aproximadamente 200 mil suínos e 1,7 milhão de aves. Visando aumentar a produtividade e a eficiência na gestão de efluentes da proteína animal, além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa. 

veículos comerciais elétricos
Uma bioplanta da Tupy em operação

Essas bioplantas representam uma solução completa e circular para os produtores rurais, fornecendo energia limpa, combustível renovável, dióxido de carbono verde e fertilizante organomineral.  

“Essa experiência somada ao conhecimento técnico e investimento em P&D têm resultado na ampliação da nossa oferta de produtos, tecnologias e serviços que promovam a descarbonização. As bioplantas são uma solução completa e circular que leva energia limpa, combustível renovável, dióxido de carbono verde e fertilizante organomineral para os produtores rurais”, resume Fernando de Rizzo, CEO da Tupy. 

Novos pneus Aeolus 

A Prometeon, fabricante de pneus comerciais, agro e OTR, iniciou em agosto a fabricação e comercialização de pneus para caminhões da marca Aeolus no Brasil. Eles são da nova linha Neo Allroads nas medidas 22,5 polegadas. Desenvolvida em parceria com a Aeolus, ambas pertencentes à China National Tyre & Rubber Co. A linha inclui os modelos S Max, para eixos direcionais e livres, e D Max, para eixos trativos. Produzidos em Santo André (SP), os pneus utilizam a tecnologia BeST para maior rendimento e durabilidade.  

“No desenvolvimento dos pneus levamos em consideração as características do nosso mercado, nossas estradas e nossas condições climáticas. Com a garantia de um produto feito com matérias-primas e processos que proporcionam mais desempenho e segurança com menor impacto ao meio ambiente”, comenta Ricardo Susini, CEO da Prometeon para a América Latina.  

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O Festival Interlagos 2024: evento que supera qualquer salão do automóvel

O Festival Interlagos 2024, um evento inovador e que entrega aos visitantes mais entretenimento do que salões dos automóveis, começou hoje e promete três dias de pura adrenalina, música e inovação tecnológica. O festival, que se estende até o dia 11 de agosto, é realizado no icônico Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos, e oferece uma experiência única para os entusiastas de carros e fãs de música. 

Atrações Automobilísticas 

O evento deste ano traz uma série de atrações que vão desde test drives em carros de luxo até exposições de veículos que ainda serão lançados no mercado brasileiro. Os visitantes terão a oportunidade de acelerar na mesma pista onde grandes nomes do automobilismo fizeram história, vivenciando a emoção de dirigir em um circuito profissional. Além disso, o festival oferece uma experiência off-road para aqueles que buscam aventura além do asfalto. 

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Para os amantes de velocidade, a pista de drift está de volta, prometendo apresentações eletrizantes que certamente deixarão todos os espectadores na ponta dos assentos. E para quem gosta de tecnologia, o Drive Village é uma das grandes novidades deste ano, unindo o melhor da inovação e criatividade, conectando consumidores às principais novidades do mercado automobilístico. 

Música e Entretenimento 

Não é só de carros que vive o Festival Interlagos. A música também tem seu espaço garantido, com shows de grandes artistas nacionais. No primeiro dia, o rapper Filipe Ret subiu ao palco principal, trazendo o melhor do trap nacional para o evento. Nos próximos dias, o público poderá gostar da dupla Fernando & Sorocaba, além de uma experiência gastronômica com o Churrasco On Fire. 

O festival também conta com uma arena eSport, onde os visitantes podem testar suas habilidades nos jogos mais emocionantes e participar de experiências interativas. Para as famílias, há uma área dedicada às crianças, garantindo diversão para todas as idades. 

Ingressos e experiências 

Os ingressos para o Festival Interlagos 2024 estão disponíveis em diversas modalidades, cada uma oferecendo experiências únicas. Desde o Street Pass, que permite acesso a todas as atrações do festival, até o exclusivo Sport VIP Pass, que oferece a chance de pilotar carros esportivos dos sonhos na experiência mais VIP do festival. 

O Festival Interlagos é mais do que um evento; é uma celebração da paixão brasileira por carros, música e tecnologia. Com uma programação diversificada e atrações para todos os gostos, o festival se consolida como um dos principais eventos do ano, atraindo visitantes de todo o país e até de fora. Não perca a chance de fazer parte desta festa incrível!

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Inovações e tendências globais da IAA 2024 em entrevista exclusiva

A IAA Transportation, mais conhecido no Brasil como Salão de Hanover, é a maior feira de transportes do mundo. Muitos caminhões e tecnologias que são apresentados neste salão, em pouco tempo, chegam na Fenatran, no Brasil. Por isso, tanto a imprensa brasileira, quanto a indústria de veículos comerciais, sempre visitam esta feira.  

Os membros do júri do International Truck of the Year (IToY) realizaram uma entrevista exclusiva com Hildegard Müller, presidente da Verbandes der Automobilindustrie (VDA), significa Associação Alemã da Indústria Automotiva, em português. 

 Como membro associado representante do Brasil no IToY, o jornalista Marcos Villela, editor do Frota News, é o responsável pela tradução e publicação exclusiva no Brasil dos artigos compartilhados entre este grupo de jornalistas especializados em transportes de 34 maiores mercados de caminhões no mundo. Abaixo, confira as expectativas, inovações e tendências para a edição 2024 da IAA Transportation.  

Hildegard Müller diz que a exposição deste ano será mais global do que nunca e acredita que a indústria de transporte ainda enfrenta alguns desafios quando se trata de neutralidade de carbono. 

Nossa primeira pergunta diz respeito à IAA Transportation. Como você descreveria o sentimento da indústria de caminhões conforme nos aproximamos da feira? Você diria que, como no passado, a exposição deve ser a vitrine ideal para os últimos avanços e o lugar para estar?  

Hildegard Müller: Temos grandes expectativas dentro da indústria de caminhões. Os expositores da IAA Transportation de 2024 estão construindo sobre o sucesso da edição de 2022, que sabemos que estabeleceu um alto padrão. 

A feira deste ano promete superar as expectativas. Temos uma presença cada vez mais internacional, o que destaca a importância global da IAA. Deixe-me destacar algumas coisas primeiro. Temos mais de 80 expositores participando do dia da imprensa. Eles apresentarão produtos inovadores e estreias mundiais, indicando inovação vibrante e prontidão para enfrentar desafios futuros.  

Os visitantes poderão ver de tudo, desde novos veículos elétricos até caminhões movidos a hidrogênio.  

Também temos algumas atrações novas, como um fim de semana em família e um festival de caminhoneiros, que destaca a importância dos motoristas e sua contribuição para a indústria. Temos muitos eventos e atividades planejados para este fim de semana. Há um paddock de corrida de caminhões, uma escola de direção e um palco ao ar livre com shows, por exemplo.  

O IAA deste ano oferecerá as coletivas de imprensa, depois o importantíssimo intercâmbio B2B e, no final, o fim de semana do motorista e da família.  

Que diferenças você vê entre a edição deste ano da IAA Transportation e a de 2022?  

HM: A IAA Transportation de 2022 foi a primeira após a pandemia da Covid, e seu impacto – especialmente em termos de participação internacional – pôde ser sentido na feira. Tivemos que pular o evento de 2020 por causa da Covid. 

Em 2024, teremos crescimento contínuo e uma presença internacional mais forte do que nunca. Mais de 70% dos nossos expositores vêm do exterior. Os principais países de onde eles vêm são China, Turquia e Itália. Isso significa ainda mais interações globais e trocas muito necessárias para os visitantes. 

Já temos mais expositores do que o número final em 2022, o que é realmente ótimo. Estamos mirando em mais de 1.500 expositores e já estamos perto de atingir essa meta. Este é um forte sinal de que a indústria está pronta para enfrentar os desafios do futuro.  

Então, como mencionei antes, temos o fim de semana do motorista e da família. Para nós, é muito importante destacar o papel dos motoristas. 

Quais são os principais destaques da edição deste ano do IAA? A e-mobilidade voltará a ser destaque? 

HM: Sim. A e-mobilidade será apresentada. Também mostraremos muitas inovações em infraestrutura de carregamento. Acho muito importante ter essa infraestrutura de carregamento agora. O hidrogênio também será um ponto de foco, é claro, o que traz à mente a questão do desenvolvimento de infraestrutura para tecnologias de hidrogênio.  

O IAA também apresentará a direção autônoma, onde estamos em termos de tecnologia de veículos e aplicações e projetos-piloto no setor de logística.  

Outros pontos de foco serão o transporte de última milha e em grandes cidades e serviços avançados de conectividade. A digitalização e os avanços tecnológicos em IA também serão apresentados.  

Considerando os muitos avanços na tecnologia, esperamos que os test drives oferecidos no IAA sejam muito populares. Uma variedade de veículos estará disponível para teste — desde veículos movidos a diesel ostentando os mais recentes padrões Euro até veículos movidos a gás e caminhões elétricos. Tivemos cerca de 7.500 test drives em 2022, e temos alta demanda pelos test drives em 2024 (muitos dos quais estão totalmente reservados). Então, tentaremos oferecer test drives adicionais. 

Em apenas alguns anos, a indústria de caminhões entregou veículos elétricos a bateria (BEVs) de serviço pesado com um alcance de cerca de 500 km. Como esse milagre foi alcançado? 

HM: Devido aos esforços e investimentos de todas as empresas do nosso setor, fizemos um progresso enorme. De 2024 a 2028, fabricantes e fornecedores da indústria automotiva alemã investirão cerca de 280 bilhões de euros (cerca de R$ 1,7 trilhão) em pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo. O foco dos investimentos está na transformação, especialmente na eletromobilidade, incluindo tecnologia de bateria, direção autônoma e digitalização. Além dos investimentos em P&D, haverá outros cerca de 130 bilhões de euros (R$ 787 bilhões) de 2024 a 2028, que fluirão da indústria automotiva alemã em todo o mundo para, entre outras coisas, a construção de novas fábricas e a conversão de plantas e seus equipamentos. 

Esse é um investimento enorme. É uma mensagem para os clientes e o mercado e para os políticos de que queremos cumprir as metas que são necessárias. 

Os investimentos também são uma expressão da nossa vontade de permanecer competitivos internacionalmente. A indústria automotiva alemã quer continuar a construir os carros mais ecológicos, seguros, eficientes e modernos do mundo. 

Mas precisamos de competição. Essa espiral de protecionismo é um problema enorme para nós. A indústria automotiva alemã é a favor do comércio livre e justo. Como uma questão de princípio, qualquer medida protecionista, incluindo tarifas adicionais, bem como subsídios injustificados e distorcidos pelo mercado, restringe o livre comércio e abriga o risco de conflitos comerciais que são, em última análise, prejudiciais a todos os lados. 

Também precisamos das condições de estrutura corretas. Temos muitas empresas que dizem: “Quero comprar esses novos veículos, mas a operadora da rede na minha cidade não aceita minhas necessidades de carregamento”. Então, queremos discutir todo o ecossistema e o que é necessário. Precisamos discutir essas questões com políticos, com empresas e com investidores.  

Qual é o papel dos fornecedores de componentes nessa transformação? Alguns deles são realmente enormes. E então eles são parceiros fornecedores. Eles desempenharam um papel significativo nesse milagre? 

Acho que toda a cadeia de suprimentos é importante. A indústria alemã de fornecedores automotivos emprega cerca de 300.000 pessoas. Temos muitas das chamadas Mittelstand industriais alemãs (PMEs). Elas estão fazendo grandes investimentos do nível um até o nível dois e assim por diante. Incluir a indústria de fornecedores e startups no diálogo B2B dentro da indústria de transporte é muito importante. Também queremos construir todo o ecossistema na produção de veículos.  

Ninguém tem uma bola de cristal para ver o que está acontecendo no futuro. Mas como você vê a transição energética se desenrolando no setor de transporte? Você vê um aumento constante em volumes baixos, seguido por um aumento na demanda por caminhões de emissão zero no nível europeu e europeu? Você vê diferentes soluções tecnológicas, como veículos de célula de combustível, veículos elétricos ou veículos com motor de combustão interna a hidrogênio, sendo usados para várias tarefas de transporte? 

HM: Precisamos estar abertos para usar a melhor tecnologia para cada aplicação, e precisamos entregar produtos de transporte neutros em carbono em todo o mundo. E há necessidades diferentes em mercados diferentes. Aqui na Europa, estamos conversando com os políticos para encontrar as melhores soluções neutras em carbono – porque precisamos nos concentrar em um ecossistema inteiro e não apenas em um produto individual. 

Não é nossa responsabilidade construir redes de energia. Podemos construir pontos de carregamento. E estamos muito envolvidos nisso como uma indústria. Algumas empresas estão investindo em redes de carregamento rápido sustentáveis e adequadas, por exemplo, a Milence, uma Joint Venture da Daimler Truck, do TRATON GROUP e do Volvo Group. Mas também precisamos que os países membros europeus invistam na infraestrutura de carregamento e nas redes de energia. Sem todo esse ecossistema em funcionamento, não podemos aproveitar o sucesso dos produtos fantásticos que nossa indústria criou.  

Continuando com esse tema, vimos – nas últimas semanas durante eventos para a imprensa – que a indústria está pronta para entregar caminhões elétricos de primeira linha. Mas a infraestrutura de carregamento público para caminhões elétricos ainda precisa se atualizar. 

HM: Sim, há absolutamente uma necessidade de uma infraestrutura de carregamento. Caso contrário, não podemos atingir nossas metas. Uma rápida expansão em toda a Europa da infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio também é necessária. Até 2030, cerca de 2.000 estações de reabastecimento de hidrogênio adequadas para caminhões com uma capacidade de cerca de 2 toneladas de H2 por dia serão necessárias na Europa. Cerca de 15-20 por cento dessas estações de reabastecimento de hidrogênio são necessárias na Alemanha (ou seja, 300 a 400). 

Mas, como já mencionei, lamento dizer que – sem as redes elétricas – não teremos sucesso. Isso precisa ser discutido em cada estado-membro. Acho que, no final das contas, a nova Comissão da UE deve ser mais ambiciosa com o Regulamento de Infraestrutura de Combustíveis Alternativos (AFIR). Precisamos alcançar muito mais. 

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