O uso de painéis solares em caminhões não chega a ser novidade para alguns transportadores brasileiros, como já foi mostrado aqui na Frota News. O que temos agora é esta solução mais moderna e fornecida por uma empresa com uma das maiores redes de distribuição de peças do Ocidente, a PACCAR Parts.
Os painéis solares ultrafinos e flexíveis podem ser instalados em quase todas as cabines, reboques e carrocerias. As células carregam a bateria continuamente com energia solar e auxiliam na economia de combustível, consequentemente, na redução de emissões de CO2 e menos degradação do dínamo e da bateria original do caminhão.
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Os painéis solares da PACCAR Parts estão disponíveis em dois tamanhos. A versão menor tem 3 milímetros de espessura, mede 110 x 30 centímetros, pesa apenas 700 g e usa 16 células para fornecer 55 Wp*. A versão maior tem o dobro do tamanho, pesa 1,3 kg e tem 32 células que fornecem 110 Wp. Os painéis autoadesivos são flexíveis o suficiente para seguir as curvas de um teto ou spoiler, o que facilita a instalação. A energia gerada é alimentada por meio de um conversor (incluído) diretamente para a bateria, onde é armazenada ou usada imediatamente na cabine.
Os painéis garantem que o motorista raramente precise dar partida no motor (às vezes nem precisa) ao usar acessórios enquanto o caminhão está estacionado. Isso economiza combustível e emissões de CO2 e limita a degradação do dínamo e da bateria. Obviamente, a disponibilidade de luz do dia e a quantidade de eletricidade usada na cabine determinam a rapidez com que o investimento pode ser recuperado.
Os painéis solares leves agora estão disponíveis em mais de 1.100 revendedores e pontos de serviço DAF, onde as tiras podem ser instaladas e conectadas.
* Wp significa pico de Watt. É usado para indicar a quantidade máxima de eletricidade que um painel solar pode gerar. 165 Wp fornece aproximadamente 135 watts de potência, o que é mais do que suficiente para alimentar uma máquina de café, micro-ondas ou TV diariamente.
