A Austrália será o primeiro mercado a receber as soluções autônomas da Scania; e a América Latina será o segundo mercado do segmento de mineração
A Scania deu um passo para o futuro das operações de mineração ao iniciar as vendas de seus caminhões de mineração autônomos. Aliás, a empresa anunciou que agora é possível fazer pedidos do caminhão basculante pesado autônomo de 40 toneladas, com o modelo de 50 toneladas disponível em breve.
Este avanço representa um marco na indústria, promovendo operações de mineração mais seguras, eficientes e sustentáveis. A saber, a Austrália será o primeiro mercado a receber as soluções autônomas da Scania. A princípio, com as primeiras entregas e início de operações previstos para 2026. A América Latina está na linha para ser o próximo mercado, onde a Scania já tem uma presença significativa.
Para saber mais:
“A transição da investigação e desenvolvimento para o lançamento de um produto comercial é um marco importante para nós e para o transporte pesado autônomo em geral. Este é o produto mais avançado que a Scania colocou no mercado até agora”, afirma Peter Hafmar, vice-presidente e chefe de soluções autônomas da Scania.
As minas são vistas como ambientes ideais para a introdução de veículos autônomos, oferecendo potencial para melhorar a segurança e a eficiência operacional. Os caminhões autônomos da Scania, além de promoverem essas melhorias, também são mais fáceis de eletrificar, contribuindo para operações mais sustentáveis.
Aliás, comparados aos caminhões tradicionais, os veículos autônomos da Scania prometem reduzir a pegada ecológica da mineração. Diminuindo os requisitos energéticos e de infraestrutura e, consequentemente, as despesas de capital e operacionais. A interoperabilidade desses caminhões com sistemas e veículos já existentes facilita sua integração nas operações de mineração.
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“Outro benefício da nossa solução é que ela permite que as empresas de mineração deem mais rapidamente o próximo passo em direção às operações com emissão zero. É mais fácil eletrificar as operações com os caminhões autônomos da Scania em comparação com os tradicionais caminhões de transporte pesado”, afirma Hafmar.
A Scania tem investido fortemente no desenvolvimento de veículos autônomos nos últimos dez anos, certamente, com foco tanto no transporte hub-to-hub em rodovias quanto em operações confinadas, como minas. Assim, o caminhão basculante autônomo foi desenvolvido em estreita cooperação com clientes da indústria mineira, passando por testes rigorosos em condições adversas.
“É provavelmente o projeto de pesquisa e desenvolvimento mais ambicioso que realizamos até agora em conjunto com um cliente e estou muito satisfeito com o resultado. Graças a todas as verificações rigorosas e aos numerosos testes no local, conseguimos desenvolver uma solução de transporte autônomo ideal para as minas”, conclui Peter Hafmar.
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