Veja a análise sobre o desempenho dos segmentos de caminhões e ônibus elétricos no Brasil durante o primeiro quadrimestre de 2025, com forte crescimento nas vendas de ônibus elétricos, equeda nas vendas
de caminhões elétricos
O mercado brasileiro de veículos pesados eletrificados teve comportamentos distintos nos segmentos de ônibus e caminhões ao longo dos primeiros quatro meses de 2025, conforme apontam os dados da edição 268 do informativo de emplacamentos da Fenabrave. Enquanto os ônibus elétricos registraram forte crescimento, os caminhões eletrificados seguem em ritmo de retração no acumulado do ano.
Ônibus elétricos triplicam emplacamentos
No segmento de ônibus, todos os 253 veículos eletrificados vendidos entre janeiro e abril de 2025 foram modelos 100% elétricos. Isso representa um aumento expressivo de 127,93% em relação às 111 unidades emplacadas no mesmo período de 2024. O mês de abril foi especialmente positivo, com 90 unidades vendidas — avanço de 200% em relação a março e de 42,86% sobre abril do ano passado.

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Caminhões elétricos perdem força
Em contraste com o desempenho positivo dos ônibus, o mercado de caminhões eletrificados apresentou retração. Foram emplacadas 119 unidades no primeiro quadrimestre de 2025, queda de 19,59% em relação às 148 registradas em igual período de 2024. Apesar de abril ter igualado os 34 emplacamentos do mesmo mês do ano anterior, o desempenho ainda revela instabilidade no segmento.
No mês de abril, a VW Truck & Bus liderou com 18 caminhões vendidos (52,94% de participação), seguida pela JAC (7 unidades), Tesla (5) e Nanjing (4).
No acumulado do ano, a liderança permanece com a JAC, que emplacou 49 veículos (41,18%), seguida da VW Truck & Bus com 39 (32,77%) e da Tesla com 16 unidades (13,45%).

Híbridos seguem ausentes
Tanto no segmento de ônibus quanto no de caminhões, não houve qualquer emplacamento de modelos híbridos nos primeiros quatro meses de 2025, o que evidencia que as montadoras continuam concentrando seus esforços nos modelos totalmente elétricos para o transporte de carga e passageiros.
Perspectivas
O crescimento acelerado do segmento de ônibus elétricos reflete o investimento de cidades e operadoras de transporte público em frotas mais limpas e sustentáveis, especialmente em centros urbanos. Já os caminhões eletrificados ainda enfrentam barreiras como o alto custo, a autonomia limitada e a escassez de infraestrutura de recarga adequada para longas distâncias.
Com as políticas públicas de mobilidade sustentável ganhando força, a expectativa é que os ônibus mantenham sua trajetória de alta. Para os caminhões, o desafio está em vencer o custo operacional e provar viabilidade econômica em larga escala.