sexta-feira, maio 16, 2025

PACCAR lança painéis solares ultrafinos para caminhões e implementos rodoviários

O uso de painéis solares em caminhões não chega a ser novidade para alguns transportadores brasileiros, como já foi mostrado aqui na Frota News. O que temos agora é esta solução mais moderna e fornecida por uma empresa com uma das maiores redes de distribuição de peças do Ocidente, a PACCAR Parts.

Os painéis solares ultrafinos e flexíveis podem ser instalados em quase todas as cabines, reboques e carrocerias. As células carregam a bateria continuamente com energia solar e auxiliam na economia de combustível, consequentemente, na redução de emissões de CO2 e menos degradação do dínamo e da bateria original do caminhão.

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Os painéis solares da PACCAR Parts estão disponíveis em dois tamanhos. A versão menor tem 3 milímetros de espessura, mede 110 x 30 centímetros, pesa apenas 700 g e usa 16 células para fornecer 55 Wp*. A versão maior tem o dobro do tamanho, pesa 1,3 kg e tem 32 células que fornecem 110 Wp. Os painéis autoadesivos são flexíveis o suficiente para seguir as curvas de um teto ou spoiler, o que facilita a instalação. A energia gerada é alimentada por meio de um conversor (incluído) diretamente para a bateria, onde é armazenada ou usada imediatamente na cabine.

Os painéis garantem que o motorista raramente precise dar partida no motor (às vezes nem precisa) ao usar acessórios enquanto o caminhão está estacionado. Isso economiza combustível e emissões de CO2 e limita a degradação do dínamo e da bateria. Obviamente, a disponibilidade de luz do dia e a quantidade de eletricidade usada na cabine determinam a rapidez com que o investimento pode ser recuperado.

Assista o Canal FrotaCast:

Os painéis solares leves agora estão disponíveis em mais de 1.100 revendedores e pontos de serviço DAF, onde as tiras podem ser instaladas e conectadas.

* Wp significa pico de Watt. É usado para indicar a quantidade máxima de eletricidade que um painel solar pode gerar. 165 Wp fornece aproximadamente 135 watts de potência, o que é mais do que suficiente para alimentar uma máquina de café, micro-ondas ou TV diariamente.

ITOY
Jornalista Marcos Villela é membro associado desde 2018
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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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