sábado, outubro 12, 2024

Os marcos históricos da Scania até chegar aos 500 mil caminhões no Brasil

- Publicidade -

Presente no Brasil desde 1957, a Scania celebra um marco histórico com a fabricação de seu caminhão de número 500 mil. Aliás, a trajetória da montadora sueca começou no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Cinco anos depois, em 1962, mudou-se para São Bernardo do Campo (SP). Onde atualmente conta com uma unidade de produção capaz de fabricar 30 mil veículos por ano e emprega cerca de seis mil colaboradores.

“Dobramos o nosso tamanho nos últimos 20 anos, seguindo em uma jornada de investimento contínuo. Uma clara demonstração da importância do mercado brasileiro para a Scania”, afirmou Christopher Podgorski, presidente e CEO da Operação Industrial da Scania para América Latina. Segundo Podgorski, a marca de 500 mil caminhões reflete a dedicação de muitas pessoas, bem como, o compromisso da empresa com a qualidade e responsabilidade.

500 mil
Momento histórico para a Scania Brasil

Leia também:

Scania abre encomendas de caminhões autônomos para o segmento de mineração

Hub industrial e inovação contínua

O Brasil abriga a primeira planta da Scania fora da Europa, tornando-se um hub industrial de exportação. Produtos fabricados em São Bernardo do Campo já chegaram a 52 países via Porto de Santos (SP). Assim, com uma área construída de 214 mil metros quadrados, a planta realiza processos de solda, pintura, montagem de cabinas, usinagem e montagem de motores, eixos, caixas de câmbio, caminhões e chassis de ônibus.

Em 2018, a Scania introduziu a Nova Geração de Caminhões, alinhada com o sistema global de produção da empresa, o que permitiu exportar para 30 mercados, incluindo México, Chile, Argentina e África do Sul. Nos últimos anos, a empresa investiu em tecnologias de descarbonização, assim como gás natural veicular e biometano, e renovou sua fábrica de trem de força em 2023.

500 mil
Momentos históricos da Scania Brasil

Sustentabilidade e compromisso ambiental

A Scania anunciou um ciclo de investimentos em 2021, concluído em 2024, que incluiu iniciativas de sustentabilidade para o uso eficiente de recursos naturais. A empresa é signatária do Science Based Targets, com metas de reduzir emissões de gases de efeito estufa. “Chegamos a uma redução de 42% nas emissões de nossa própria operação globalmente”, destacou Podgorski.

Caminhão histórico e celebração

Para comemorar o marco, a Scania lançou uma promoção pelo Scania Consórcio, onde um cliente será premiado com o caminhão 500 mil, um modelo 460 R Super 6×2, em sorteio no dia 2 de julho de 2024, quando a empresa celebrará 67 anos no Brasil. O caminhão possui pintura exclusiva, pacote de itens de conforto, tecnologias avançadas e serviços de conectividade por três anos.

História e crescimento

Albano Figueiredo, colaborador com 51 anos de casa, lembra das fases da montadora e dos primeiros caminhões, apelidados de “Jacaré”. A marca dos 100 mil caminhões foi alcançada em 39 anos, 200 mil em mais 11 anos, 300 mil em seis anos, e 400 mil em 2019. Agora, em cinco anos, a Scania atinge os 500 mil.

E, nos quatro primeiros meses de 2024, a Scania assume a liderança do mercado de caminhões pesados com forte retomada de crescimento, com 5.866 unidades emplacadas, 78,5% acima do mesmo período de 2023, conforme dados de emplacamentos divulgados pela Anfavea (associação dos fabricantes). Lembrando que, no início de 2023, os compradores preferiam caminhões Euro 5 estocados, pois a legislação P8 entrou em vigor, tornando os caminhões Euro 6 mais caros devido às novas tecnologias necessárias para atender às normas ambientais. E, a Scania era o único fabricante que não trabalhava com estoques, pois o sistema de produção é alimentado a partir de encomendas dos clientes.

No primeiro quadrimestre de 2024, a Scania liderou o mercado de caminhões pesados, com destaque para os modelos R 450, R 540 Plus, R 460 e 560 R Super, acrescenta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

Futuro e relacionamento com clientes

O Scania Consórcio promove eventos e missões para clientes, incluindo uma viagem para mulheres empresárias do transporte e visitas a fábricas na Europa. “Queremos que nossos clientes entendam como a Scania vê o futuro do transporte e como estamos criando esse futuro”, concluiu Rodrigo Clemente, diretor do Scania Consórcio.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui